segunda-feira, 9 de junho de 2008

USANDO O TEMPO COM SABEDORIA

A BREVIDADE DO TEMPO
Sl 90:12; Ec 3:1; Cl 4:5; Ef 5:16

Como o tempo passa rápido, e como vivemos lamentando esse fato, desejando ter o poder de acrescentar mais horas aos nossos dias, mais anos à nossa vida! Há tantas coisas para ver, para celebrar, para vivenciar. Há tantos lugares para serem visitados, tanta coisa com que nos alegrar, sentir, ler, participar; pessoas para conversar e para encontrar.
E como encontrar tempo para tudo isso e para realizar nossos desejos? Como temos gastado nosso tempo?
Muitas vezes gastamos nosso tempo com coisas, tais como: cortar cabelo, as unhas, filas de banco ou correio, etc. São coisas que devem ser feitas, mas que roubam nosso tempo, que poderia ser gasto com coisas mais gratificantes.
Muitos de nós terá, em nosso período de vida, gasto um total equivalente a: 6 meses esperando os faróis de trânsito; 7 meses abrindo correspondências inúteis; 15 meses procurando coisas que perdeu; mais de 5 anos, aguardando nos mais diversos tipos de fila; E o tempo gasto em frente da televisão, em consultórios médicos?
Temos duas opções:
1 - Viver reclamando do fato de não termos tempo suficiente para nada.
2 - Estabelecer prioridades e, dependendo do grau de importância de cada uma, executá-las. A oração de Moisés: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Sl 90:12).

HORAS A MAIS SERIAM ILUSÕES E MAIS CANSAÇO
Você já desejou que seu dia tivesse 30 horas, ao invés de 24 horas? Estas horas extras seria para aliviar a pressão que pesa sobre nossos ombros.
É comum deixarmos atrás de nós um rastro de tarefas inacabadas: Cartas não respondidas; amigos não visitados; artigos não escritos; livros não lidos; telefonemas não dados; momentos não aproveitados para avaliar a vida, decisões que precisamos tomar, etc.
Precisamos atenuar essa pressão que sempre paira sobre nós. Será que 30 horas resolveria seu problema? Tarefa de uma mãe nunca termina, e isto acontece com todas as profissões. Quando nossos filhos requerem mais do nosso tempo?

O ESTRESSE DO TEMPO USADO PARA DESCANSO
Ex.: Moradores de São Paulo - Sexta-feira, saem de viagem, enfrentam congestionamentos, e voltam no domingo. Será que isto é férias, descanso. Saímos para descansar e voltamos cansados.
É possível que tenhamos perdido de vista a necessidade de um dia em 7 para descansar?

O EQUILÍBRIO É PRODUTIVO
Meditando sobre a vida e ministério de Jesus, concluímos que Ele não se apressava. Multidões o incomodavam, estranhos disputavam para tocar em suas vestes. Pessoas com grandes necessidades perturbavam seu sono e interrompiam seu ensino.
Em apenas um dia, Jesus encorajou os discípulos, curou doentes, ensinou a multidão, alimentou cinco mil pessoas e ajudou um amigo que enfrentou uma tempestade no mar. Ele ainda reservou tempo para estar a sós com Deus, Jo 6:1-24. Ao final de três anos de ministério, Ele pôde dizer ao Seu Pai que o trabalho para o qual fora enviado estava terminado. Como? Vejamos:
1 – DEPENDÊNCIA – João 8.28 - “Disse-lhes, pois, Jesus: Quando levantardes o Filho do Homem, então, sabereis que EU SOU e que nada faço por mim mesmo; mas falo como o Pai me ensinou” . Jesus andou em perfeita harmonia, e em total dependência do Pai.
2 – OBEDIÊNCIA – João 15:9,10 - “Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”.
Nós temos obedecido a Palavra de Deus? E a nossa realização?
3 – PROPÓSITO – João 8.14 - “Respondeu Jesus e disse-lhes: Posto que eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque sei donde vim e para onde vou; mas vós não sabeis donde venho, nem para onde vou”.
Quando avaliarmos friamente, compreendemos que o nosso problema real não é a escassez de tempo, mas sim prioridades erradas. O urgente ataca o lar e seus relacionamentos. Nossos relacionamentos com nossos cônjuges e filhos diminuem assustadoramente em qualidade e quantidade.

PRECISAMOS ENTENDER QUAIS SÃO AS PRIORIDADES:
– PESSOAS ANTES DE COISAS: Cuidado com o tempo excessivo no trabalho. Devemos dar maior atenção a nossos filhos. Muitas vezes nossas esposas e filhos querem o nosso tempo e não nossos bens materiais.
– LAR ANTES DA PROFISSÃO: Preocupamos com a nossa realização profissional e esquecemos nossa família. Muitas pessoas casam com a profissão, e acabam cometendo um certo tipo de adultério.
– CÔNJUGE ANTES DOS FILHOS: O elo principal em uma família não é entre pais e filhos, mas sim, entre marido e mulher. Cuidado para não inverter esta posição, por que senão quando todos os filhos se casarem, iremos ter dificuldade no nosso relacionamento.
– FILHOS ANTES DOS AMIGOS: Devemos dedicarmos mais tempo a nossos filhos. Tal atitude, sem sombra de dúvida, mostrará a eles quanto você os considera importantes.
– CÔNJUGE ANTES DE SI MESMO: Em nossa sociedade voltada para o egocentrismo, os casais cristãos precisam conscientizar-se de que o amor ágape é o único que pode fazer um casamento realmente bem sucedido. 1 Cor. 7:3-5 – “O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher. Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência”.
– ESPÍRITO ANTES DA MATÉRIA: 2 Co 4.18 - “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas”.

CONCLUSÃO: Devemos enquanto é tempo: 1 - Parar e avaliar; 2 - Pedir a Deus que nos mostre Suas prioridades para nossas vidas; 3 - Estar abertos à mudança drástica.

Nenhum comentário: