segunda-feira, 9 de junho de 2008

CORRESPONDENDO À EXPECTATIVA DE DEUS

Jr 45:5

INTRODUÇÃO: Deus sempre usará o ser humano para poder proclamar a Salvação e a restauração da sociedade. Não pense que Ele vai enviar anjos para essa obra. Para isso Ele está a procura daqueles que se dispõe. Infelizmente, parece que a decepção sempre foi evidente quando se trata de pessoas para que Deus possa usar:

Quando Saul desobedeceu e foi rejeitado por Deus: “Então, disse Samuel a Saul: Agiste nesciamente e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; porque, agora, o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre. Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou” (1Sm 13-14).

Em tempo de grande crise em Jerusalém, Deus ordenou: “Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora, e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém ou se há um homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei” (Jr 5:1).

Diante de grandes injustiças no meio de Jerusalém: “E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” (Ez 22:30).

O texto básico trata de uma palavra que Jeremias transmitida a Baruque. Ele é aconselhado a pensar primeiro na obra de Deus em vez de procurar “grandes coisas” para si mesmo.

Quando Deus acha alguém que se conforma às suas exigências espirituais e se dispõe a pagar o preço, Deus o usa poderosamente, apesar das falhas que é natural em todas as pessoas. Isto é o que vemos em Moisés, Gideão, Davi, Pedro, Paulo, Martinho Lutero, João Wesley, Charles Finney, Billy Graham, etc.

A maior necessidade da Igreja, para que ela cumpra a sua responsabilidade para com esta geração, é ter uma liderança espiritual, sacrificial, plena de autoridade vinda de Deus:

Espiritual – por que uma liderança carnal, que viva apenas na esfera natural, pode ser atraente, mas se mostrará estéril, improdutiva. Por isso, Ef 5:18 diz: “não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”;

Sacrificial – por que deve ser modelada segundo Aquele que deu a si mesmo em sacrifício pela humanidade, cf descreve Fl 2:4-8: “Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se {ou despojou-se} a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz”

Plena de Autoridade – por que ninguém gosta de ser liderado por uma pessoa que não demonstre inspiração, coragem e unção. As pessoas querem que seus lideres demonstrem sabedoria, coragem e fé.

A igreja experimenta muita bênção quando tem líderes fortes, espirituais. É preciso que as pregações sejam impactantes, pois a maior influência de uma igreja está no púlpito. A fé vêm exatamente através da poderosa pregação da Palavra de Deus.

Liderança não se conquista com promoções, nomeações ou eleições, mas com muita oração e lágrimas no altar de Deus. É preciso que haja em nosso íntimo a responsabilidade de saber que liderança que agrada a Deus é aquela que é reconhecida e sentida no céu, respeitada na terra e até mesmo temida no inferno.

Esse é o tipo de homem que Deus está querendo, em prol do qual deseja mostrar seu poder. No entanto, nem todos que aspiram a liderança estão dispostos a pagar o preço. Uma coisa é certa: as condições de Deus devem ser obedecidas e acatadas, em secreto, antes que Ele honre esse homem em público.

CONCLUSÃO:

DÁ-ME UM HOMEM DE DEUS

UM HOMEM CUJA FÉ DOMINE SUA MENTE,

E EU ENDIREITAREI O QUE ESTÁ TORTO,

E ABENÇOAREI TODA A HUMANIDADE.

DÁ-ME UM HOMEM DE DEUS

UM HOMEM CUJA LÍNGUA TENHA SIDO TOCADA PELO FOGO DO CÉU,

E EU INFLAMAREI OS CORAÇÕES MAIS ESCUROS,

COM RESOLUÇÕES ALTAS E DESEJOS PUROS.

DÁ-ME UM HOMEM DE DEUS

QUE SEJA PROFETA PODEROSO DO SENHOR,

E EU TE DAREI PAZ NA TERRA,

TRAZIDA PELA ORAÇÃO, NÃO PELA ESPADA.

DÁ-ME UM HOMEM DE DEUS

UM HOMEM FIEL A VISÃO QUE LHE É DADA,

E EU RECONSTRUIREI VOSSOS SANTUÁRIOS DESTRUÍDOS,

E POREI AS NAÇÕES DE JOELHOS HUMILHADAS.

(George Liddell)

Nenhum comentário: