quinta-feira, 5 de junho de 2008

BÊNÇÃOS QUE ACOMPANHAM O HOMEM DE DEUS

"Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe gostosamente o teu vinho, pois Deus já de antemão se agrada das tuas obras. Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" (Ec 9:7-10)

I – PRAZER MATERIAL, V. 7
- Come com alegria o pão. Muitos estão comendo o pão que o diabo amassou – um pão de angústia, de confusão, de tristeza, de derrota. Mas o homem de Deus precisa ser diferente. Se estamos vivendo em igualdade com o propósito de Satanás é porque algo está errado em nossa vida.
A Bíblia diz que feliz é o homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos, pois comerá do trabalho das suas mãos e será feliz. Tudo irá bem. A mulher e os filhos serão bem sucedidos e a vida familiar será prazerosa.
- Bebe tranqüilamente o vinho; Vinho significa alegria, bom humor. Muitos têm vivido uma vida de amargura, quando Deus quer que vivamos uma vida de prazer. Uma vida abundante.

II – VITÓRIA ESPIRITUAL, V. 8
- vestes alvas em todo tempo – santidade; mantém uma vida em nível elevado, pois se trata de uma cidadania celestial. E, assim como Deus é santo precisamos manter uma vida livre de contaminações pecaminosas que são aberturas para o inimigo entrar e fazer uma confusão.
- nunca falte o óleo sobre a cabeça – unção, autoridade; a fim de zelar da autoridade que Deus lhe concedeu o homem de Deus precisa estar em constante busca do Espírito Santo, pois é Ele que nos proporciona poder para realizar a obra de Deus e também para mantermos em alta a nossa vida espiritual, bem como, por conseqüência, todas as outras áreas da vida.

III – SATISFAÇÃO MATRIMONIAL, V. 9
- Goza a vida com a mulher que amas todos os dias; será que esta é a realidade de todos nós? A vida conjugal é para ser motivadora de prazer e nunca de sofrimento. A Bíblia diz que é melhor serem dois do que um, mas muitos acham que é melhor viver só. Quem pensa assim, se for casado está vivendo uma vida de derrota; se for solteiro, saiba que Deus pode lhe preparar uma companheira ideal para poderem desfrutar de uma vida familiar honrosa, Sl 128:3.
- "Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e, pelas praças, os ribeiros de águas? Sejam para ti somente e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias." (Provérbios 5:15-19, BEARA).
- A fidelidade à mulher da tua mocidade (v. 18) é o melhor antídoto contra a tentação de ceder ante a mulher alheia. Estes vs. transbordam de imagens e figuras relacionadas com a água (cisterna, poço, manancial), que é símbolo da vida e jovialidade (ver Pv 3.20, n.).
A corça e a gazela são símbolos da graça e da formosura. Embriaga-te sempre com as suas carícias: Outra tradução possível: que nunca te faltem as suas carícias. Se é assim que devemos viver, então não podemos viver amargurados e de “cara virada” com a esposa e nem de “beiço caído”.

IV – DISPOSIÇÃO SERVIÇAL, V. 10
- “Tudo quanto vier à mão para fazer faze-o conforme tuas forças...” Creia que você pode: "Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela." (Números 13:30, BEARA).
- Muitos vivem se desculpando, mas essa não pode ser a saída do homem de Deus: "Disse Davi a Salomão, seu filho: Sê forte e corajoso e faze a obra; não temas, nem te desanimes, porque o Senhor Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes todas as obras para o serviço da Casa do Senhor." (1 Crônicas 28:20, BEARA).
- Faça tudo em louvor a Deus: "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens," (Colossenses 3:23, BEARA).

CONCLUSÃO: "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" (Salmos 90:12).

Nenhum comentário: