segunda-feira, 9 de junho de 2008

UMA VIDA DE RETIDÃO E PERSISTÊNCIA

TEXTO: “Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão” (Is 40:28-31).

INTRODUÇÃO: No reino animal podemos aprender coisas imprescindíveis: com as formigas aprendemos sobre a providência; com as abelhas aprendemos a técnica da organização; com as ovelhas aprendemos sobre a necessidade de um condutor; com os pardais aprendemos a confiança na providência divina. Com os gansos se aprende algo fantástico: voam formando um “V”, e com isso se beneficiam em mais de 70% de forças do que se voassem sozinhos e separados. Eles revezam a ponta de tempo em tempo para não ficar pesado apenas para um e os gansos que vão atrás vão gritando e incentivando o que estiver à frente a fim de se manter a velocidade. Isto pode nos ensinar que se estamos unidos e participativos em uma equipe podemos alcançar melhores objetivos e economizarmos esforços.

Vamos nos ater às águias e aprender com elas, pois a Palavra de Deus afirma que os que esperam no Senhor “subirão com asas como águias”. Então aprendamos algumas lições preciosas para um líder eficaz:

I – VOAR EM LINHA RETA – 2 Tm 4:12

As águias possuem uma capacidade de voar em linha reta como uma flecha. Isto nos mostra que devemos viver uma vida sem sinuosidades, sem vai e vem. Isto fala de uma vida reta, integra e progressiva. Qual o caminho mais curto para se chegar a algum lugar? Uma reta. O povo hebreu que saiu do Egito levou 40 anos no deserto, porque ficaram dando voltas com murmurações, reclamações, rebeldia, impaciência. Somos chamados de luz do mundo (que precisa ser sem máscaras e sem disfarces), Mt 5:14 e o sal da terra (que precisa cumprir sua missão – preservação e equilíbrio), Mt 5:13.

Hoje em dia há muitos vivendo com máscaras. É o que mais se usa na vida religiosa. Muitos estão fazendo da sua vida um palco teatral: são piedosos na igreja e agressivos em casa; tratam os colegas de trabalho com bons modos e polidez, mas tratam o cônjuge e os filhos com dureza e brutalidade; São cavalheiros e gentis com pessoas de fora, mas mal educados com os de casa; são anjos na igreja e demônios em casa. Na verdade estão como Naamã: heróis lá fora, mas doentes em casa, 2 Rs 5:1. Quando chegam em casa e tiram a farda estão cheios de lepra.

Deus espera de seu povo uma vida coerente e nós devemos servir de referencial para nossa família, colegas de trabalho, colegas de escola, vizinhos e parentes, 1 Pe 3:7. Não há uma coisa pior para uma pessoa do que dizer uma coisa e viver outra. O que Jesus mais condenava nos fariseus era a hipocrisia, Mt 23.

É preciso que sejamos íntegros como José, que preferiu ser preso, do que pecar contra Deus; Precisamos ter a honestidade de Daniel, que enfrentava as maiores adversidades, mas não se contaminava com o mundo; Precisamos ter a firmeza de Neemias, que não cedia às pressões dos inimigos, mas se mantinha fiel ao seu propósito diante de Deus.

II – VOA SEMPRE PARA FRENTE – Hb 12:1-2

Isso mostra que devemos ter um alvo definido – saber de onde veio e para onde vai. Não viver de incertezas: Hb 10: 38 “Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma”. Não podemos viver sem rumo, sem referencial, sem destino certo. Precisamos voar para frente. Não podemos viver estagnados como a preguiça, nem andar para trás como caranguejo. Tudo o que fizermos precisa crescer, progredir e desenvolver, Ef 4:15.

Há pessoas que, ao invés de serem como a águia, são como o urubu que não voa em linha reta, mas em círculo. Ele voa para lugar nenhum. Não há avanço, nem progresso. Tem pessoas que lutam a vida inteira, vivem num intenso ativismo, mas não conseguem sair do lugar. Não há amadurecimento, sempre estão curtindo os mesmos problemas, os mesmos pecados. E sabe qual é a tendência dessas pessoas? Encontrar coisas estragadas – carniça. São pessoas que em vez de conquistarem coisas boas ficam curtindo coisas podres, mau cheiro e tudo o que provoca náuseas numa pessoa normal. São pessoas comparadas a Sansão, que tem potencial, mas ficam brincando com coisas perigosas, zombam do pecado e dos vícios e maus hábitos, dizendo “a hora que eu quiser eu deixo”, mas acabam nas mãos do inimigo e cegos começam a dar voltas empurrando moinho, Jz 16:21.

Infelizmente, há tantas pessoas que passam os anos, mas não amadurecem, continuam imaturos, vivendo o sono da indolência, não oram, não jejuam, não evangelizam, não contribuem, não se empenham em fazer nada no Reino de Deus. Só querem “vem a mim...”. Outros piores ainda são as sanguessugas “dá-dá”.

Existem alguns fatos comprovados que devemos considerar aqui: quem pára, retrocede; quem não cresce, atrofia; quem não trabalha, dá trabalho; quem não ajuda, atrapalha; quem não ajunta, espalha; quem não se esforça, torna-se um peso. Jesus disse que precisamos produzir para não sermos cortados, compare João 15 versos 2 e 16.

Quando as pessoas não procuram ir em frente, lutar pela conquista de novas bênçãos ou novos territórios, começam a sentir-se atraídas novamente pelas coisas que antes lhe faziam mal. O inimigo volta a atacar suas mentes e elas começam a servir de cavalos para Satanás, que lhes coloca um tapa para direcioná-las com uma visão limitada e lhes dá com as esporas para fazerem o que às vezes nem queria fazer.

CONCLUSÃO: Deus quer que prossigamos numa jornada de sucesso. Ele é o Deus da abundância. Ele é o Deus da provisão. No entanto, Ele espera que aprendamos dia-a-dia a conquistar novos territórios em nossa vida emocional, familiar, espiritual e material. Havia um lema no grupo de jovens da IPR de Apucarana, quando eu fazia parte da mesma: “Jovens, avante por Cristo, nenhum passo para trás”. Não sei quantos tomaram posse deste lema, mas eu tomei. E quero que façamos o mesmo hoje.

Nenhum comentário: