segunda-feira, 9 de junho de 2008

COMO SE COMPORTAR DIANTE DO SUCESSO

Mt 16:26


INTRODUÇÃO: Para estudarmos este assunto podemos tomar por base a vida de Davi. Que lições estão implícitas na história da ascensão de Davi? Especificamente, como podemos ter sucesso sem perder de vista tudo o que é realmente importante — incluindo nossas almas? Analisando a vida de Davi podemos extrair algumas preciosas lições para os tempos em que formos bem sucedidos:

1) NÃO SE ESQUEÇA DO SEU PROPÓSITO
O sucesso geralmente traz notoriedade e popularidade, que provocam distração; esta, por sua vez, traz o fracasso. Podemos observar astros de TV e cinema que não conseguem lidar com a pressão do sucesso e destroem a carreira, voltando-se para o álcool e as drogas; o time esportivo que vence o campeonato nacional, depois, no ano seguinte, atravessa uma temporada terrível por causa de distrações; o político que se corrompe pelo poder que lhe é dado.
Se apegarmos ao estudo da vida de Davi veremos como ele distraiu-se, desviando-se do seu propósito – foi um desastre grande. No início vemos como Davi foi concentrado nos desafios que Deus lhe deu: representá-lo no trono, estabelecer o império e proteger a nação por meio da qual o Messias viria. Enquanto se manteve concentrado, Davi cumpriu esses desafios esplendidamente.
Muito tem se falado a respeito do estabelecimento de alvos. Estabelecer alvo é algo que vale a pena desde que os alvos valham a pena. Temos de manter as prioridades bem nítidas: Deus primeiro, o próximo em segundo (sendo que a família está na frente) e nós mesmos por último. Todavia, uma vez estabelecidos os alvos, é fácil nos distrairmos, esquecendo em que consiste a vida. Temos de nos esforçar para não esquecer o que é realmente importante. Recordemos a famosa afirmação de Paulo: “…uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fl 3:13, 14). Observemos a expressão “uma coisa faço”. Ele não disse “uma dúzia de coisas faço”, nem “mil coisas eu me meto a fazer”, mas “uma coisa faço”. Paulo era um indivíduo concentrado — concentrado em Cristo. Gaste tempo refletindo e orando para decidir o que Deus quer que você faça com a sua vida. Não se esqueça desses alvos e propósitos. Permaneça concentrado.

2) NÃO SE ESQUEÇA DA SUA DÍVIDA
Se você já tem alcançado sucesso, não esqueça a dívida que você tem com quem tornou possível esse sucesso. Geralmente, pessoas bem sucedidas demoram muito para se lembrar das pessoas que as ajudaram a chegar aonde estão.
Davi reconheceu as contribuições que os outros fizeram em prol do seu sucesso. Novamente, convém lembrarmos o “quadro de honra” que Davi apresentou em 2 Samuel 23, a lista dos “valentes” e seus feitos memoráveis. Acima de tudo, porém, Davi deu ao Senhor o crédito por suas vitórias. No Salmo 60, ele disse: “Em Deus faremos proezas, porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários” (v. 12). Davi mostrou sua consideração dedicando os ganhos de suas conquistas ao Senhor.
Paulo foi outro indivíduo que reconheceu a contribuição tanto de pessoas como de Deus para a sua vida. Por exemplo, em Romanos 16 ele falou de Febe, dizendo: “tem sido protetora de muitos e de mim inclusive” (vv. 1, 2). Paulo disse também que o Espírito de Deus “nos assiste em nossa fraqueza” (Rm 8:26). Uma irmã piedosa ajudou Paulo, Deus ajudou Paulo e ele quis que nós soubéssemos dessas duas fontes de ajuda. Sempre que alcançarmos qualquer sucesso, por menor que seja, outros contribuíram para isso. Devemos reconhecer essa contribuição.
Pode ser que nunca tenhamos a oportunidade de ficarmos no pódio durante uma entrega de premiações e dizermos: “Eu gostaria de agradecer a meus pais, meus professores, etc.”, mas podemos deixar que os responsáveis saibam como apreciamos o que fizeram por nós. Acima de tudo, temos de reconhecer que é Deus quem possibilita o sucesso. Quando alguém vence um grande evento atlético, invariavelmente lhe perguntam como conseguiu fazer aquilo. O vencedor, então, fala dos alvos ambiciosos que ele estabeleceu para si mesmo e do treinamento torturante a que se submeteu — como se estes fossem os fatores determinantes.
Certamente, a auto-disciplina é um fato, mas centenas de outros também estavam determinados e se submeteram a vigorosos programas de treinamento, sem, contudo, vencerem. Por que esse indivíduo venceu? Em primeiro lugar, ele venceu porque Deus lhe deu talentos e capacidades únicos. Ele teve de desenvolvê-los, mas Deus lhe deu uma capacidade que não foi dada à maioria de nós. Quando temos sucesso em qualquer área — seja em ser aprovado num teste, formar uma equipe, concluir o ensino médio, conseguir um emprego, encontrar um namorado, comprar uma casa, ter um filho, ganhar uma promoção, restabelecer a saúde ou vencer uma corrida de cem metros nas Olimpíadas — vamos reconhecer que foi o Senhor quem tornou isso possível: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” (Tg 1:17). Pode ser que não tenhamos a oportunidade de expressar esses agradecimentos em cadeia nacional — como um jogador de futebol que se prostra perante os torcedores após marcar um gol — mas podemos erguer a voz em agradecimento a Deus e contar aos outros como Ele tem sido bondoso conosco. Além disso, como Davi, podemos dedicar tudo o que temos e tudo o que somos Àquele que nos deu todas as coisas.

3) NÃO SE ESQUEÇA DE SEUS COMPROMISSOS
Quando muitos atingem o topo, facilmente esquecem promessas que fizeram e compromissos que assumiram. Um homem pode achar que a mulher com quem ele se casou quando passava por momentos difíceis é, agora, um transtorno — do qual deve se libertar. Um acordo feito com uma pessoa num negócio pode parecer caro demais para ser cumprido — sendo ignorado com a seguinte justificativa: “Nós nunca assinamos nada”.
Quando Davi finalmente chegou ao ponto em que ele tinha condições para isso, ele cumpriu um pedido feito uns vinte anos atrás. Considerando-se como Davi foi tratado por Saul, muitos não o culpariam se ele se esquecesse da sua promessa. Apesar disso, Davi olhou com respeito para aquela promessa como sendo um voto sagrado, feito na presença do Senhor, não devendo ser quebrado. Sendo assim, ele procurou pelo filho de Jônatas e o tratou honrosamente.
Todos nós já assumimos compromissos. Muitos de nós somos cristãos e nos comprometemos a viver para o Senhor, quando confessamos nossa fé e fomos batizados. Muitos de nós assumimos o compromisso por toda a vida de “amar, honrar e cuidar” de uma esposa ou esposo. Provavelmente, assumimos outros compromissos também. Aqui Números 30:2 é digno de consideração: “Quando um homem fizer voto ao Senhor ou juramento para obrigar-se a alguma abstinência, não violará a sua palavra; segundo tudo o que prometeu, fará”. Não podemos manter nossa integridade se não cumprimos nossos compromissos.

4) NÃO SE ESQUEÇA DE QUE O SUCESSO É PASSAGEIRO
Você pode ser “alguém” um dia e “ninguém” no dia seguinte. Pode ter um milhão de dólares num dia e nenhum centavo no dia seguinte. Pode ser presidente de uma grande empresa um dia e zelador no dia seguinte. Pode ser saudável num dia e estar numa U.T.I. no dia seguinte. Pode ser um pai ou mãe orgulhoso hoje e amanhã estar decepcionado com um filho. Nem os melhores permanecem no topo do sucesso para sempre. O campeão envelhece e é nocauteado. A Miss Universo de 2007 é substituída pela Miss Universo de 2008. As maiores sensações de hoje são substituídas pelos novos e atraentes astros de amanhã.
O sucesso era algo com que Davi constantemente tinha de lutar, e não algo que ele colocava numa caixa de troféu para usufruir pelo resto da vida. Os povos que ele conquistava reerguiam-se e tornavam a importuná-lo. Certos planos não davam certo e tinham de ser refeitos. Ninguém esquece, aquele um momento de imprudência — em poucos minutos de lascívia desenfreada — que derrubou Davi do pináculo e encheu sua vida de dores de cabeça. O sucesso, tal qual a própria vida, é “como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tg 4:14). Se o Senhor achar por bem dar-lhe uma dose de sucesso na vida, aproveite-a enquanto pode, mas mantenha a visão correta das coisas para que, quando o sucesso escapar pela janela, você não seja tentado a pular pela mesma janela. Lembre-se de que, no final, o único sucesso que realmente importa será ouvir Deus dizer: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:21).

5) NÃO SE ESQUEÇA DA SUA VULNERABILIDADE
Não podemos encerrar esta lição sem observar o acontecimento que anulou, da noite para o dia, o sucesso de Davi. Certo palestrante, observou uma vez que a maioria das pessoas bem sucedidas caem por causa de um destes quatro fatores: “ouro”, “ócio”, “sexo” ou “ego”. O ouro não foi uma grande tentação para Davi, mas os demais fatores quase o levaram à ruína. Davi era um homem apaixonado. Isso era elogiável quando ele estava louvando o Senhor, lutando as batalhas do Senhor ou fazendo planos impetuosos para o futuro. Todavia, essa força se transformou em fraqueza no que diz respeito a mulheres bonitas. Certo dia, quando o ócio, a tentação sexual e o egoísmo convergiram Davi caiu com uma pancada que repercutiu por todo o reino. Davi não estava ciente o bastante de sua vulnerabilidade, ou se estava, não tomou as devidas precauções para proteger-se. Tiago admoestou: “Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça” (Tg 1:14). Cada um de nós está vulnerável. Cada um de nós tem seus próprios pontos de fraqueza. Minhas fraquezas não são necessariamente as suas, nem as suas as minhas. Cada um precisa estar ciente de suas fraquezas para que possa evitar situações de tentação. Uma coisa é certa: o diabo conhece nossos pontos fracos e se esforçará ao máximo para explorá-los. Se você ainda não fez isto, faça uma avaliação séria da sua alma para descobrir quais são os seus pontos de vulnerabilidade; depois, determine como evitar a tentação nesses pontos.

CONCLUSÃO: Não se esqueça da advertência de Jesus aos Seus discípulos: “Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mt 16:26a). Não creio que estaremos cometendo uma injustiça com essa passagem, se ampliarmos a pergunta de Jesus:
Que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro, e perder o seu casamento?
Que aproveitará a mulher se ganhar o mundo inteiro e perder os seus próprios filhos?
Que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder o seu caráter?
Que aproveitará a mulher se ganhar o mundo inteiro e perder sua influência para o bem?
A resposta para todas estas perguntas é a mesma: não aproveitará nada. Se você perder o que é mais importante, pode ser o maior sucesso do mundo e, ao mesmo tempo, o maior fracasso.

Nenhum comentário: