segunda-feira, 9 de junho de 2008

CUMPRINDO A SUBLIME MISSÃO

Mt 20:28

Jesus foi enviado ao mundo com a finalidade de resgatar vidas do poder de Satanás para Deus, Jo 3:16-17. Quando Deus fez o homem queria que houvesse um relacionamento aberto entre as duas partes. Na verdade, Deus não fez ninguém para ser escravo do diabo, mas para desfrutar uma vida abundante dentro do glorioso plano eterno.

Através da dúvida criada no coração humano quanto à Palavra de Deus, dúvida essa causada por influência de Satanás, que havia se manifestado em forma de serpente, que era um animal lindo, gracioso e admirado, saímos do propósito de Deus e passamos a experimentar o sabor amargo por trás do pecado: angústia, canseira, doença, miséria, frustrações e um terrível vazio existencial, Ez 18:4. Isto tem levado muitos a questionar: “Onde está Deus?” ou “Por que eu nasci?” Todas essas questões brotam em nossos corações pelo fato de sermos separados de Deus por causa do pecado, Rm 3:23.

A Bíblia afirma que Jesus veio ao mundo para destruir as obras do diabo:“quem comete pecado é (escravo) do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo” (1Jo 3:8). Observando este texto podemos ver que “as obras do diabo” referidas nele é o pecado, que é uma legalidade para todas as demais obras malignas.

De acordo com as Leis dos muçulmanos, alguém que é acusado como ladrão passa a ter as mãos amputadas. Isso não é o que Jesus veio fazer, pois o pecado não está nas mãos, nem em outra parte do corpo humano, a não ser no coração: “Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mt 15:19); Lc 9:56 com 1 Co 3:17). Por essa causa foi que Davi, ao escrever o Salmo 119, afirmou: “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” (v. 11).

Em 1Jo 5:19 afirma: “Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno”. Pela graça de Deus fomos resgatados da nossa vã maneira de viver: “sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo” (1Pe 3:18-19).

Hoje podemos afirmar e com toda a razão que somos e temos uma nova vida, pois o próprio apóstolo Paulo disse em 2Co 5:17 que: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Desta forma, o pecado não nos domina mais, Rm 14:6.

Saulo era um ferrenho perseguidor dos cristãos até que a Luz de Deus resplandeceu na sua vida. A partir daí ele não era mais um na igreja, mas estava dentro de um propósito glorioso: “Disse eu: Quem és Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e põe-te em pé; pois para isto te apareci, para te fazer ministro e testemunha tanto das coisas em que me tens visto como daquelas em que te hei de aparecer; livrando-te deste povo e dos gentios, aos quais te envio, para lhes abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas à luz, e do poder de Satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim” (At 26:15-18).

Em 1Pe 2:9-10 mostra-nos que não somos mais um no Reino de Deus, pois somos parte de um propósito glorioso que precisa ser executado: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz, vós que outrora nem éreis povo, e agora sois de Deus; vós que não tínheis alcançado misericórdia, e agora a tendes alcançado”.

Sejamos conscientes de quem somos no Reino de Deus:

  • A geração eleita;
  • O sacerdócio real;
  • A nação santa;
  • O povo adquirido.

Qual a finalidade de tudo isso?

  • Anunciar as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
  • Anunciar que outrora nem éramos povo, e agora somos povo de Deus;
  • Anunciar que não tínhamos alcançado misericórdia, e agora a temos alcançado.

Nunca esqueçamos que não somos bonecos para enfeitar o Reino de Deus, mas somos o povo de Deus, povo escolhido e povo abençoado, Ef 1:3; Jo 15:16. Cabe a cada um anunciar as boas novas de Jesus, o Salvador e Restaurador de vidas, Mt 11:28; Mc 16:15-18;

Jamais podemos ignorar as pessoas ao nosso redor, como que se esquivando de qualquer responsabilidade, pois pesa sobre nós o cuidar delas, Jo 10:16 “Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor”. Deus advertiu Ezequiel a esse respeito: “Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei: Contudo se tu avisares o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma” (Ez 3:17-19).

Para concluir, quero dizer que você não é mais um entre milhões, mas é um escolhido de Deus para anunciar os gloriosos feitos do Senhor. Você que não era nada, mas agora é povo de Deus, não tinha alcançado misericórdia, mas a alcançou em Jesus. Tome como exemplo o apóstolo Paulo que dizia: “Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!” (1Co 9:16). Acredite que “onde o pecado abundou, superabundou a graça” (Rm 5:20). Seja um Conquistador de Vidas para o Reino de Deus!

“sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados”

(Tg 5:20)

Nenhum comentário: