segunda-feira, 2 de junho de 2008

LÍDER - UM SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS

“Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo”
(Gálatas 6:2 RA)

PROBLEMA - ALGO COMUM A TODOS

Seu sucesso e sua felicidade vão depender da sua boa vontade de ajudar os outros a resolverem os seus problemas. Pessoas bem sucedidas são simplesmente solucionadoras de problemas:

Para ser um advogado de sucesso é preciso resolver problemas perante a lei.

Médicos bem sucedidos são os que resolvem problemas ligados ao bem estar físico das pessoas;

Mecânicos bem sucedidos são aqueles que resolvem problemas ligados aos veículos.

Muitos querem fugir dos problemas dos outros, mas é impossível ser bem sucedido se não encará-los.

JESUS FOI UM SOLUCIONADOR DE PROBLEMAS

As pessoas traziam sobre si o problema da culpa dos pecados – Jesus ofereceu perdão. Milhares estavam morrendo de fome espiritual – Jesus disse a eles: “Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede” (João 6:35).

Aos que tinham problemas de deformações e doenças ele “andou por toda a parte fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo” (At 10:38).

Muitos eram acometidos e dominados por espíritos malignos e Ele os libertava. Ele afirmou: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos” (Lucas 4:18).

Desta forma milhares de pessoas vinham assentar-se diante dele par aprender e serem curados por Ele. “E a sua fama correu por toda a Síria; trouxeram-lhe, então, todos os doentes, acometidos de várias enfermidades e tormentos: endemoninhados, lunáticos e paralíticos. E ele os curou” (Mateus 4:24).

CREIA EM DEUS E TENHA OUSADIA PARA DECLARAR O MILAGRE

“Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (Marcos 1:22).

Tudo o que Jesus oferecia as pessoas Ele fazia com ousadia: vida eterna, alegria, paz interior, perdão, cura, libertação financeira.

Faça uma avaliação sobre sua vida: o que você tem para oferecer a alguém? Você não nasceu por acaso, mas por um plano de amor. Se você pensa que foi concebido por um acidente e descuido de seus pais está enganado, pois Deus já tinha um plano com você assim como teve com Jeremias: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações” (Jeremias 1:5).

Tudo o que Deus fez foi com a finalidade de solucionar problemas. Para manter comunhão, não bastaria os animais e as árvores. Então Ele criou o homem. Para solucionar o problema do homem que estava só, Ele formou a mulher que saiu do próprio homem. Para solucionar o problema do povo hebreu que estava no Egito, Ele escolheu Moisés, mas Moisés possuía um problema que para ser solucionado Deus levantou Arão. Para solucionar o problema da pecaminosidade do homem Ele enviou Seu Filho Jesus. Para alcançar você e de envolver numa vida de vitória e bênção Ele escolheu e usou alguém.

E você? Para que foi criado? Pense no quanto poderás ser uma bênção na vida de alguém. Sua vida é a solução para aquele que está em perigo e em apuros. Olhe ao redor e descubra aqueles que estão precisando de você. Não há nada mais consagrador e honroso do que poder ajudar alguém. A Bíblia diz que até um copo de água fresca pode ser dado em nome de Jesus e Ele recompensará: “Porquanto, aquele que vos der de beber um copo de água, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão” (Marcos 9:41).

O MAIOR PROBLEMA DAS PESSOAS É ESPIRITUAL E EMOCIONAL

Independente da condição social pode-se estender a mão e ajudar alguém. Muitos vivem na mediocridade e não fazem nada porque afirmam não ter dinheiro. Leve a libertação a uma pessoa, leve cura a outra, leve ânimo ao desanimado, leve salvação ao perdido. Isso não custa dinheiro. É só empenhar seu joelho diante de Deus em oração e a unção fluirá. Fluindo a unção as bênçãos vão te acompanhar: “Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados” (Marcos 16:17-18).

CONCLUSÃO: Jesus tinha um olhar que fazia um raio x nas pessoas para que Ele pudesse estender a mão e ajudar: “Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas” (Marcos 6:34). Hoje, a maioria, prefere usar óculos escuros e nos carros películas bem escuras para não serem vistos e poderem ignorar o problema alheio – é como se dissessem: não estou aqui, não estou vendo nada. Cada um prá si e Deus para todos. Jesus andava com os olhos bem abertos, tanto que afirmou: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 15:24).

Nenhum comentário: