segunda-feira, 9 de junho de 2008

ESTRATÉGIA – TRANSFORMANDO SONHO EM REALIDADE

"Não necessitamos de mais poder, necessitamos de saber o que fazer
com o poder que temos"
Texto: Pv 3.13-16
Uma das marcas de uma liderança eficaz é a estratégia. Visão é "o que nós vamos fazer", e estratégia é "como vamos fazer." Um líder eficaz tem uma estratégia para cumprir o piano de Deus na sua vida.
I. AGINDO COM SABEDORIA
Vamos ver em Provérbios 3.13-16. À medida que lemos esses versículos, pense em termos de "como” alcançar a sua visão e cumprir as suas esperanças e sonhos.
A sabedoria é o elemento chave nos seus planos estratégicos. Enquanto algumas pessoas dizem: "Eu só preciso de mais dinheiro"; a sabedoria produzirá o dinheiro. Ou, "eu não tenho tempo. Estou ficando velho". Não! A duração dos seus dias está ligada à sabedoria.
Em Provérbios 3.19 está escrito: "O Senhor com sabedoria fundou a terra, e com inteligência preparou os céus". Como é que você vai gerenciar e estabelecer a sua empresa, a sua família e o seu ministério? Através da sabedoria e da inteligência.
II. VENCENDO A FALSA ESPIRITUALIDADE
"Só porque tem uma visão isso não significa que vai cumpri-la". Deixe esse hábito pseudo-espiritual. Essa não é a forma de pensar espiritual. Deus não vive a sua vida - é você que a vive!
Num aconselhamento pastoral um irmão casado há apenas um ano, dizia: "Não consigo amar a minha mulher. Simplesmente não consigo. Eu sei que o Senhor a amará através de mim", isso pode soar muito espiritual, não é? "Eu vou deixar Deus amá-la através de mim".
O conselheiro lhe disse: "Irmão, o único problema com isso é que a Bíblia diz: "Maridos, amai as vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5:25). Deus não dorme com ela! Embora Ele a ame como filha, ele disse-lhe para a amar como sua esposa". E ele disse: "Oh, que problema! Nunca pensei nisso!"
Muitas vezes quando pensamos que estamos sendo espirituais, estamos é nos tornando pseudos-espirituais. Apresentamos desculpas.
Se você tem uma visão para ser um agente imobiliário, qual é a sua estratégia? Vai vender propriedades residenciais ou comerciais? Vai focar-se numa pequena área, ou vai tentar agenciar uma região? Como é que vai fazer publicidade? Como é que vai arranjar clientes? Qual é o seu plano "como fazer" - para cumprir a visão de se tornar um agente imobiliário?
"Bem aventurado o homem (ou a mulher) que encontra sabedoria, e o homem (ou a mulher) que adquire conhecimento" - Provérbios 3:13. É assim que você se estabelece e é a maneira prospera em todas as áreas da sua vida.
III. SENDO MAIS SÁBIOS DO QUE "OS FILHOS DESTE MUNDO"
Em Lucas 18.1-8, Jesus conta a história de um mordomo que cometeu alguns erros, mas que homem sábio. Vamos ler os versículos de 1 a 8, dando atenção especial ao versículo 8.
No desenvolvimento da sua estratégia, aprenda tudo o que pode com o mundo. Você não faz parte do mundo, mas está nele e pode usar o conhecimento e a sabedoria que eles têm. Não seja um ignorante pseudo-espiritual que diz: "Deus vai tratar disso." Não! Os filhos deste mundo são mais sábios geração do que os filhos de Deus. Então nós precisamos aprender tudo o que podemos.
CONCLUSÃO: "Os filhos deste mundo são mais prudentes (sábios) na sua geração do que os filhos da luz" -16.8. Não devemos ser como eles, mas devemos adquirir sabedoria a fim de a usarmos para cumprirmos os propósitos de Deus. Foi Jesus quem disse isto, por isso à medida que desenvolvemos uma estratégia vamos aprender com tudo aquilo que nos rodeia. Seja sábio no seu planejamento e na preparação e trará o sucesso.

Nenhum comentário: