quinta-feira, 5 de junho de 2008

UMA VIDA EQUILIBRADA

“Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam” (1 Timóteo 4:16 NTLH).


Muitas pessoas estão buscando uma palavra amiga que as liberte do medo, da insegurança, dos traumas e conflitos residentes em suas almas. Existem aqueles que não conseguem se libertar do passado ou vivem o presente numa atitude instável, e quando pensam no futuro quase desmaiam.
Muitos num ato de desespero buscam algum lugar, a fim de ouvir alguém que lhes dê uma solução “imediata” para os seus problemas. Eles se engajam em programas de libertação até receberem o que precisam, outros fazem promessas, acendem velas de todos os tamanhos, compram amuletos, livros de orações, e etc. Infelizmente, a religião devido ao desespero humano acabou se tornando um grande negócio em função do desespero humano. Deus não é insensível ao nosso sofrimento – Ele nos ama, nos faz promessas e sempre tem algo para nos falar. Mas Ele é um ser equilibrado e justo. Ele nunca nos dará água com açúcar para curar o “câncer” que se instalou em nossa alma.

1. FUNDAMENTADOS NUMA BASE FIRME

Deus faz grandes promessas? Claro que sim! Mas, as promessas de Deus têm que se produzir sobre uma base sólida. Veja o que Jesus disse: “Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha”. (Mateus 7:24-25 BLH). A promessa está se realizando sobre a “Rocha” (Jesus), onde o ser humano pode construir sua vida.
Uma coisa é você receber a solução de “um problema”, outra coisa é ter uma vida “estável” e manter-se firme diante das circunstâncias adversas. Muitos dizem: Olha o que eu recebi indo a tal lugar... Nos maravilhamos com a solução imediata na vida de uma pessoa, mas nos decepcionamos com a sua incapacidade de manter-se estável, mesmo tendo sido abençoada. Percebemos que ela não irá muito longe, devido ao seu estado constante de aflição e insegurança. O que lhe falta? Edificar ou construir sua vida numa base estável, firme, sólida e eterna. “Aqueles que confiam no Deus Eterno são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas continua sempre firme” (Salmos 125:1 BLH). Confiar é entregar-se, dedicar-se a ouvir os conselhos de Deus para a vida. Suas orientações nos trarão firmeza, encorajamento, soluções e vitórias.
“Por isso, Senhor, quem Te conhece confia (i.e. se entrega, se dedica, ouve) em Ti porque não abandonas quem Te procura sinceramente (Salmos 9:10). Veja que aqui temos a experiência de uma pessoa que “conhece” ou experimenta uma vida sincera com Deus. O benefício é que em seu interior não existe uma sensação de abandono, de vazio e insegurança. Não significa que ela não chore, não sofra, ou não tenha outros sentimentos negativos, mas devido à sua harmonia com Deus, num determinado momento seu interior se transforma positivamente em Deus. Por quê? Porque ela se dedica, se entrega, ouve a voz de Deus em seu interior e a segue.

2. ESTAR COM JESUS É MAIS DO QUE BUSCAR SOLUÇÕES

Jesus disse: “Venham a Mim e Eu lhes darei descanso – todos vocês que trabalham tanto debaixo de um jugo pesado. Levem o meu jugo – porque ele se ajusta perfeitamente – e deixem que Eu lhes ensine; porque Eu sou manso e humilde, e vocês acharão descanso para suas almas; pois só eu faço vocês carregarem cargas leves” (Mateus 11:28-30 BV). A Palavra do Senhor é como semente plantada na alma, e produzirá em nossas vidas o melhor que Deus tem. Agirão como um milagre! De repente diremos: Agora eu sei o que fazer, o que dizer, como lidar com isto e vencer! Esse é o descanso, a estabilidade que cada ser humano procura. Essas coisas não estão em palavras filosóficas de seres que já morreram e estão enterrados.
Precisamos muito mais do que bons ensinamentos ou exemplos de vidas vitoriosas. Precisamos de uma ação milagrosa em nosso interior, proveniente de Alguém que está vivo, que ande conosco e que nos impulsione a uma vida vencedora. “No sofrimento, eu fui consolado porque a tua promessa me deu vida” (Salmos 119:50 BLH). Ele foi consolado; isto é, ele foi encorajado. Ele recebeu força interior para a vida!
Essa palavra interior de Deus traz alegria à alma humana que está se desfalecendo, devido às preocupações do dia a dia. Essas preocupações nos levam à ansiedade, à aflição, a uma incerteza de que tudo irá desmoronar. Nesse momento precisamos de uma palavra amável, que nos oriente e que nos mostrem o caminho da felicidade, primeiramente interior. “As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram (Provérbios 12:25 BLH). Se uma palavra de um amigo qualquer já nos anima, imagine uma palavra que vem da boca de Deus?

3. DE DEUS VEM A RESPOSTA CERTA PARA UMA VIDA SEGURA

Jesus disse: “As Escrituras Sagradas afirmam: "O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz" (Mateus 4:4 BLH). Por esses dias você pode ter conseguido resolver alguns problemas em sua vida, mas como você pode manter uma vida equilibrada e poderosa sobre o que já conseguiu obter? Se você não tiver em seu interior a voz e o poder da Palavra de Deus, você estará construindo sua vida sobre o egoísmo, a avareza e o medo de perder tudo o que conseguiu. Sua vida será envolvida pela insegurança. Por outro lado, você precisa resolver algumas coisas na sua vida. Você precisa de soluções. Caso você apenas se concentre num milagre, ou na solução e não se preocupa em entender como Deus quer dirigir sua vida neste momento, você será escravo da aflição, da ansiedade, das pressões interiores, da falta de paz. Sua vida será envolvida pela insegurança.
Precisamos de uma palavra amiga, forte e eterna que bombardeie a nossa alma, e a oriente a permanecer estável em qualquer situação da vida. “A tua palavra é luz para guiar os meus passos, uma luz nos caminhos da minha vida” (Salmos 119:105 BLH). A Palavra que procede da boca de Deus é luz para nos guiar e luz para iluminar os caminhos que estão à nossa frente. Então recebemos a motivação divina que nos guia, pois sabemos por onde estamos indo.
Deus sabe o que está fazendo e por isso Ele lhe trouxe aqui, a fim de lhe dizer que é hora de dedicar-se a Ele. Pare de dirigir seus próprios passos, tentando encontrar as soluções por si mesmo para os problemas da vida. Anime-se e entregue-se a Ele. Aprenda a ter harmonia com Deus e se agrade d’Ele. “Que a sua felicidade esteja no Eterno! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do Deus Eterno, confie nele, e ele o ajudará” (Salmos 37:4-5 BLH).
Uma palavra amiga, não é enganadora. Esta mensagem é uma palavra amiga de Deus para todos nós. Deus nos diz que pode fazer por nós muito mais do que pensamos, desde que nos dediquemos a Ele.

Nenhum comentário: