quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Superação...



SUPERANDO OS DRAMAS  DA VIDA
Jó 17:1
INTRODUÇÃO: Uma menina quebrou um vaso de grande valor. Ficou muito triste, porém a tia a consolou: - “Não chore que titia manda consertar”. Procurou um restaurador de porcelanas, que consertou o vaso, pondo-o novo como antes. Admirada, a menina exclamou: - “Oh! Titia, Jesus também conserta o nosso coração e ele fica novo como ficou este vaso!”
"E desci da casa do oleiro e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Como o vaso que ele fazia de barro quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos seus olhos fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós, como fez este oleiro, ó casa de Israel?" (Jr 18.3-6a).

TRANSIÇÃO: O texto básico fala a respeito de dramas que estavam assaltando a vida de Jó e que pode acontecer com cada um de nós. No entanto, Deus deseja que superemos esses dramas e vivamos uma vida vitoriosa.

I – FERIDAS INTERIORES
Jó afirmou: “o meu espírito se vai consumindo...”. Aqui Jó não falava de problemas físicos, mas de problemas na alma.
Esses problemas surgem e, se não forem tratados, acabam destruindo a vida da pessoa. Eles têm sua origem em mágoas, mau juízo de si mesmo (ficar achando-se incapaz, inferior), palavras duras que recebemos (que doem mais do que tapas), pessoas que nos olham com desconfiança, maus tratos recebidos em família, rejeição por parte de pessoas às quais amamos e não somos correspondidos.
Deus quer que você supere e vença tudo isso: Is 53:4-5 “Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.  Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados”.
Libere perdão aos teus ofensores. Ainda que não tenhas vontade, Deus te dará graça e verás que foi bom para você mesmo.

II – FALTA DE PERSPECTIVA DE VIDA
Veja a continuação da declaração de Jó: “os meus dias vão se apagando...”. Isso ocorre por causa de situações negativas que se acumularam em nossa vida: maus exemplos de pessoas que tínhamos como referência, frustrações diante de coisas que tentamos fazer e decepções.
“E os que ouviram isso disseram: Logo, quem pode salvar-se? Mas ele (Jesus) respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus” (Lc 18:26-27). Não podemos ficar olhando para as circunstâncias, mas para Deus.
É preciso que façamos jus as Palavras de Deus a Josué: “Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo para teres o cuidado de fazer conforme toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás” (Js 1:7-8).

III – FALTA DE ESPERANÇA
Jó continuou sua declaração: “só tenho perante mim a sepultura”. Com isso, ele estava afirmando: só me falta morrer. Isso acontece a muitos que vendo os desafios da vida, acham que não poderão superar e acabam desanimados.
Há uns que dizem: “não adianta, eu sou azarado mesmo!” Outros pensam que é melhor partir para o suicídio. Outros se entregam a uma vida medíocre ou depressiva; a ainda aqueles que se entregam à bandidagem, pois afirmam que se forem mortos não têm nada a perder mesmo.
Isso não pode continuar assim. Deus te fez para viver uma vida abençoada e abundante: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” (Jo 10:10). Jó afirmou depois: “eu sei que o meu Redentor vive” (Jó 19:25).
A vida é maravilhosa dentro dos princípios de Deus: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos” (1Pe 1:3).

CONCLUSÃO: “E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console o vosso coração e vos conforte em toda boa palavra e obra” (2Ts 2:16-17). Cristo em nós, esperança da glória. Em Cristo somos mais que vencedores. Jó recebeu o dobro de tudo.

Nenhum comentário: