sábado, 5 de abril de 2008

UM CONQUISTADOR SUPERA LIMITES

Josué 1:5

INTRODUÇÃO: As dificuldades que você encontrar se resolverão conforme você avançar. Prossiga, e a luz aparecerá, e brilhará com clareza crescente em seu caminho. Veja o que disse o autor do famoso livro ‘como fazer amigos e influenciar pessoas’: "As coisas mais importantes no mundo foram realizadas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver esperança de modo algum" (Dale Carnegie). Jesus afirmou que no mundo teríamos aflições, mas que deveríamos manter o bom ânimo. Com certeza, a maior derrota na vida de uma pessoa é o desânimo. Ele é o culpado por muitos sonhos estar na gaveta das frustrações.

TRANSIÇÃO: O próprio Deus falou para Josué: “ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida”. Em Números 23:19 afirma que Deus não é homem para mentir e nem filho de homem para se arrepender. Se Ele falou, pode estar certo que velará para cumprir o que falou. Essa palavra de Deus vem para você e eu nos dias atuais. Hoje Deus diz para você: “como fui com Moisés, fui também com Josué e serei contigo. Vá em frente, pois ninguém vos poderá resistir. Esse é o ano da conquista e da nossa virada. Diante disso podemos afirmar que um conquistador é alguém que supera limites. Temos ouvido muito sobre a conquista de nações para o Senhor Jesus. No entanto, precisamos saber que ninguém alcança as nações se não passar antes por mudanças pessoais extremamente profundas: a conquista interior, exterior e dos nossos sonhos, nossa mudança de atitude e mudança de nosso auto-conceito.

1. TEM CONSCIÊNCIA DAS ÁREAS A SEREM CONQUISTADAS
 A conquista do que há no seu interior – “tem cuidado de ti mesmo e do ensino porque fazendo isso te salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” É a que acontece dentro de você. Todo mundo pode ter um conceito diferente, mas o que importa é o que está dentro de você, o que importa é o conceito formado dentro do seu interior. O que é mais tremendo nessa visão é que ela oferece cura e libertação tanto para quem ministra, como para quem ouve. Domine seus Pensamentos, pois conquistador e aquele que tem sempre um Pensamento Positivo. É aquele que não fica “alisando” suas feridas, remoendo suas experiências dolorosas. É aquele que não se deixa dominar pelos seus aparentes traumas, derrotas ou fracassos. Ele vai sempre à luta e nunca desiste. Nenhum sucesso externo compensa o fracasso interno: Salomão, grande conquistador, conquistou as nações e os reinos da terra, era o homem mais sábio do mundo, mas não conseguiu conquistar o seu próprio Eu e deixou que as paixões do seu coração o dominasse... 700 mulheres e 300 concubinas (I Reis 11:3 “... e as suas mulheres lhe perverteram o coração”). A conquista exterior - Ninguém conquista algo fora se não conquistou dentro; isso é uma regra espiritual. Ninguém conquista um segundo território sem antes ter conquistado o primeiro, porque senão poderá não ter nem um e nem outro. Abraão conquistou a terra física, porque soube trazer a terra espiritual. Isto significa que a oração de Jesus não vai ficar sem resposta: "Venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na Terra como no céu", porque Jesus tinha o coração de um conquistador, que vive empenhado em trazer esta dimensão sobrenatural para o natural. A conquista dos nossos sonhos - Conquistamos nossos sonhos se a nossa alma estiver livre para fazermos exatamente o que deve ser feito nesta nação. Essa história tem que ser mudada! Precisamos agir com integridade e dignidade e ver nossas debilidades e falhas. Cuidado! Você pode estar apenas acomodado; esteja sempre agradecido, mas nunca satisfeito. A satisfação de um homem que tem visão é temporária. O visionário fica satisfeito por etapas e por um tempo, porque quando está se cumprindo o seu projeto, ele já tem um outro grande desafio e o Senhor honrará tanto o primeiro como os próximos.

2. MUDA A MENTALIDADE COM RESPEITO A SI MESMO
 É isso mesmo! Mudança de atitude implica em receber essa alma nova. Fale bem de você mesmo! Quando lhe disserem: irmão você é uma bênção, diga: "sou mesmo, o mérito não é meu, é do Senhor, mas eu sou mesmo uma bênção! Nasci para ser bênção e vou assumir a bênção que eu sou". Mude o conceito de quem você é! Ao acordar amanhã em sua casa, com sua família, declare a bênção sobre eles e sobre a sua casa, ainda que eles não lhe entendam. Diga: "Esta casa se encherá da glória de Deus". Mudar o conceito sobre você mesmo será uma grande bênção dada pelo Senhor. Creia que você é a pessoa chave para mudar as circunstâncias. Diga para você mesmo: "eu sou um transformador de circunstâncias e, aconteça o que acontecer, seja o que for, quando eu chegar, vai mudar para melhor". Você foi chamado para mudar as circunstâncias e não para se amoldar a elas! Mude-as! As pessoas vão começar a dizer: "chama o fulano aqui, porque se ele vier as coisas mudam". Você será solicitado para mudar as circunstâncias e já vai entrar com autoridade. Diga crendo: "eu sou uma bênção! Eu acredito no meu potencial e no que Deus fez na minha vida!". Mude o conceito que você tem sobre você! Diga: "eu sou forte, eu sou rico, eu sou um projeto de Deus e eu rompo com todas as cadeias da alma". Veja este diálogo parafraseado entre Deus e Gideão (Jz. 6): - Gideão! - disse Deus. - Quem és tu? - respondeu Gideão. - Eu sou o Senhor e quero falar contigo. Tu vais lutar contra este povo. - Eu não posso - respondeu Gideão. - Mas, Eu posso - disse o Senhor. - Meu pai é pobre! - Mas você é rico! - Eu não tenho genealogia profética! - Mas você é profeta! - Eu não sei como lutar! - Eu lutarei por ti! Deus é assim. Ele sempre muda o passado. O problema de Saul e a dificuldade que ele teve de assumir o tudo aquilo, foi devido ao conceito que ele tinha dele mesmo. Saul estava escondido enquanto o povo o estava ovacionando, não porque fosse muito humilde e, sim, porque não tinha um bom conceito dele mesmo. Saul não conhecia o potencial que estava dentro dele! Não sabia quem ele era! Hoje Deus quer que você mude o seu auto-conceito. Se você diz: "eu sou fraco", diga "eu sou forte"!

3. SUPERA SEUS PRÓPRIOS LIMITES
 Se você mudar o conceito que você tem de você mesmo, disser que você é uma bênção e sustentar isso, Deus vai lhe dar todas as condições para você vencer os limites da sua alma. Precisamos vencer os limites da alma! Tem gente andando nessa visão há tanto tempo e nós podemos ver a expressão da alma cuja aparência parece que está desacordada. Hoje Deus vai ativar a sua alma. Você estará melhor a cada dia, pois o seu crescimento é de degrau em degrau, de glória em glória e todos vão se alegrar de ver em você uma pessoa cheia do poder, da estratégia e do Espírito Santo de Deus. Quem fará essa novidade? O nosso Deus, segundo as Suas riquezas em glória. É o milagre que vem de uma alma restaurada sem limites e sem fronteiras. Se nós quisermos conquistar esta nação, a alma precisa estar mudada. É preciso mudar a alma, os conceitos e os pensamentos, romper as cadeias, ser curado do medo e da covardia. Levante a sua voz e comece a declarar que você é um líder de êxito e que você tem uma alma livre.

CONCLUSÃO: Alguém afirmou e eu concordo: “só é vencido aquele que admite a si mesmo que está derrotado”. Faça como Paulo declare com firmeza: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:38-39).

 Ministração preparada para o II Acampajovem da IPR de São José-SC Pastor Wanderley da Silva

Um comentário:

Unknown disse...

Shalom Pr. Sua mensagem me trouxe luz e visão, estou começando a aprender pregar e hoje eu tenho um desafio ministrar para uma grande multidão gostaria que soubesse que me ajudou muito. QUE DEUS TE FAÇA GRANDE EM SUAS REALIZAÇÕES.