Mostrando postagens com marcador convicção. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador convicção. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Procure Viver na Certeza

Eu sei em quem tenho crido… (2Tm 3:16).

       O grande problema de uma vida cristã anêmica, fragilizada é a falta de convicção. Quem vive na dúvida, pode ser sempre vacilante. O apóstolo Pedro adverte-nos que temos o dever de saber explicar quando alguém nos pede a razão ou razões da nossa esperança.
“Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1Pe 3:15).
       O apóstolo João, diversas vezes, falou sobre o verbo saber em sua primeira epístola. A vida cristã não é dar salto no escuro, não é ignorância, mas é certeza, convicção e saber.
       Não podemos progredir espiritualmente se avançarmos como cegos apenas tateando ou sendo conduzidos confortavelmente por alguém.
       É preciso aprendermos cada dia as lições que nos são passadas pelos líderes, discipuladores, seja através dos grupos pequenos, ou das reuniões de celebração, encontros e congressos.
       Não podemos avançar sem que nossas dúvidas sejam esclarecidas. Pergunte aos mais experientes ou pessoas de confiança. Seu líder quer que sejas sempre esclarecido, pois isso provará que ministério de ensino está gerando frutos.
       Paulo disse: “Porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção” (I Ts 1:5).

       O Rev. Hernandes Dias Lopes, diz que “nenhum cristão pode ‘tomar emprestadas’ as convicções de outro para ter uma vida cristã honesta” (Romanos – o evangelho segundo Paulo, p.457). O crente que não tem certeza de que está fazendo a coisa certa, mas o faz, se condena em seu ato. Isso porque sua ação não está em harmonia com sua convicção interior, ou seja, com sua fé. Tudo o que não é feito em harmonia com a convicção de que está de acordo com a Bíblia é pecado, embora, por si só, possa ser uma ação correta. Tudo que é feito sem fé, ou convicção, é pecado, Rm 14:23.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Certeza de Salvação: sim ou não?


É possível um cristão ter certeza de salvação

Há muitas seitas e movimentos contraditórios, que afirmam não ser possível uma pessoa afirmar que já é salva. Dizem que Deus é que vai decidir se a pessoa merece ou não. No entanto, a regra áurea de fé e prática do cristão é a Bíblia Sagrada. Vejamos o que ela afirma:

Jesus foi enviado pelo Pai ao mundo, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Crer é uma decisão presente, portanto a partir do crer já existe o direito de vida eterna: “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Observe esse verso:Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê, já está condenado, pois não crê no nome do Filho unigênito de Deus” (Jo 3.18). Crendo em Jesus estamos livres de qualquer condenação; não crendo, já estaríamos condenados.

A Salvação não é resultado de merecimento humano, mas de uma decisão pessoal em aceitar Jesus como único e suficiente Salvador: “Ele nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não por causa das nossas obras, mas devido ao seu propósito e à graça que nos foi concedida em Cristo Jesus antes dos tempos eternos” (2Timóteo 1:9). “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8); Note que esses textos dizem: “nos salvou” e “sois salvos” enfatizando algo presente.

A vida cristã não pode ser praticada na ignorância. Deve ser consciente. Vejamos: “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Eu vos escrevo essas coisas, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna” (1João 5:12, 13).

Jesus foi bem definido quando falou com seus discípulos a respeito da vida eterna: “Dou-lhes a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrancará da minha mão” (Jo 10.28).


O cristão pode ter certeza de salvação pelos seguintes motivos:
  1. Deus providenciou um meio para que haja salvação - Jesus;
  2. Para ser salvo é preciso crer em Jesus e sua Palavra – o cristão crê;
  3. Quem crer será livre de qualquer condenação – o cristão está livre;
  4. A salvação é presente, graça de Deus – o cristão a recebe;
  5. Quem tem o Filho tem a vida – o cristão tem;
  6. Quem crer em Jesus sabe que tem a vida eterna – o cristão sabe.


Portanto, é possível uma pessoa saber se está salva. Fora isso, há ainda o testemunho interno do Espírito Santo: “O próprio Espírito dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16).

sábado, 27 de setembro de 2008

A CONFIANÇA INABALÁVEL EM DEUS

A CONFIANÇA DAQUELE QUE SERVE A DEUS

Rm 10:35-36


Introdução: Aqueles que desejam servir bem ao Senhor Jesus e se constituir numa bênção para si, sua família, cidade, estado e nação, precisam encarar tudo com zelo e responsabilidade. Jesus chama seus seguidores de sal, luz, testemunhas, filhos, amigos, servos, obreiros, etc. O apóstolo Paulo chama as pessoas que fazem parte da Igreja de carta, ministro, apóstolo, evangelista, pastor, mestre, etc. “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef 4:11-12). Todos aqueles que professam o nome de Jesus precisam manter-se em santidade: “Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade” (2 Tm 2:19). O poder de influência de um cristão, seja direta ou indiretamente, poderá ser grande através do ensino, testemunho e bom exemplo! “tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem” (1 Pedro 2:12).

Transição: O texto básico mostra-nos o valor incalculável da segurança pessoal a fim de alcançarmos bons resultados no serviço da obra de Deus. É de suma importância que notemos a expressão: “não rejeiteis, pois a vossa confiança” (Hebreus 10:35). Veja em três versões: 1. (RA) Não abandoneis, portanto, a vossa confiança ela tem grande galardão. 2. (RC95) Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. 3. (NTLH) Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa. Isto significa que precisamos ser uma pessoa segura, definida, determinada e convicta da posição espiritual que ocupamos no Reino de Deus e na promoção de seu crescimento, pois tudo quanto fizermos permanecerá nos relatos divinos e por fim resultará em premiações e recompensas. Davi, um homem experiente, afirmou: “O Senhor Deus recompensa aqueles que são fiéis e corretos” (1 Sm 26:23 - NTLH). Mas para que não percamos o ânimo diante dos desafios, convém ter paciência, tal qual um lavrador que espera o fruto de sua semeadura, pois do contrário, poderemos nos perder em meio à tendência humanista de resultados imediatos. Paulo disse: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento”.

O que se requer de cada um de nós que servimos a Deus é que sejamos seguros e confiantes em duas coisas:

 I – SEGURANÇA EM SUA RELAÇÃO COM DEUS 

Antes de fazer é preciso ser. Muitos estão desrespeitando essa ordem e estão desesperadamente atrás de querer fazer a obra de Deus, sem contudo, ser uma pessoa de identificação saudável em sua relação com Deus. Fazer a obra de Deus é imprescindível, mas de que adianta qualquer esforço sem entendermos primeiro que realmente somos? Isso resultaria em fracassos, desapontamentos, frustrações e, conseqüente abandono de algo que se começou, mas não se deu continuidade. Antes de sermos servos precisamos saber que somos filhos, Jo 1:12. João ressalta fortemente o valor de crer em Jesus Cristo. Crer é a resposta do homem com a mente, o coração, com toda a vida, à ação salvadora de Deus por meio de Jesus Cristo. Quando uma pessoa “crê”, recebe a vida eterna e passa a ser filho de Deus. Seguros de que somos filhos de Deus poderemos fazer melhor a sua obra, Rm 8:16-17. Um pai ama seus filhos porque são filhos e não pelo que eles fazem ou deixam de fazer. Com certeza, há um lugar para o trabalho, os esforços e as realizações dos filhos, mas essas coisas não mudam o valor deles para os pais. Você nunca estará seguro em seu relacionamento com Deus e também não estará seguro em seu ministério, até que você conheça e entenda o verdadeiro propósito de Deus para sua vida – andar com Ele como filho amado, Rm 8:14. O status de filho não é conquistado por merecimento, mas é gratuito a partir do exato momento em que crendo em Jesus se firma uma aliança com Ele: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gl 3:26). Por toda a Bíblia vemos é o propósito de Deus sempre foi: Redimir – tomar de volta a posse de (seu nome); Restaurar – trazer de volta (seu nome) à condição de filho com todos os direitos e deveres – “E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo” (Rm 9:26). Reconciliar – restaurar o relacionamento de (seu nome) para com Ele – “Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada” (Rm 9:25). O pecado nos separou de nosso Deus e Pai, mas não nos separou de seu amor incondicional e imutável, Jo 3:16-17. Esse amor incomparável operou a sua graça, a fim de restaurar nossa relação com Deus, Ef 2:8-9. O que está dito não poderá ser invalidado: 2 Co 5:17; Rm 8:1; Rm 8:31-34; A MINHA RELAÇÃO COM DEUS É FIRME E SUSTENTÁVEL ELE É MEU PAI FIEL E AMOROSO SOU FILHO AMADO E SEGURO Zc 2:8 - aquele que tocar em vós na menina de seus olhos 1 Jo 5:18 – aquele que é de Deus, guarda-se do pecado e o maligno não lhe toca.

II – SEGURANÇA EM SEU CHAMADO – Rm 8:28

O chamado para ser um líder espiritual acontece em meio aos filhos de Deus e não se baseia em simpatia, politicagem ou em promessas chantagistas visando atrair ou manter a pessoa junto a nós, mas precisa ser uma ação direta do Espírito Santo, At 13:2-3; 2 Tm 1:9. Aquele que recebe o chamado poderá enfrentar muitos desafios e até descrédito em sua posição. Paulo sofreu isso até de cristãos a quem chamou de “falsos irmãos”, 2 Co 11:26; Gl 2:4. A segunda carta aos Coríntios foi praticamente uma defesa quanto ao seu ministério. Apesar do descrédito e das perseguições, Paulo possuía grande segurança quando afirmava: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (At 20:24). Quem nos chama é Deus – “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1Co 1:9). Se entendermos bem a nossa posição de filhos amados significa que poderemos corresponder com alegria e eficácia às expectativas do propósito Deus e fazer a sua obra de forma obediente, sem resistências ou reclamações. Faremos a obra de Deus não para agradarmos a Deus a fim de sermos salvos, mas por sermos filhos salvos faremos o melhor, pois será Deus realizando dentro de nós, Fp 2:13. Precisamos entender que: NÃO SOU UM SER HUMANO QUE ESTOU TENDO UMA EXPERIENCIA ESPIRITUAL TEMPORÁRIA, SOU UM SER ESPIRITUAL QUE ESTOU TENDO UMA EXPERIÊNCIA HUMANA TEMPORÁRIA. Sendo filho amado de Deus obedeço ao chamado e o executo de forma segura: “Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” (1 Pe 2:21). Só teremos confiança e segurança em nosso chamado quando houver certeza que foi Deus quem nos chamou e vocacionou: Um discipulador não pode produzir confiança; Uma Escola Bíblica não poderá produzir confiança; Um presbitério não poderá produzir confiança; Uma ordenação não poderá produzir confiança; Estudos, diplomas ou amizades com pessoas chamadas não poderá produzir confiança. Tudo isso poderá ser muito bom e ajudará, mas... Somente Deus poderá produzir confiança – e quando você é chamado, você acredita na capacitação através do Espírito Santo, At 1:8.

Conclusão: Quando aceito o propósito de Deus para minha vida, primeiro preciso saber que sou filho de Deus, o que me dará segurança no relacionamento com Deus (se somos filhos, somos também herdeiros). Depois compreenderei e terei segurança do chamado dele para minha vida (eu vos escolhi para que vades e deis fruto). Se assim for, tudo quanto eu fizer em prol do Reino de Deus será com prazer, Rm 1:16. Sabe por que muitos não têm certeza do seu ministério? Porque não entenderam o propósito de Deus – sermos filhos e depois servirmos. Quando se quer servir antes de ser filho não dá certo. É só canseira e enfado!

terça-feira, 10 de junho de 2008

FUNDAMENTADO EM FIRME CONVICÇÃO

2Co 4:13; Rm 14:5

“As opiniões nos custam apenas um fôlego, mas as convicções podem nos custar a vida” (J. Osvalds Sanders).

Somos cercados de pessoas dotadas de opiniões, mas faltam-nos homens e mulheres de fortes covicções. No entanto, para sermos bem sucedidos é necessário que sejamos resolutos naquilo que entendemos ser de importância na vida. Não podemos abrir mão de princípios vitais a um cristão.
Deus não aprova a falta de firmeza, pois Ele próprio “não tem mudança e nem sombra de variação”. E, ao falar a respeito daqueles que lhe servem, afirmou: “o meu justo viverá da fé, mas se ele recuar a minha alma não terá prazer nele”.
Existe na Bíblia muitos fatos que demonstram o quanto é preciso ser firme e decisivo:

Josué, ao perceber que o povo de Israel estava vivendo uma vida de fé volúvel, desafiou-lhe a tomar uma decisão: “Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais dalém do rio e no Egito, e servi ao SENHOR. Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Js 24:14-15).

Elias desafiou o povo a escolher Deus ou Baal: “E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada” (1Rs 18:21).

Jesus falou que ninguém consegue servir a dois senhores: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mt 6:24). Então é necessário convicção para se apegar a um e rejeitar o outro.
Tiago nos fala que tudo o que fizermos precisa ser por fé, pois aquele que dúvida não alcançará nada: “Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento” (Tg 1:6). Uma pessoa volúvel pode ser facilmente influenciada pelo enganador.

O homem e a mulher que se dedica a Deus têm que ter diligência (dic. Aurélio: cuidado ativo; zelo, aplicação) para com as coisas aprendidas: “Por isso convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas” (Hb 2:1).

O apóstolo Paulo, como qualquer outro líder valoroso, nutria fortes convicções. Ele tinha crenças inabaláveis concernentes a Deus e ao homem, a vida e a morte, ao mundo presente e futuro. Isso credenciava sua liderança:

Quanto as Escrituras Sagradas, ele possuía uma forte convicção de sua autenticidade e valor para poder aplicá-la em todas as facetas da vida: “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” (2Tm 3:16-17).

Diante das oposições e críticas ele pouco se importava: “Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por qualquer tribunal humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. Porque, embora em nada me sinta culpado, nem por isso sou justificado; pois quem me julga é o Senhor. Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor” (1Co 4:3-5). Na verdade, ele não temia o juízo humano, porque tinha certeza de sua posição diante do Superior Tribunal de Justiça Divina.

Quanto a consciência, ele afirmou que não podemos viver debaixo de acusação. A consciência é uma voz interna que nos tenta impulsionar ou tenta bloquear nossas atitudes, sendo assim precisamos seguir seu conselho e advertência: “Esta admoestação te dirijo, filho Timóteo, que segundo as profecias que houve acerca de ti, por elas pelejes a boa peleja, conservando a fé, e uma boa consciência, a qual alguns havendo rejeitado, naufragaram no tocante à fé” (1Tm 1:18-19). Conservar a fé significa firmeza; conservar a boa consciência significa atitude aprovada.

A consciência é tão fiel em condenar o que é errado, quanto elogiar o que é correto: “Nisto conheceremos que somos da verdade, e diante dele tranqüilizaremos o nosso coração; porque se o coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas. Amados, se o coração não nos condena, temos confiança para com Deus; e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista” (1Jo 3:19-22).

No entanto, a consciência não é capaz de curar a si mesma, de modo que precisamos submetê-la a provisão do Sangue de Jesus, Hb 9:14. Ela não é infalível, pois é flutuante que reage fielmente aos padrões aceitos, padrões que podem ser equivocados:

A consciência de um hindu protestaria com veemência quanto ao fato de matar uma vaca, mas se sentiria satisfeita com o sacrifício de uma viúva sobre a pira do funeral.

A consciência dos promotores da chamada “santa inquisição” se alegravam com o fato de matarem vidas, cujos pensamentos e crenças não fossem iguais aos seus.

O próprio apóstolo Paulo, quando fariseu, sentia-se realizado no fato de ver cristãos sendo exterminados. Só após sua profunda experiência de conversão a Jesus foi que sentiu na consciência o peso de tão grande mau e se arrependeu.
Podemos ter atitudes erradas, embora nos justifiquemos achando que estamos certos. A cosnciência vai determinar de acordo com o padrão aceito.

Precisamos moldar nossa vida e pensamento de acordo com os princípios da Palavra de Deus: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Fl 4:8).
1Tm 1:13 “Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus”;

2Tm 3: 13-15 “Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela que há em Cristo Jesus”.

sábado, 5 de abril de 2008

UM CONQUISTADOR SUPERA LIMITES

Josué 1:5

INTRODUÇÃO: As dificuldades que você encontrar se resolverão conforme você avançar. Prossiga, e a luz aparecerá, e brilhará com clareza crescente em seu caminho. Veja o que disse o autor do famoso livro ‘como fazer amigos e influenciar pessoas’: "As coisas mais importantes no mundo foram realizadas por pessoas que continuaram tentando quando parecia não haver esperança de modo algum" (Dale Carnegie). Jesus afirmou que no mundo teríamos aflições, mas que deveríamos manter o bom ânimo. Com certeza, a maior derrota na vida de uma pessoa é o desânimo. Ele é o culpado por muitos sonhos estar na gaveta das frustrações.

TRANSIÇÃO: O próprio Deus falou para Josué: “ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida”. Em Números 23:19 afirma que Deus não é homem para mentir e nem filho de homem para se arrepender. Se Ele falou, pode estar certo que velará para cumprir o que falou. Essa palavra de Deus vem para você e eu nos dias atuais. Hoje Deus diz para você: “como fui com Moisés, fui também com Josué e serei contigo. Vá em frente, pois ninguém vos poderá resistir. Esse é o ano da conquista e da nossa virada. Diante disso podemos afirmar que um conquistador é alguém que supera limites. Temos ouvido muito sobre a conquista de nações para o Senhor Jesus. No entanto, precisamos saber que ninguém alcança as nações se não passar antes por mudanças pessoais extremamente profundas: a conquista interior, exterior e dos nossos sonhos, nossa mudança de atitude e mudança de nosso auto-conceito.

1. TEM CONSCIÊNCIA DAS ÁREAS A SEREM CONQUISTADAS
 A conquista do que há no seu interior – “tem cuidado de ti mesmo e do ensino porque fazendo isso te salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” É a que acontece dentro de você. Todo mundo pode ter um conceito diferente, mas o que importa é o que está dentro de você, o que importa é o conceito formado dentro do seu interior. O que é mais tremendo nessa visão é que ela oferece cura e libertação tanto para quem ministra, como para quem ouve. Domine seus Pensamentos, pois conquistador e aquele que tem sempre um Pensamento Positivo. É aquele que não fica “alisando” suas feridas, remoendo suas experiências dolorosas. É aquele que não se deixa dominar pelos seus aparentes traumas, derrotas ou fracassos. Ele vai sempre à luta e nunca desiste. Nenhum sucesso externo compensa o fracasso interno: Salomão, grande conquistador, conquistou as nações e os reinos da terra, era o homem mais sábio do mundo, mas não conseguiu conquistar o seu próprio Eu e deixou que as paixões do seu coração o dominasse... 700 mulheres e 300 concubinas (I Reis 11:3 “... e as suas mulheres lhe perverteram o coração”). A conquista exterior - Ninguém conquista algo fora se não conquistou dentro; isso é uma regra espiritual. Ninguém conquista um segundo território sem antes ter conquistado o primeiro, porque senão poderá não ter nem um e nem outro. Abraão conquistou a terra física, porque soube trazer a terra espiritual. Isto significa que a oração de Jesus não vai ficar sem resposta: "Venha a nós o Teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na Terra como no céu", porque Jesus tinha o coração de um conquistador, que vive empenhado em trazer esta dimensão sobrenatural para o natural. A conquista dos nossos sonhos - Conquistamos nossos sonhos se a nossa alma estiver livre para fazermos exatamente o que deve ser feito nesta nação. Essa história tem que ser mudada! Precisamos agir com integridade e dignidade e ver nossas debilidades e falhas. Cuidado! Você pode estar apenas acomodado; esteja sempre agradecido, mas nunca satisfeito. A satisfação de um homem que tem visão é temporária. O visionário fica satisfeito por etapas e por um tempo, porque quando está se cumprindo o seu projeto, ele já tem um outro grande desafio e o Senhor honrará tanto o primeiro como os próximos.

2. MUDA A MENTALIDADE COM RESPEITO A SI MESMO
 É isso mesmo! Mudança de atitude implica em receber essa alma nova. Fale bem de você mesmo! Quando lhe disserem: irmão você é uma bênção, diga: "sou mesmo, o mérito não é meu, é do Senhor, mas eu sou mesmo uma bênção! Nasci para ser bênção e vou assumir a bênção que eu sou". Mude o conceito de quem você é! Ao acordar amanhã em sua casa, com sua família, declare a bênção sobre eles e sobre a sua casa, ainda que eles não lhe entendam. Diga: "Esta casa se encherá da glória de Deus". Mudar o conceito sobre você mesmo será uma grande bênção dada pelo Senhor. Creia que você é a pessoa chave para mudar as circunstâncias. Diga para você mesmo: "eu sou um transformador de circunstâncias e, aconteça o que acontecer, seja o que for, quando eu chegar, vai mudar para melhor". Você foi chamado para mudar as circunstâncias e não para se amoldar a elas! Mude-as! As pessoas vão começar a dizer: "chama o fulano aqui, porque se ele vier as coisas mudam". Você será solicitado para mudar as circunstâncias e já vai entrar com autoridade. Diga crendo: "eu sou uma bênção! Eu acredito no meu potencial e no que Deus fez na minha vida!". Mude o conceito que você tem sobre você! Diga: "eu sou forte, eu sou rico, eu sou um projeto de Deus e eu rompo com todas as cadeias da alma". Veja este diálogo parafraseado entre Deus e Gideão (Jz. 6): - Gideão! - disse Deus. - Quem és tu? - respondeu Gideão. - Eu sou o Senhor e quero falar contigo. Tu vais lutar contra este povo. - Eu não posso - respondeu Gideão. - Mas, Eu posso - disse o Senhor. - Meu pai é pobre! - Mas você é rico! - Eu não tenho genealogia profética! - Mas você é profeta! - Eu não sei como lutar! - Eu lutarei por ti! Deus é assim. Ele sempre muda o passado. O problema de Saul e a dificuldade que ele teve de assumir o tudo aquilo, foi devido ao conceito que ele tinha dele mesmo. Saul estava escondido enquanto o povo o estava ovacionando, não porque fosse muito humilde e, sim, porque não tinha um bom conceito dele mesmo. Saul não conhecia o potencial que estava dentro dele! Não sabia quem ele era! Hoje Deus quer que você mude o seu auto-conceito. Se você diz: "eu sou fraco", diga "eu sou forte"!

3. SUPERA SEUS PRÓPRIOS LIMITES
 Se você mudar o conceito que você tem de você mesmo, disser que você é uma bênção e sustentar isso, Deus vai lhe dar todas as condições para você vencer os limites da sua alma. Precisamos vencer os limites da alma! Tem gente andando nessa visão há tanto tempo e nós podemos ver a expressão da alma cuja aparência parece que está desacordada. Hoje Deus vai ativar a sua alma. Você estará melhor a cada dia, pois o seu crescimento é de degrau em degrau, de glória em glória e todos vão se alegrar de ver em você uma pessoa cheia do poder, da estratégia e do Espírito Santo de Deus. Quem fará essa novidade? O nosso Deus, segundo as Suas riquezas em glória. É o milagre que vem de uma alma restaurada sem limites e sem fronteiras. Se nós quisermos conquistar esta nação, a alma precisa estar mudada. É preciso mudar a alma, os conceitos e os pensamentos, romper as cadeias, ser curado do medo e da covardia. Levante a sua voz e comece a declarar que você é um líder de êxito e que você tem uma alma livre.

CONCLUSÃO: Alguém afirmou e eu concordo: “só é vencido aquele que admite a si mesmo que está derrotado”. Faça como Paulo declare com firmeza: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Romanos 8:38-39).

 Ministração preparada para o II Acampajovem da IPR de São José-SC Pastor Wanderley da Silva