quarta-feira, 28 de março de 2012

Certeza de Salvação: sim ou não?


É possível um cristão ter certeza de salvação

Há muitas seitas e movimentos contraditórios, que afirmam não ser possível uma pessoa afirmar que já é salva. Dizem que Deus é que vai decidir se a pessoa merece ou não. No entanto, a regra áurea de fé e prática do cristão é a Bíblia Sagrada. Vejamos o que ela afirma:

Jesus foi enviado pelo Pai ao mundo, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Crer é uma decisão presente, portanto a partir do crer já existe o direito de vida eterna: “Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Observe esse verso:Quem nele crê não é condenado; mas quem não crê, já está condenado, pois não crê no nome do Filho unigênito de Deus” (Jo 3.18). Crendo em Jesus estamos livres de qualquer condenação; não crendo, já estaríamos condenados.

A Salvação não é resultado de merecimento humano, mas de uma decisão pessoal em aceitar Jesus como único e suficiente Salvador: “Ele nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não por causa das nossas obras, mas devido ao seu propósito e à graça que nos foi concedida em Cristo Jesus antes dos tempos eternos” (2Timóteo 1:9). “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus” (Efésios 2:8); Note que esses textos dizem: “nos salvou” e “sois salvos” enfatizando algo presente.

A vida cristã não pode ser praticada na ignorância. Deve ser consciente. Vejamos: “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Eu vos escrevo essas coisas, a vós que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna” (1João 5:12, 13).

Jesus foi bem definido quando falou com seus discípulos a respeito da vida eterna: “Dou-lhes a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrancará da minha mão” (Jo 10.28).


O cristão pode ter certeza de salvação pelos seguintes motivos:
  1. Deus providenciou um meio para que haja salvação - Jesus;
  2. Para ser salvo é preciso crer em Jesus e sua Palavra – o cristão crê;
  3. Quem crer será livre de qualquer condenação – o cristão está livre;
  4. A salvação é presente, graça de Deus – o cristão a recebe;
  5. Quem tem o Filho tem a vida – o cristão tem;
  6. Quem crer em Jesus sabe que tem a vida eterna – o cristão sabe.


Portanto, é possível uma pessoa saber se está salva. Fora isso, há ainda o testemunho interno do Espírito Santo: “O próprio Espírito dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16).
Postar um comentário