quinta-feira, 22 de março de 2012

A Impossibilidade Humana e a Possibilidade Divina

Só Deus Pode Transformar o Homem

O ser humano é incapaz de mudar a si mesmo. Somente o poder de Deus é capaz de transformar o coração e o caráter corrompido do homem. O pecado deixou a humanidade fragilizada e tendenciosa para o mal. Davi afirmou: "Eis que, em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe" (Sl 51.5). Deus falou através do profeta Jeremias: "Pode o etíope mudar a sua pele ou o leopardo as suas pintas? Podereis vós fazer o bem, estando treinados para fazer o mal?" (Jr 13.23) - cabe aqui duas implacáveis respostas "não".

O apóstolo Paulo sabia muito bem do que se trata essa incapacidade: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço" (Rm 7.18-19).

Para que possamos experimentar a vontade de Deus, em nossa vida, é necessário uma transformação da nossa mente, Rm 12.2. Precisamos receber um tratamento, que só o Espírito Santo é capaz de fazer, através da aplicação da Palavra de Deus. Temos que passar a possuir a mente de Cristo, 1Co 2.16. Somos advertidos a pensar nas coisas lá do alto, Cl 3.2. Jesus falou sobre acumularmos tesouro nos céus, Mt 6.19-20. Tudo isso mostra que para termos vitória é necessário uma relação íntima e um sério compromisso com o Reino celestial.

Deus enviou Seu filho unigênito com o firme propósito de resgatar cada pessoa que nele crer, a fim de que passe a viver em uma nova dimensão de vida - somente arraigados e fundamentados nele será possível produzir frutos dignos de arrependimento; o Espírito Santo operará livremente no coração, levando cada um a produzir o fruto do Espírito - amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Uma pessoa em seu estado natural, nunca conseguirá entender e praticar os princípios sadios de uma vida digna de Deus. Para que seja vivenciado esses princípios é necessário "nascer do Espírito". Quando alguém tentar mudar a si mesmo o que ocorrerá é esgotamento e frustração. Religiosidade vazia não opera vida, apenas hipocrisia. Para que haja transformação é necessário abrir os ouvidos às Palavras de Deus, bem como, o coração para que o Espírito possa promover uma justa operação. "Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda Judéia, Samaria e até os confins da terra" (At 1.8).

Jesus transformou a vida de publicano, chamado Zaqueu, de um cidadão gadareno, que vivia atormentado pelo maligno, de uma mulher samaritana da cidade de Sicar, de Saulo de Tarso, aquele que era feroz perseguidor da igreja e tantos outros. Pode perfeitamente transformar qualquer coração maldoso, pois o convite ainda está aberto: "Vinde a mim, todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei; tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração..." (Mt 11.28-30). Abra seu coração para Jesus pois Ele afirmou: "Sem mim, nada podeis fazer" (Jo 15.5).
Deus te abençoe!

Postar um comentário