quinta-feira, 8 de março de 2012

Santificação - a vontade de Deus

"Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação" (1Ts 4.3).


Para aqueles que desejam descobrir e viver dentro da vontade de Deus, eis uma das facetas importantes a incluir em suas vidas - a santificação, sem a qual nunca poderemos ver o Senhor, Hb 12.14.


O termo santificação é originário da palavra grega "haghiasmos", cujo significado é "deixar de ser terreno, mundano" (ha = não, gheos = terreno, mundano). Paulo, advertiu os cristãos da igreja de Colossos, a que se empenhassem em buscar e pensar nas coisas lá do alto, Cl 3.1-2. Jesus disse que nosso tesouro deve ser acumulado lá no céu, onde não haverá corrosão, nem furto.

Na oração, conhecida como sacerdotal, Jesus afirmou que seus discípulos não são do mundo, assim como Ele não era do mundo e, suplicou ao Pai: santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade, Jo 17.16-17. Somos cidadãos de um Reino que não é deste mundo. Somos cidadãos celestiais.


Santo é um dos atributos divino. E o desafio está lançado: "Assim como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver. Porquanto escrito está: sede santo, porque eu sou santo" (1Pe 1.15-16). O referencial é excelente, portanto basta seguir as pisadas do Mestre. Por coerência, aqueles que servem a Deus procuram se esforçar sempre para andar como Jesus andou, 1Jo 2.6.

A santificação deve ser ampla na vida do cristão: "...todo vosso espírito e alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis..." (1Ts 5.23). O verdadeiro cristão possui uma consciência pura para com Deus, e com os homens piedosos. Vive uma vida de consagração responsável, onde não há obrigatoriedade ou imposição de leis por parte de um líder ou autoridade, mas de voluntariedade. Vive de forma a não dar mau testemunho, ou motivos para repreensão.

Meus queridos irmãos, que possamos manejar a Palavra da verdade, com o intuito de aplicá-la em nossas ações e viver diário, porque desta forma vamos purificar nosso caminho e evitaremos pecar contra Deus, Sl 119.9, 11. Para vivenciarmos as promessas divinas, é necessário passarmos por esse processo: "santificai-vos, porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós" (Js 3.5). 

Pr.Wanderley da Silva 

Nenhum comentário: