terça-feira, 6 de março de 2012

Não Basta Ser Religioso - Adore Verdadeiramente


ALEGRANDO-SE NA CASA DO SENHOR
Salmos 122:1


Introdução: Uma das expressões mais visíveis de alegria é o riso! Hoje em dia a própria ciência reconhece que o riso é terapêutico (terapia do riso). A Bíblia já dizia: “...o coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos... (Pv 17:22).
Os meios de comunicação investem pesado no humor, com o propósito de distrair as pessoas e, com isto, atrair audiência. É uma alegria passageira.

Transição: o texto básico nos fala de uma alegria diferente; uma felicidade que deve invadir nossos corações em pensarmos: “Vamos à Igreja”.


1.      POR QUÊ MUITOS NÃO SE ALEGRAM?

a) Uns estão fora de sintonia – veja que é irritante um rádio ou uma T.V. fora de sintonia. Você só ouve chiado, não consegue discernir as cores e nem o que está sendo dito.
Fora de sintonia não conseguimos ouvir a voz de Deus!  Jó 34:2,3 ...o ouvido prova as palavras como o paladar experimenta a comida...– quando o ouvido não ouve é como gripado que não sente paladar!
Por três vezes Deus falou com Samuel e somente na 4ª vez ele percebeu que era Deus falando! I Sm 3:10

b)     Outros estão com o coração em outro lugar - Mt 6:21...porque onde estiver vosso tesouro, aí estará o vosso coração...
Muitos estão somente fisicamente, mas o coração está longe:está no futebol, nas dívidas, no serviço. Quando vamos à igreja temos que nos desligar de tudo o mais, Mt 6:33.
Lembrai-vos da mulher de Ló, Lc 17:32.  Seu coração estava em Sodoma e ao sair olhou para trás e se tornou imprestável ( uma estátua de sal).
Onde está seu coração meu irmão?

c)     Outros estão vivendo deliberadamente no pecado - Is 30:9,10 “...dizei-nos coisas aprazíveis e vede para nós enganos...”
Estes são os que acham que o pastor é muito duro, porque vive pregando contra o pecado! Acham que o pregador deveria ser mais Light, menos radical! Isto já diziam do discurso de Jesus: “..duro é este discurso...quem o pode ouvir?” Jo 6:60
Quantos gente carnal! Não querem mudança de vida! Querem cristianismo de conveniência!


2.      O QUE FAZER PARA RECUPERAR A ALEGRIA?

a)     Temos que desejar estar na casa de Deus - “...assim como o cervo brama pelas águas, minha alma suspira por Ti, ó Deus...” (Sl 42:1).
O cervo procura as águas para despistar o inimigo que sente o seu cheiro e para saciar a sede. Da mesma forma, a Igreja é nosso refúgio onde somos acolhidos e instruídos. O inimigo não tem poder sobre uma vida que é fiel a Deus e também nas reuniões da igreja.

b)     Temos que valorizar estar na casa de Deus - “...bem aventurados os olhos que vêem o que vós vedes...muitos profetas e reis desejaram ver o que vedes e ouvir o que ouvis...” (Lc 10:23,24).
Quantos queriam ter o privilégio que temos: uma dinâmica de pregação clara e instrutiva; liberdade de celebrar a Deus com excelentes músicas; cultos onde saímos edificados e alimentados emocional e espiritualmente! “...vem dias que enviarei fome...fome de ouvir a Palavra do Senhor...” Am 8:11

c)     Reconheça teus pecados e confesse-os - “...tem misericórdia de mim... purifica-me... lava-me.... torna a dar-me a alegria ” Sl 51:1,7,12
O problema não está no pastor, no ministério de louvor, na liturgia e muito menos em Deus. O problema está em você! Diz a Palavra: “...isto é enfermidade minha...” Salmos 77:10

Conclusão: Tiremos a cera dos ouvidos. Coloquemos a vida em ordem com Deus. Deus está falando! Você não está ouvindo! Tenha hoje a mesma disposição de Samuel: “Fala Senhor... pois o teu servo ouve!” Só assim a alegria do Senhor será a tua força.

Nenhum comentário: