IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA EM SÃO JOSÉ - SANTA CATARINA - Avivamento e Crescimento nas Sagradas Escrituras
Mostrando postagens com marcador confiança. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador confiança. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 16 de julho de 2015
Você tem Valorizado Sua Filiação em Deus?
A parábola do filho pródigo (Lc 15:11-32) revela as dificuldades enfrentadas por um pai, quando os filhos não vivem como deveriam viver. Um manifestava insatisfação e resolveu sair de casa; o outro não saiu de casa e manifestou insatisfação também.
1) O mais novo resolve sair de casa, afastando de seu pai e vivendo regaladamente na devassidão, gastando todo seu dinheiro. Enfadou-se da casa do pai. Entrou em seu coração um espírito aventureiro que pensava que lá fora, longe do pai as coisas eram melhores. Mal sabia ele o engano enorme que estava permitindo em sua alma.
2) O mais velho continuou na casa do pai, mas vivia como se estivesse longe, não abria seu coração para desfrutar de seus privilégios. Estava em casa, mas vivia como se não estivesse. Não desfrutava dos privilégios ou provisões da casa paterna. Quando o filho não abre seu coração para o melhor de Deus, acaba querendo acusar Deus de injusto diante de suas atitudes generosas para com outras pessoas. Nessa condição o egoísmo aflora e não suporta ver os seus irmãos se voltarem para o pai.
Isso retrata a vida dos filhos de Deus. Quantos não dão o devido valor a vida com Deus!
terça-feira, 24 de abril de 2012
UNÇÃO COM PROPÓSITO
Muitos crentes estão morrendo
afogados na unção, pois não tem correspondido à razão e propósito pelo qual ela
existe e lhe foi confiada. Pensam que unção é algo mágico, ou místico.
Qualquer unção é dada com um
propósito que, no mínimo, deve produzir maior obediência aos princípios da
Palavra de Deus. Fora isso, é modismo e emocionalismo descabido que produz
arrogância e, consequente, declínio espiritual.
Unção é algo de Deus que, conforme
a utilizamos, vamos sendo reabastecidos como uma caixa de água - quanto mais se
empenhar em abençoar, mais se renova, no entanto, se nada distribuir, envelhece
e torna-se algo mal cheiroso e cheio de lodo que não abençoa, e ainda contamina
com doenças aqueles que não estiverem saudáveis o suficiente para resistir seus
vírus.
Jesus disse "quem crê em mim,
como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva. E isto dizia
ele sobre o Espírito Santo que haveriam de receber todos os que cressem
nele".
Em Cristo vida renovada, com certeza.
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012
Vencedor ou derrotado - a escolha é sua
A
VITÓRIA OU A DERROTA COMEÇA NO INTERIOR
Rm 12:2
INTRODUÇÃO: Em
Nova York , os lixeiros entraram em greve, e o lixo
acumulou-se por todos os lados. Uma certa pessoa não sabendo mais onde colocar
o lixo acumulado, resolveu embrulhar o lixo e colocar os pacotes como se fosse
um presente esquecido em algum lugar na cidade. Ao fazer isto, ficou olhando de
longe alguns rapazes que não agüentaram a tentação de levar embora aquelas
caixas que na cabeça deles, foram esquecidas ali. Quando chegaram em casa, que
abriram as caixas, foram surpreendidos com um bocado de lixos. Assim faz o
diabo, ele embrulha o lixo para você levar para a casa. Ele faz tudo para que
você não seja vitorioso e quer te encher de lixo.
TRANSIÇÃO: O texto básico nos mostra que devemos ter a mente
transformada, a fim de experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de
Deus. A mente é o lugar onde o diabo trabalha. Ele tenta semear dúvida,
desunião, preconceito, ressentimento, ciúme, ódio. No entanto, está em nosso
poder dar um basta nas ações do diabo e tomarmos posse da mente de Cristo. Para
que possamos vencer o mal é necessário observarmos o seguinte:
I – PRECISAMOS NUTRIR
PENSAMENTOS BONS E CORRETOS
a.
Salomão
falou sobre um princípio importante: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz:
Come e bebe; mas o seu coração não está contigo” (Provérbios 23:7 RA). Nós podemos nos tornar qualquer
coisa se permitirmos que nossa mente pense nisso continuamente. Se vivermos
pensando em doença ou que somos doentes, estes pensamentos podem produzir o que
tememos.
b.
Jó era um homem justo, correto, desvia-se do mal, mas havia em seu
coração um problema: ele tinha medo que algo ruim lhe acontecesse, conforme
ficou registrado: “Por que o que eu temia
me veio, e o que receava me aconteceu” (Jó 3:25 RC).
c.
A Bíblia afirma que “o medo produz tormento; logo, aquele
que teme não é aperfeiçoado no amor” (1 João 4:18 RA).
d.
O medo é destruidor, tanto para o espírito, como para a alma e o
corpo. Jesus, o excelente mestre e maior psicólogo, disse: “não temas; crê somente” (Lucas 8:50).
e.
Como ocupar minha mente? Fp 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto,
tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa
fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.
II –
PRECISAMOS DOMINAR E CONTROLAR NOSSAS EMOÇÕES
a.
Há muitas pessoas que são escravas de seus sentimentos. A Bíblia
afirma que “como cidade derribada, que
não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” (Provérbios
25:28 RA).
b.
Muitos homens e mulheres se percebem que está iniciando um estado
depressivo em suas vidas, já se entregam a ela em vez de resisti-las; ao
enfrentarem um pequeno desapontamento na vida, já permite que o desânimo os
domine por completo e acabam sendo amordaçados pelo mal.
c.
Devemos confiar na Palavra de Deus e não nos nossos sentimentos.
Jesus disse que veio fazer algo importante: destruir as obras do mal, que são
diabólicas: “Aquele que pratica o pecado
procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se
manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 João 3:8
RA).
d.
Você quer permitir ser saqueado pelo maligno ou tomar posse
daquilo que Deus preparou para você? Há dois planos espirituais para cada um de
nós, veja: “O ladrão vem somente para
roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”
(João 10:10 RA).
e.
Deus disse e reconheceu que temos sentimentos e desejos, mas que
está em nosso poder dominá-los: “Se
tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por
isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele
quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo” (Gênesis 4:7 NTLH). Se não
tivermos domínio sobre nossas emoções elas nos destruirão, pois seremos como
“mosca na teia de aranha”.
III –
PRECISAMOS EMPENHAR A NOSSA FÉ NO SOBRENATURAL
a.
Não podemos viver pelo que sentimos, mas pelo que cremos.
b.
A Bíblia diz que só podemos alcançar vitória sobre o mundo através
da fé: “porque todo o que é nascido de
Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o
que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (1 João
5:4-5 RA).
c.
Da mesma sorte precisamos vencer o diabo pela fé: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso
adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para
devorar; resisti-lhe firmes na fé,
certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa
irmandade espalhada pelo mundo” (1 Pedro 5:8-9 RA).
d. Ao
surgirem as tempestades na sua vida, você tem duas opções: ou ficar passivo
aguardando o momento de afundar de vez, ou reagir e pela fé resistir firme e
tomar posse da vitória. Em certa ocasião os discípulos de Jesus ficaram
atemorizados, porém Jesus mostrou-lhes que a solução estava no poder da fé, Mt
8:23-27 “E, entrando ele no barco, seus
discípulos o seguiram. E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o
barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. Os discípulos,
pois, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor, que estamos
perecendo. Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então,
levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança. E
aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e
o mar lhe obedecem?”.
CONCLUSÃO: Muitos conhecem as promessas de Deus, mas nunca agem de
acordo com essas promessas. A verdade é que precisamos nutrir um forte desejo
que nos faça pensar, falar, regozijar e
agir com base nas promessas de Deus. “Agrada-te
do Senhor e Ele satisfará o desejo do teu coração” (Sl 37:4).
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
A verdadeira fé faz a diferença
A VERDADEIRA FÉ FAZ A DIFERENÇA
Gn
12:1-20
INTRODUÇÃO: Para todos os que creem
e servem a Deus Abraão
é considerado o pai na fé. A Palavra afirma que Abraão creu em Deus e isso lhe
foi imputado como justiça. Portanto devemos aprender com Abraão como se vive
pela fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus.
TRANSIÇÃO: O texto básico
fala-nos de um grande desafio lançado a Abraão, que deveria sair da sua terra,
da sua parentela e da casa de seus pais e rumar para o incerto, mas com a
garantia de muitas bênçãos – de ti farei uma grande nação; te abençoarei
grandemente. Mas para que pudesse ser honrado deu alguns passos que comprovaram
a veracidade da sua fé. Vejamos em Abraão o que é uma fé comprovada:
É UMA FÉ QUE SE ARRISCA – Hb 11:8
Abraão
sendo rico arriscou tudo indo para o incerto, rumo ao desconhecido. Humanamente
falando, ele estava trocando o certo pelo duvidoso. No entanto, a fé que não
tem coragem de se arriscar não tem valor algum. Pela fé ele deixou toda a
estabilidade que possuía e foi para uma outra terra, simplesmente, baseado numa
promessa. Deus é fiel para cumprir suas promessas: "O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele
é escudo para todos os que nele se refugiam" (Sl 18:30).
Vale
a pena arriscar em nome de Deus: "Eis
a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo;
Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto" (Dt 32:4).
Fé é crer no que não vemos. E a recompensa desta fé é ver aquilo em que cremos.
Jesus
é outro exemplo de alguém que se arriscou, pois sendo rico se fez pobre por
amor de nós, sendo Senhor e Rei se tornou servo, deixando seu trono de glória
veio ao mundo morrer pregado numa cruz para nos tornar enriquecidos com a sua
graça: "pois conheceis a graça de
nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para
que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos" (2 Coríntios 8:9).
É UMA FÉ QUE PERMANECE FIRME EM QUALQUER
SITUAÇÃO
Abraão
foi testado em muitos pontos da sua vida: o desafio de sair da sua terra, ser
pai já com a idade avançada, sacrificar o filho que tanto amava, etc. Uma coisa
é certa: se a fé for verdadeira ela permanecerá firme em qualquer situação: "Em ti, pois, confiam os que conhecem o
teu nome, porque tu, Senhor, não desamparas os que te buscam" (Salmos
9:10).
Veja
o que o salmista declara e faça também dessas palavras seu lema de fé: "Ainda que um exército se acampe contra
mim, não se atemorizará o meu coração; e, se estourar contra mim a guerra,
ainda assim terei confiança" (Salmos 27:3). Até no
meio da adversidade você tem oportunidade! Oportunidade de se levantar em fé,
de ser fiel até o final, de não murmurar e Deus vai te honrar. Permanecer na fé é o
segredo para se obter as promessas do Senhor mesmo que dure uma vida inteira.
Quando
Deus pediu a Abraão o filho, através do qual haveria de multiplicar a sua
descendência, poderia ter gerado uma crise em seu relacionamento, mas Abraão
obedeceu, crendo que Ele não falharia em levar a cabo o cumprimento da sua
promessa: "Pela fé, Abraão, quando
posto à prova, ofereceu Isaque; estava mesmo para sacrificar o seu unigênito
aquele que acolheu alegremente as promessas, a quem se tinha dito: Em Isaque
será chamada a tua descendência" (Hebreus 11:17-18).
O
salmista convida-nos a entregar-nos a Deus sem reservas: "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele
fará" (Salmos 37:5). Deus jamais será injusto, ou permitirá que as circunstâncias
nos impeçam de chegarmos a tomar posse da vitória. O que nos cabe é crermos e
sermos firmes nessa entrega a Deus. Ele cuida de seus servos: "lançando
sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pedro
5:7).
Nada
poderá nos oprimir quando temos uma aliança firme com Jesus, o único e
suficiente Salvador, Jo 8.32, 36.
CONCLUSÃO: A
fé deve ser algo consciente. Quem tem, sabe que tem. Tiago afirmou que a fé
deve ser produtiva, caso contrário, é uma fé morta, que não serve para nada. A
vitória que vence o mundo é a nossa fé: crendo que Jesus Cristo é o Filho de
Deus e tomando posse da vida, tendo por base esse fundamento sólido. A fé
verdadeira nos levará a romper barreiras.
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Vivendo acima das circunstâncias
VIVENDO ACIMA DAS CIRCUNSTÂNCIAS
Rm
8:31-39
INTRODUÇÃO: Fomos chamados para viver acima das
circunstâncias e ter os nossos olhos no Senhor. As Escrituras Sagradas nos
dizem que Satanás veio para roubar, matar e destruir, Jo 10:10. Jesus Cristo,
por sua vez, veio para nos dar vida e vida com abundância. Precisamos no ano
novo demonstrar o crescimento que as dificuldades nos ensinaram no transcorrer
deste ano.
TRANSIÇÃO: O texto básico diz que em Deus somos
mais que vencedores e seguros. O vs. 37 afirma: que “em todas as coisas somos mais que vencedores”. Isto é, se
estivermos em Jesus. Para viver acima das circunstâncias é necessário que você:
I –
TENHA ESPERANÇA EM DEUS
·
O ser
humano tem mais facilidade para confiar naquilo que se acha bem diante dos seus
olhos, ao alcance de sua mão. Todavia qualquer um dos seres ou objetos em que
nos apoiamos pode falhar, demonstrando assim que não era digno da confiança que
depositamos nele. O único em quem podemos confiar totalmente, em cuja Palavra
podemos nos apoiar é Deus. Só ele nos concede a verdadeira segurança e sensação
de felicidade. É o que vemos em Provérbios 16.20: “O que confia no Senhor, esse é feliz”. E o profeta Isaías (30.18b)
revela: “Porque o Senhor é Deus de
justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam”.
·
As promessas de Deus se cumprem: “Deus
não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa.
Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”
(Nm 23:19).
·
A Palavra de Deus é permanente: “Passará
o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão” (Mt 24:35).
II -
CAMINHE SEMPRE PELA FÉ
·
Nossas ações revelam nossas convicções: “todavia, o
meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.
Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da
fé, para a conservação da alma” (Hb 10:38-39).
·
A fé cresce em quatro situações: quando é alimentada, quando é acionada, quando é
provada, e quando é premiada com a resposta de Deus.
·
Infelizmente, nem sempre alimentamos a fé como deveríamos, e nem sempre
a acionamos. Por isso Deus a põe à prova, pois "a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter
ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar
coisa alguma" (Tiago 1.3,4 - NVI).
III –
ENTENDA QUE AS AFLIÇÕES SÃO TEMPORÁRIAS
·
“O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o
livra de todas” (Salmo
34.19 - NVI).
·
controle que Jesus exerceu sobre o vento e sobre as ondas transformou o
medo dos discípulos em espantosa admiração. Nós também experimentaremos
admiração semelhante no meio das maiores dificuldades que enfrentarmos - se
permanecermos firmes até a resposta chegar.
·
“Por isso, não
desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa,
contudo, o nosso homem interior se
renova de dia em dia. Porque a nossa
leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima
de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se
não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são
eternas” (2 Co 4:16-18).
CONCLUSÃO: Viver acima das adversidades não significa
“negar” a existência delas. Significa, isso sim, não deixar que elas se tornem
o fator determinante de nossa vida. Aliás, o que é a realidade? Só Deus
constitui uma realidade concreta; só ele é imutável. Tudo o mais muda,
inclusive as situações da vida.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
A Fé Que Funciona
A FÉ QUE FUNCIONA
SALMO 40
Introdução: Tiago falou que a fé se não tiver obras é morta. E se for assim não me valerá nada. Se o justo vive pela fé, então é necessário que conheçamos a fé que de fato funciona.
I – ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA À PACIÊNCIA, V. 1
Esperar não é fácil, exige determinação e convicção. No Reino espiritual a paciência será sempre prioridade para quem quer a benção.
Dois termos a considerarmos: “Esperei com Paciência”. No original esperar e paciência tem a mesma significação: aguardar, esperar ansiosamente por algo.
Na verdade essa repetição da paciência ou espera traduz para nós um segredo espiritual que faz a diferença.
Aprenda a esperar, não seja impaciente. Jó é uma testemunha fiel desta verdade, Jo 42:10 “E o Senhor virou o cativeiro de Jó”. Deus vai remover o seu cativeiro quando você aprender a esperar.
Veja os resultados da paciência no verso 2: “Tirou-me de um charco de lodo, firmou os meus passos...
II - DEPOSITA TOTAL CONFIANÇA EM DEUS, V. 4
Confiar no próximo hoje em dia se tornou um desafio muito grande. O fato é que nós aprendemos a não confiar em ninguém e por isso nutrimos em nosso interior uma dificuldade muito grande para confiar em Deus também.
A confiança em Deus é a chave da Bem-Aventurança.
Os que confiam em Deus jamais serão confundidos. Sl 125:1
O Salmista atrela a vida bem sucedida à confiança “no Senhor”, Senhor neste Salmo refere-se ao Deus único e eterno a Jeová o único Deus verdadeiro.
Não adianta ficar correndo atrás de outras alternativas, sejam elas materiais ou espirituais, confiar no Senhor basta!
III - LEVA A SÉRIO A PALAVRA DE DEUS, V. 8
A fé que funciona não é a que vive em busca de sacrifícios malucos irresponsáveis e nocivos a saúde, mas que obedece a Palavra de Deus com naturalidade.
O Salmista diz que Deus não está interessado em sacrifícios mas em obediência voluntária à palavra. Sl 40:7
Ter a lei de Deus no coração e não em sacrifícios tolos de aparência. V. 8 “... a tua lei está dentro do meu coração”.
- A fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.
IV - RECONHECE AS NECESSIDADES COM HUMILDADE, V. 17
Ser humilde é uma condição exigida por Deus para se receber qualquer benefício.
Declare hoje suas necessidades como fez o Salmista.
A humildade é o caminho mais curto para se chegar ao trono de Deus.
Não pense que Deus precisa de você, mas você é que precisa de Deus; Se humilhe e você verá a chuva da bondade de Deus regar a sua plantação, o seu negócio desenrolar, o seu casamento restaurar e sua vida mudar por completo, Lc 18:14, Tg 4:10, II Cr 7:14. A humildade move o coração de Deus em sua direção.
CONCLUSÃO: A fé não é um objeto que se compra, mas uma junção de convicção paciente, confiança irrestrita em Deus, obediência a Palavra e humildade declarada. Faça prova!
sábado, 14 de maio de 2011
Sexta-Feira 13
Sexta-feira 13 - O que posso dizer?
Um dia extraordinário, como os demais, para quem tem atitude responsável, mas um péssimo dia para aqueles que são medíocres e ficam fundamentando suas vidas nas fracas e falidas superstições.
As Escrituras Sagradas afirmam que aqueles que se abrigam em Deus, isto é, aqueles que se entregam ao poder único e absoluto, não temem...
...setas que voam de dia,
...pestes que andam na escuridão
...mortandade que assolam ao meio dia
Porque sabem que:
Mil cairão ao seu lado,
Dez mil cairão à sua direita,
Sabe o que vai acontecer?
Nada poderá lhes atingir!
Portanto, fora com essa baixaria de sexta-feira 13.
"O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai e vede que o Senhor é bom".
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
O que fazer em tempos de incertezas?
Introdução:
Quando as coisas se tornam difíceis, qual deve ser a nossa atitude? Há uma canção antiga que dizia: “os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação e do céu as lindas melodias se ouviram na escuridão”. Jesus disse aos seus discípulos: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo”.
Quando as coisas se tornam difíceis, qual deve ser a nossa atitude? Há uma canção antiga que dizia: “os mais belos hinos e poesias foram escritos em tribulação e do céu as lindas melodias se ouviram na escuridão”. Jesus disse aos seus discípulos: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo”.
Transição:
O Salmo 46 é muito bonito e inspirativo. Suas palavras revelam a fé perfeita em Deus. Ele mostra a grandeza de Deus e convida-nos a observar sua grandeza através das suas obras. Assim, não temeremos diante das circunstâncias adversas.
O Salmo 46 é muito bonito e inspirativo. Suas palavras revelam a fé perfeita em Deus. Ele mostra a grandeza de Deus e convida-nos a observar sua grandeza através das suas obras. Assim, não temeremos diante das circunstâncias adversas.
Tema: O que fazer em tempo de incerteza?
1. Confiar Plenamente em Deus, vs 1-3
> Nosso Refúgio – lugar onde se adquire segurança, garantia de vida: “Agora sei que o Senhor salva o seu ungido: ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua destra. Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé” (Salmos 20:6-8).
> Nossa Fortaleza – o muro que nos garante proteção: “Eu te amarei do coração, ó Senhor, fortaleza minha. O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio” (Salmos 18:1-2).
> Nosso Socorro – quando precisamos é Ele quem nos ouve e atende: “O nosso socorro está em o nome do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmos 124:8).
> No Momento Certo – Deus não tarda, Ele age na hora certa: “Cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim: encontrei aperto e tristeza. Então invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma... O Senhor guarda aos símplices: estava abatido, mas ele me livrou” (Salmos 116:3-4, 6).
2. Descansar Plenamente em Deus, vs 4-7
> Como uma criança que se entrega nos braços da mãe ou do pai, assim devemos nos entregar a Deus e crer que Ele fará o melhor em nosso favor.
> Há um rio que alegra a cidade de Deus, então não temeremos, pois Deus está ativo no meio dela: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera” (Isaías 64:4).
> Deus a ajudará desde antes do amanhecer: “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer” (Sl 30:5).
> Como devemos esperar? “Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” (Salmos 40:1).
3. Considerar as Obras de Deus, vs 8-11
> Vinde e contemplai – todos são convidados a comprovarem as ações de Deus e, isto nos fortalecerá para outras situações. Num só dia Deus enviou um anjo que derrotou 185.000 soldados assírios que ameaçavam o povo de Israel, 2 Reis 19.
> Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus – todos aqueles que querem zombar de Deus acabam se dando mal, pois Deus está acima de qualquer poder ou domínio. Veja que Ele assolou o Egito com as dez pragas quando quis libertar os hebreus.
> Serei Exaltado – A Bíblia firma que sendo Deus soberano, todos haverão de reconhecer o Seu poder. Ele é capaz de fazer muito mais do que você pede ou pensa.
Conclusão:
Não importa qual seja a situação que envolve a sua vida. Note bem esta palavra: “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mateus 19:26). “Disse pois Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura obrará o Senhor por nós, porque para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos” (1 Samuel 14:6).
Não importa qual seja a situação que envolve a sua vida. Note bem esta palavra: “E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível” (Mateus 19:26). “Disse pois Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura obrará o Senhor por nós, porque para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos” (1 Samuel 14:6).
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
UM ESPÍRITO ADORADOR INCONDICIONAL
Salmo 34:1-10
Jesus revelou que Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade, Jo 4:23. Aquele que experimenta a presença de Deus precisa se tornar um verdadeiro adorador, assim como Davi.
a) Superando circunstâncias, 1-3
A disposição de louvar “em todo o tempo” revela que não importa o que venha a acontecer, seus lábios teriam sempre uma palavra de louvor. Todos são convidados para se aliarem com ele fazendo o mesmo: “engrandecei ao Senhor comigo”. Se tudo está a seu favor louve a Deus, mas se os ventos são contrários, louve do mesmo modo, pois aos retos convém o louvor, Sl 33:11.
b) Expressando gratidão, 4-7
Seu testemunho é “busquei, clamei” e Ele me respondeu, livrou-me dos temores, salvou-me de todas as angústias. Todo aquele que olhar para Ele será iluminado e se livrará da confusão, pois o anjo do Senhor acampará ao redor daqueles que o temem e lhes dará livramento. E, o apóstolo Paulo exortou a todos a que dessem graças por tudo, pois esta é a vontade de Deus, I Ts 5:18.
c) Demonstrando total confiança, 8-10
Davi desafia a todos a fazerem prova e verem como o Senhor é bom. E aqueles que confiam e temem a Deus são felizes e têm provisão para suas necessidades, ao contrário do próprio rei da selva, o leão, que muitas vezes não consegue suprimento para seus filhotes. Em Malaquias 3:10, os dizimistas e ofertantes são convidados a comprovarem a poderosa mão de Deus multiplicando as bênçãos sobre suas vidas. Quem confia no Senhor não se abala, Sl 125:1.
sexta-feira, 6 de agosto de 2010
DIREÇÃO SEGURA ESTÁ EM DEUS
Em Jeremias 10:23 está escrito:
"Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho, nem do que caminha dirigir seus passos".
13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
Diante disso, o meu conselho a você é extraído do Salmo 37:Salmos 37:3-6 (BEARA)3 Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.
4 Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração.
5 Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.
6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.
"Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho, nem do que caminha dirigir seus passos".
Esse texto está mostrando as convicções do profeta diante da trajetória do homem - eu sei que não é do homem o seu caminho. A Nova Tradução na Linguagem de Hoje traduz "eu sei que o ser humano não é dono do seu futuro".
Salomão endossa esse princípio ao afirmar:
O conselho do Senhor é soberano - "Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá" (Pv 19:21).
A resposta do Senhor é certa - "Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor, a resposta certa" (Pv 16:1).
Sendo assim, busque, antecipadamente, a Deus em oração, não espere encontrar a decepção: "peça ao Senhor para abençoar seus planos e eles darão certo" (Pv 16:3 - NTLH).
Uma outra convicção demonstrada pelo profeta está na segunda parte do verso: "nem do que caminha, o dirigir seus passos".
Direção segura somente em Deus - "O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos" (Pv 16:9).
Nenhum homem possui segurança e convicção do amanhã - "Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, poderá o homem entender o seu caminho?" (Pv 20:24).
Veja o que diz Tiago 4:
13 Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
14 Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
15 Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.
Diante disso, o meu conselho a você é extraído do Salmo 37:Salmos 37:3-6 (BEARA)3 Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.
4 Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração.
5 Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.
6 Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
Fé é Atitude - Arrisque-se
A fé é a visão numa dimensão superior. O autor da carta aos Hebreus no capítulo onze, verso primeiro declarou que ela "é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova 'ou convicção' das coisas que não se vêem". Pela fé, homens e mulheres fizeram história em nome de Deus. Abrão, foi um deles, pois ao ser chamado por Deus, deixou a terra onde habitava, Ur dos caldeus, para arriscar-se rumo ao desconhecido. Noé, do mesmo modo, pela fé, teve a ousadia de fazer a arca, pois tinha por certo que o dilúvio anunciado pelo Senhor haveria de acontecer - e aconteceu. Pela fé, Jó, que é conhecido como o homem paciente, não perdeu suas qualidades diante das circunstâncias desagradáveis. Pela fé, o apóstolo Paulo, grande pregoeiro do Evangelho, passou muito de sua vida na prisão, onde aproveitou para escrever a maior parte do Novo Testamento. Pela fé, John Huss, não temeu a fogueira, pois sabia que havia uma terra melhor onde por herança receberia de Deus.
A fé viva em Deus é o melhor antídoto contra dissabores e desafios que se nos apresentam. Não importam as circunstâncias, olhe para o Senhor e se dobre diante dele, pois Ele sabe o fim desde o princípio. Façamos um cãntico de vitória como Habacuque: "ainda que a figueira não floresça, ainda que não haja fruto na vide, ainda que o produto da oliveira minta, ainda que no curral não haja bois, etc, eu, confiarei no Senhor e exultarei no Deus da minha salvação".
Fé viva nunca foi um credo teórico, mas uma prática de vida. Atitude é tudo o que precisa ter aquele que crê. Não seja incrédulo, mas crente!
Viva pela fé e jamais recue, pois Deus não tem prazer em covardes, mas em guerreiros valentes!
segunda-feira, 26 de abril de 2010
VENÇA A PREOCUPAÇÃO ANTES QUE ELA TE VENÇA
COMO VENCER E DESTRUIR O HÁBITO DAS PREOCUPAÇÕES?
1 - VARRA AS PREOCUPAÇÕES DE SEU ESPÍRITO, CONSERVANDO-SE SEMPRE OCUPADO. A OCUPAÇÃO É A MELHOR TERAPIA PARA CURAR ABORRECIMENTOS.
2 - NÃO FAÇA BARULHO POR CAUSA DE NINHARIAS. NÃO PERMITA QUE COISAS INSIGNIFICANTES - QUE NÃO PASSAM DE INSETOS NA VIDA - ARRUINEM A SUA FELICIDADE.
3 - EMPREGUE AS LEIS DAS PROBABILIDADES PARA DISSIPAR AS SUAS PREOCUPAÇÕES. PERGUNTE A SI MESMO: "QUAIS SÃO AS PROBABILIDADES DE QUE ISSO NÃO ACONTEÇA?"
4 - COOPERE COM O INEVITÁVEL. SE VOCÊ VIR QUE QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA ESTÁ ALÉM DO PODER DA SUA VONTADE - E QUE, SENDO ASSIM, VOCÊ NÃO PODE MODIFICÁ-LA, NEM CORRIGI-LA - DIGA A SI MESMO: ASSIM É, NÃO PODE SER DE OUTRA MANEIRA.
5 - ENVIE UMA CÓPIA DE STOP-LOSS ÀS SUAS PREOCUPAÇÕES. VEJA ATÉ QUE PONTO UMA COISA MERECE QUE VOCÊ SE PREOCUPE COM ELA - E RECUSE PAGAR MAIS.
6 - DEIXE O PASSADO ENTERRAR OS SEUS MORTOS. NÃO SERRE SERRAGEM.
QUERO APRIMORAR COM AS PALAVRAS DAS SAGRADAS ESCRITURAS, QUE É A REGRA ÁUREA: "LANÇANDO SOBRE ELE TODA A VOSSA ANSIEDADE, PORQUE ELE TEM CUIDADO DE VÓS".
LI E EXTRAÍ DO LIVRO COMO VENCER AS PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER, DALE CARNEGIE, ED DE 1979.
1 - VARRA AS PREOCUPAÇÕES DE SEU ESPÍRITO, CONSERVANDO-SE SEMPRE OCUPADO. A OCUPAÇÃO É A MELHOR TERAPIA PARA CURAR ABORRECIMENTOS.
2 - NÃO FAÇA BARULHO POR CAUSA DE NINHARIAS. NÃO PERMITA QUE COISAS INSIGNIFICANTES - QUE NÃO PASSAM DE INSETOS NA VIDA - ARRUINEM A SUA FELICIDADE.
3 - EMPREGUE AS LEIS DAS PROBABILIDADES PARA DISSIPAR AS SUAS PREOCUPAÇÕES. PERGUNTE A SI MESMO: "QUAIS SÃO AS PROBABILIDADES DE QUE ISSO NÃO ACONTEÇA?"
4 - COOPERE COM O INEVITÁVEL. SE VOCÊ VIR QUE QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA ESTÁ ALÉM DO PODER DA SUA VONTADE - E QUE, SENDO ASSIM, VOCÊ NÃO PODE MODIFICÁ-LA, NEM CORRIGI-LA - DIGA A SI MESMO: ASSIM É, NÃO PODE SER DE OUTRA MANEIRA.
5 - ENVIE UMA CÓPIA DE STOP-LOSS ÀS SUAS PREOCUPAÇÕES. VEJA ATÉ QUE PONTO UMA COISA MERECE QUE VOCÊ SE PREOCUPE COM ELA - E RECUSE PAGAR MAIS.
6 - DEIXE O PASSADO ENTERRAR OS SEUS MORTOS. NÃO SERRE SERRAGEM.
QUERO APRIMORAR COM AS PALAVRAS DAS SAGRADAS ESCRITURAS, QUE É A REGRA ÁUREA: "LANÇANDO SOBRE ELE TODA A VOSSA ANSIEDADE, PORQUE ELE TEM CUIDADO DE VÓS".
LI E EXTRAÍ DO LIVRO COMO VENCER AS PREOCUPAÇÕES E COMEÇAR A VIVER, DALE CARNEGIE, ED DE 1979.
sábado, 27 de setembro de 2008
A CONFIANÇA INABALÁVEL EM DEUS
A CONFIANÇA DAQUELE QUE SERVE A DEUS
Rm 10:35-36
Introdução: Aqueles que desejam servir bem ao Senhor Jesus e se constituir numa bênção para si, sua família, cidade, estado e nação, precisam encarar tudo com zelo e responsabilidade. Jesus chama seus seguidores de sal, luz, testemunhas, filhos, amigos, servos, obreiros, etc. O apóstolo Paulo chama as pessoas que fazem parte da Igreja de carta, ministro, apóstolo, evangelista, pastor, mestre, etc. “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef 4:11-12). Todos aqueles que professam o nome de Jesus precisam manter-se em santidade: “Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade” (2 Tm 2:19). O poder de influência de um cristão, seja direta ou indiretamente, poderá ser grande através do ensino, testemunho e bom exemplo! “tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem” (1 Pedro 2:12).
Transição: O texto básico mostra-nos o valor incalculável da segurança pessoal a fim de alcançarmos bons resultados no serviço da obra de Deus. É de suma importância que notemos a expressão: “não rejeiteis, pois a vossa confiança” (Hebreus 10:35). Veja em três versões: 1. (RA) Não abandoneis, portanto, a vossa confiança ela tem grande galardão. 2. (RC95) Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. 3. (NTLH) Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa. Isto significa que precisamos ser uma pessoa segura, definida, determinada e convicta da posição espiritual que ocupamos no Reino de Deus e na promoção de seu crescimento, pois tudo quanto fizermos permanecerá nos relatos divinos e por fim resultará em premiações e recompensas. Davi, um homem experiente, afirmou: “O Senhor Deus recompensa aqueles que são fiéis e corretos” (1 Sm 26:23 - NTLH). Mas para que não percamos o ânimo diante dos desafios, convém ter paciência, tal qual um lavrador que espera o fruto de sua semeadura, pois do contrário, poderemos nos perder em meio à tendência humanista de resultados imediatos. Paulo disse: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento”.
O que se requer de cada um de nós que servimos a Deus é que sejamos seguros e confiantes em duas coisas:
I – SEGURANÇA EM SUA RELAÇÃO COM DEUS
Antes de fazer é preciso ser. Muitos estão desrespeitando essa ordem e estão desesperadamente atrás de querer fazer a obra de Deus, sem contudo, ser uma pessoa de identificação saudável em sua relação com Deus. Fazer a obra de Deus é imprescindível, mas de que adianta qualquer esforço sem entendermos primeiro que realmente somos? Isso resultaria em fracassos, desapontamentos, frustrações e, conseqüente abandono de algo que se começou, mas não se deu continuidade. Antes de sermos servos precisamos saber que somos filhos, Jo 1:12. João ressalta fortemente o valor de crer em Jesus Cristo. Crer é a resposta do homem com a mente, o coração, com toda a vida, à ação salvadora de Deus por meio de Jesus Cristo. Quando uma pessoa “crê”, recebe a vida eterna e passa a ser filho de Deus. Seguros de que somos filhos de Deus poderemos fazer melhor a sua obra, Rm 8:16-17. Um pai ama seus filhos porque são filhos e não pelo que eles fazem ou deixam de fazer. Com certeza, há um lugar para o trabalho, os esforços e as realizações dos filhos, mas essas coisas não mudam o valor deles para os pais. Você nunca estará seguro em seu relacionamento com Deus e também não estará seguro em seu ministério, até que você conheça e entenda o verdadeiro propósito de Deus para sua vida – andar com Ele como filho amado, Rm 8:14. O status de filho não é conquistado por merecimento, mas é gratuito a partir do exato momento em que crendo em Jesus se firma uma aliança com Ele: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gl 3:26). Por toda a Bíblia vemos é o propósito de Deus sempre foi: Redimir – tomar de volta a posse de (seu nome); Restaurar – trazer de volta (seu nome) à condição de filho com todos os direitos e deveres – “E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo” (Rm 9:26). Reconciliar – restaurar o relacionamento de (seu nome) para com Ele – “Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada” (Rm 9:25). O pecado nos separou de nosso Deus e Pai, mas não nos separou de seu amor incondicional e imutável, Jo 3:16-17. Esse amor incomparável operou a sua graça, a fim de restaurar nossa relação com Deus, Ef 2:8-9. O que está dito não poderá ser invalidado: 2 Co 5:17; Rm 8:1; Rm 8:31-34; A MINHA RELAÇÃO COM DEUS É FIRME E SUSTENTÁVEL ELE É MEU PAI FIEL E AMOROSO SOU FILHO AMADO E SEGURO Zc 2:8 - aquele que tocar em vós na menina de seus olhos 1 Jo 5:18 – aquele que é de Deus, guarda-se do pecado e o maligno não lhe toca.
II – SEGURANÇA EM SEU CHAMADO – Rm 8:28
O chamado para ser um líder espiritual acontece em meio aos filhos de Deus e não se baseia em simpatia, politicagem ou em promessas chantagistas visando atrair ou manter a pessoa junto a nós, mas precisa ser uma ação direta do Espírito Santo, At 13:2-3; 2 Tm 1:9. Aquele que recebe o chamado poderá enfrentar muitos desafios e até descrédito em sua posição. Paulo sofreu isso até de cristãos a quem chamou de “falsos irmãos”, 2 Co 11:26; Gl 2:4. A segunda carta aos Coríntios foi praticamente uma defesa quanto ao seu ministério. Apesar do descrédito e das perseguições, Paulo possuía grande segurança quando afirmava: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (At 20:24). Quem nos chama é Deus – “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1Co 1:9). Se entendermos bem a nossa posição de filhos amados significa que poderemos corresponder com alegria e eficácia às expectativas do propósito Deus e fazer a sua obra de forma obediente, sem resistências ou reclamações. Faremos a obra de Deus não para agradarmos a Deus a fim de sermos salvos, mas por sermos filhos salvos faremos o melhor, pois será Deus realizando dentro de nós, Fp 2:13. Precisamos entender que: NÃO SOU UM SER HUMANO QUE ESTOU TENDO UMA EXPERIENCIA ESPIRITUAL TEMPORÁRIA, SOU UM SER ESPIRITUAL QUE ESTOU TENDO UMA EXPERIÊNCIA HUMANA TEMPORÁRIA. Sendo filho amado de Deus obedeço ao chamado e o executo de forma segura: “Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” (1 Pe 2:21). Só teremos confiança e segurança em nosso chamado quando houver certeza que foi Deus quem nos chamou e vocacionou: Um discipulador não pode produzir confiança; Uma Escola Bíblica não poderá produzir confiança; Um presbitério não poderá produzir confiança; Uma ordenação não poderá produzir confiança; Estudos, diplomas ou amizades com pessoas chamadas não poderá produzir confiança. Tudo isso poderá ser muito bom e ajudará, mas... Somente Deus poderá produzir confiança – e quando você é chamado, você acredita na capacitação através do Espírito Santo, At 1:8.
Conclusão: Quando aceito o propósito de Deus para minha vida, primeiro preciso saber que sou filho de Deus, o que me dará segurança no relacionamento com Deus (se somos filhos, somos também herdeiros). Depois compreenderei e terei segurança do chamado dele para minha vida (eu vos escolhi para que vades e deis fruto). Se assim for, tudo quanto eu fizer em prol do Reino de Deus será com prazer, Rm 1:16. Sabe por que muitos não têm certeza do seu ministério? Porque não entenderam o propósito de Deus – sermos filhos e depois servirmos. Quando se quer servir antes de ser filho não dá certo. É só canseira e enfado!
Rm 10:35-36
Introdução: Aqueles que desejam servir bem ao Senhor Jesus e se constituir numa bênção para si, sua família, cidade, estado e nação, precisam encarar tudo com zelo e responsabilidade. Jesus chama seus seguidores de sal, luz, testemunhas, filhos, amigos, servos, obreiros, etc. O apóstolo Paulo chama as pessoas que fazem parte da Igreja de carta, ministro, apóstolo, evangelista, pastor, mestre, etc. “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Ef 4:11-12). Todos aqueles que professam o nome de Jesus precisam manter-se em santidade: “Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade” (2 Tm 2:19). O poder de influência de um cristão, seja direta ou indiretamente, poderá ser grande através do ensino, testemunho e bom exemplo! “tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem” (1 Pedro 2:12).
Transição: O texto básico mostra-nos o valor incalculável da segurança pessoal a fim de alcançarmos bons resultados no serviço da obra de Deus. É de suma importância que notemos a expressão: “não rejeiteis, pois a vossa confiança” (Hebreus 10:35). Veja em três versões: 1. (RA) Não abandoneis, portanto, a vossa confiança ela tem grande galardão. 2. (RC95) Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. 3. (NTLH) Portanto, não percam a coragem, pois ela traz uma grande recompensa. Isto significa que precisamos ser uma pessoa segura, definida, determinada e convicta da posição espiritual que ocupamos no Reino de Deus e na promoção de seu crescimento, pois tudo quanto fizermos permanecerá nos relatos divinos e por fim resultará em premiações e recompensas. Davi, um homem experiente, afirmou: “O Senhor Deus recompensa aqueles que são fiéis e corretos” (1 Sm 26:23 - NTLH). Mas para que não percamos o ânimo diante dos desafios, convém ter paciência, tal qual um lavrador que espera o fruto de sua semeadura, pois do contrário, poderemos nos perder em meio à tendência humanista de resultados imediatos. Paulo disse: “Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento”.
O que se requer de cada um de nós que servimos a Deus é que sejamos seguros e confiantes em duas coisas:
I – SEGURANÇA EM SUA RELAÇÃO COM DEUS
Antes de fazer é preciso ser. Muitos estão desrespeitando essa ordem e estão desesperadamente atrás de querer fazer a obra de Deus, sem contudo, ser uma pessoa de identificação saudável em sua relação com Deus. Fazer a obra de Deus é imprescindível, mas de que adianta qualquer esforço sem entendermos primeiro que realmente somos? Isso resultaria em fracassos, desapontamentos, frustrações e, conseqüente abandono de algo que se começou, mas não se deu continuidade. Antes de sermos servos precisamos saber que somos filhos, Jo 1:12. João ressalta fortemente o valor de crer em Jesus Cristo. Crer é a resposta do homem com a mente, o coração, com toda a vida, à ação salvadora de Deus por meio de Jesus Cristo. Quando uma pessoa “crê”, recebe a vida eterna e passa a ser filho de Deus. Seguros de que somos filhos de Deus poderemos fazer melhor a sua obra, Rm 8:16-17. Um pai ama seus filhos porque são filhos e não pelo que eles fazem ou deixam de fazer. Com certeza, há um lugar para o trabalho, os esforços e as realizações dos filhos, mas essas coisas não mudam o valor deles para os pais. Você nunca estará seguro em seu relacionamento com Deus e também não estará seguro em seu ministério, até que você conheça e entenda o verdadeiro propósito de Deus para sua vida – andar com Ele como filho amado, Rm 8:14. O status de filho não é conquistado por merecimento, mas é gratuito a partir do exato momento em que crendo em Jesus se firma uma aliança com Ele: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gl 3:26). Por toda a Bíblia vemos é o propósito de Deus sempre foi: Redimir – tomar de volta a posse de (seu nome); Restaurar – trazer de volta (seu nome) à condição de filho com todos os direitos e deveres – “E sucederá que no lugar em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, aí serão chamados filhos do Deus vivo” (Rm 9:26). Reconciliar – restaurar o relacionamento de (seu nome) para com Ele – “Chamarei meu povo ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada” (Rm 9:25). O pecado nos separou de nosso Deus e Pai, mas não nos separou de seu amor incondicional e imutável, Jo 3:16-17. Esse amor incomparável operou a sua graça, a fim de restaurar nossa relação com Deus, Ef 2:8-9. O que está dito não poderá ser invalidado: 2 Co 5:17; Rm 8:1; Rm 8:31-34; A MINHA RELAÇÃO COM DEUS É FIRME E SUSTENTÁVEL ELE É MEU PAI FIEL E AMOROSO SOU FILHO AMADO E SEGURO Zc 2:8 - aquele que tocar em vós na menina de seus olhos 1 Jo 5:18 – aquele que é de Deus, guarda-se do pecado e o maligno não lhe toca.
II – SEGURANÇA EM SEU CHAMADO – Rm 8:28
O chamado para ser um líder espiritual acontece em meio aos filhos de Deus e não se baseia em simpatia, politicagem ou em promessas chantagistas visando atrair ou manter a pessoa junto a nós, mas precisa ser uma ação direta do Espírito Santo, At 13:2-3; 2 Tm 1:9. Aquele que recebe o chamado poderá enfrentar muitos desafios e até descrédito em sua posição. Paulo sofreu isso até de cristãos a quem chamou de “falsos irmãos”, 2 Co 11:26; Gl 2:4. A segunda carta aos Coríntios foi praticamente uma defesa quanto ao seu ministério. Apesar do descrédito e das perseguições, Paulo possuía grande segurança quando afirmava: “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus” (At 20:24). Quem nos chama é Deus – “Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (1Co 1:9). Se entendermos bem a nossa posição de filhos amados significa que poderemos corresponder com alegria e eficácia às expectativas do propósito Deus e fazer a sua obra de forma obediente, sem resistências ou reclamações. Faremos a obra de Deus não para agradarmos a Deus a fim de sermos salvos, mas por sermos filhos salvos faremos o melhor, pois será Deus realizando dentro de nós, Fp 2:13. Precisamos entender que: NÃO SOU UM SER HUMANO QUE ESTOU TENDO UMA EXPERIENCIA ESPIRITUAL TEMPORÁRIA, SOU UM SER ESPIRITUAL QUE ESTOU TENDO UMA EXPERIÊNCIA HUMANA TEMPORÁRIA. Sendo filho amado de Deus obedeço ao chamado e o executo de forma segura: “Porque para isto sois chamados, pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” (1 Pe 2:21). Só teremos confiança e segurança em nosso chamado quando houver certeza que foi Deus quem nos chamou e vocacionou: Um discipulador não pode produzir confiança; Uma Escola Bíblica não poderá produzir confiança; Um presbitério não poderá produzir confiança; Uma ordenação não poderá produzir confiança; Estudos, diplomas ou amizades com pessoas chamadas não poderá produzir confiança. Tudo isso poderá ser muito bom e ajudará, mas... Somente Deus poderá produzir confiança – e quando você é chamado, você acredita na capacitação através do Espírito Santo, At 1:8.
Conclusão: Quando aceito o propósito de Deus para minha vida, primeiro preciso saber que sou filho de Deus, o que me dará segurança no relacionamento com Deus (se somos filhos, somos também herdeiros). Depois compreenderei e terei segurança do chamado dele para minha vida (eu vos escolhi para que vades e deis fruto). Se assim for, tudo quanto eu fizer em prol do Reino de Deus será com prazer, Rm 1:16. Sabe por que muitos não têm certeza do seu ministério? Porque não entenderam o propósito de Deus – sermos filhos e depois servirmos. Quando se quer servir antes de ser filho não dá certo. É só canseira e enfado!
Marcadores:
avivamento,
certeza,
confiança,
convicção,
Deus,
encontro,
Espírito,
estudo,
fé,
graça,
Jesus,
ministração,
pastorwanderley,
poder,
poderoso,
pregação,
reavivamento,
renovação,
unção
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Votos Para Obter Poder Espiritual - Parte 3
Ec 5:4
Quarto Voto: Nunca Passe Adiante Algo que Prejudique Alguém
"O amor cobre multidão de pecados" (1 Pe 4.8). O fofoqueiro não tem lugar no favor de Deus. Se você sabe alguma coisa que possa vir a obstruir ou ferir a reputação de um dos filhos de Deus, enterre-a para sempre. Busque um pequeno jardim, atrás da casa - um lugarzinho em alguma parte - e, quando alguém se aproximar de você com alguma história de maledicência, leve-a até ali e sepulte-a, dizendo: "Aqui jaz em paz a história sobre meu irmão". Deus tomará conta daquela história. "Com o critério com que julgardes, sereis julgados" (Mt 7.2).
Se quer que Deus seja bondoso com você, terá também de ser bondoso com seus outros filhos. Você dirá: "Mas isso não é a graça!". Bem, a graça é que fez você entrar no reino de Deus. É um favor imerecido. Porém, depois de você assentar-se à mesa do Pai, Ele espera poder ensiná-lo como se portar à mesa. E Ele não lhe permitirá comer enquanto você não obedecer à etiqueta de Sua mesa. E que etiqueta é essa? É que não conte histórias sobre os irmãos que estão assentados à mesa com você - não importando onde congregam, a nacionalidade ou acontecimentos do passado.
Quinto Voto: Nunca Aceite Qualquer Glória
Deus é zeloso de Sua glória e não a dará a ninguém.
É muito natural que as pessoas esperem que talvez seu serviço cristão lhes dê uma oportunidade de demonstrar seus talentos. Verdadeiramente querem servir ao Senhor, mas também querem que os demais saibam que estão servindo ao Senhor. Elas querem ter reputação entre os santos. Este é um terreno muito perigoso: buscar reputação entre os santos. Já é ruim o bastante procurar reputação no mundo, mas é pior procurar reputação entre o povo de Deus. Nosso Senhor desistiu de Sua reputação, e devemos fazer isso também.
Meister Eckhart certa ocasião pregou um sermão sobre a purificação que Cristo fez no templo. Disse ele: "Ora, nada havia de errado com aqueles homens que vendiam e compravam ali. Nada havia de errado em trocar dinheiro ali; aquilo tinha de ser feito. O pecado deles se resumia no fato de fazerem isso para ter lucro. Eles ganhavam certa porcentagem ao servirem ao Senhor". E então Eckhart fez a aplicação: "Quem quer que sirva por uma comissão, por um pouquinho de glória que possa tirar desse serviço, é um comerciante, e deve ser expulso do templo".
Concordo plenamente com isso. Se você está servindo ao Senhor e, quase sem perceber - talvez inconscientemente mesmo - espera obter uma pequena comissão de cinco por cento, cuidado! Isso irá espantar o poder de Deus de seu espírito. Você precisa determinar que nunca irá aceitar qualquer glória, mas cuidar para que Deus a receba toda.
Conclusão: Esses votos são contrários à antiga natureza humana. Eles introduzem a cruz em nossa vida. E ninguém jamais pôde recuar depois de ter tomado sua cruz - ninguém, jamais. Ele nunca mais voltará. O homem com a cruz nunca retorna. Quando fizer esses votos, relembre-se: eles introduzem a cruz em sua vida, ferem no coração sua vida centrada no ego, e nunca mais haverá lugar para retorno. Ai dos levianos! Levianos, que querem experimentar Jesus: experimentadores, provadores é o que eles são. São como um coelho que conta com doze buracos de saída, para que, caso um seja obstruído, possa fugir pelo outro! Não! Da cruz não há lugar para fugir. Ninguém pode "experimentar" Jesus. Ele não está ã disposição de ninguém para ser testado. Cristo não está sob teste. Você está. Eu estou. Ele não! Deus O ressuscitou de entre os mortos e para sempre confirmou Sua deidade e O selou e entronizou à Sua mão direita como Senhor e Cristo. Entregue tudo a Ele e notará que sua vida começará a ser elevada. Você florescerá de maneira maravilhosa.
Texto de A. W. Tozer – com acréscimos do Pr.Wanderley da Silva
Votos Para Obter Poder Espiritual - Parte 2
Ec 5:4
Segundo Voto: Não Seja Dono de Coisa Alguma
“Não ajunteis para vós tesouros na terra
onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6:19-21).
Isto não quer dizer que não possamos possuir coisas. Quero dizer que devemos ser libertos do senso de possuí-las. Esse senso de posse é o que nos embaraça. Todos os bebês nascem com as mãozinhas fechadas, e isso me parece dizer: "Isto é meu!" Uma das primeiras coisas que eles dizem é "meu", com voz irada. Esse senso de "isto é meu!" é muito prejudicial para o espírito. Se puder livrar-se disso, para que não tenha mais o sentido de posse sobre qualquer coisa, você sentirá grande liberdade em sua vida.
Não pense com isso que você precisa vender tudo quanto possui e distribuir como caridade. Deus permitirá que você tenha seu carro e seus negócios, sua profissão e sua posição, qualquer que ela seja, contanto que entenda que isso não é seu, em absoluto, mas Dele, e que tudo quanto está fazendo é apenas trabalhando para Ele. Então, poderá estar tranqüilo em relação a tudo isso. Se essas coisas forem suas, você estará sempre olhando para as mãos para ver se ainda estão ali, mas se forem de Deus, já não precisa se preocupar com elas.
Permita-me apontar-lhe algumas das coisas que você tem de entregar a Deus. Suas posses são uma dessas coisas. Alguns dos queridos filhos do Senhor estão sendo mantidos para trás porque existe uma bola e uma corrente presas em suas pernas. Se for um homem, pode ser seu luxuoso carro ou a suntuosa casa. Se for uma mulher, talvez sejam suas louças de porcelana ou seus móveis estilo. Luiz XV, e tudo o mais. Vamos considerar um precioso vaso como exemplo. Ali está ele, e se alguém batesse nele e o quebrasse, seu pobre dono provavelmente perderia cinco anos de sua vida!
Terceiro Voto: Nunca se Defenda
Todos nós nascemos com o desejo de defender-nos.
E caso insista em defender a si mesmo, Deus permitirá que você o faça. Porém, se você entregar sua defesa a Deus, então Ele o defenderá. Ele disse a Moisés certa vez: "Serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários" (Ex 23.22).
Muito tempo atrás, o Senhor e eu chegamos juntos ao capítulo 23 do livro de Êxodo, e Ele me mostrou essa passagem. Já faz trinta anos que ela tem sido uma fonte de bênçãos indizíveis para mim. Não tenho de lutar. O Senhor é Quem luta por mim. E Ele certamente fará o mesmo por você. Ele será o Inimigo dos seus inimigos e Adversário de seus adversários, e você nunca mais precisará defender a si mesmo.
O que defendemos? Bem, defendemos nosso serviço e, particularmente, defendemos nossa reputação. Sua reputação é o que os outros pensam que você é, e se surgir alguma história sobre você, a grande tentação é correr para acabar com ela. No entanto, como você bem sabe, tentar chegar até a fonte de uma história assim é uma tarefa inútil. Absolutamente inútil! É como tentar achar o passarinho depois de ter encontrado uma pena no gramado. Você não poderá fazer isso. Porém, se se voltar completamente ao Senhor, Ele o defenderá completamente e providenciará para que ninguém lhe cause dano. "Toda arma forjada contra ti não prosperará", diz o Senhor, "toda língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás" (Is 54.17).
Henry Suso foi um grande crente em dias passados. Um dia, ele estava buscando o que alguns crentes têm-me dito que também estão buscando: conhecer melhor a Deus. Vamos colocar isso nestes termos: você está procurando ter um despertamento religioso no íntimo de seu espírito que o leve para as coisas profundas de Deus. Bem, quando Henry Suso estava buscando a Deus, pessoas começaram a contar histórias más sobre ele, e isso o entristeceu tanto que ele chorou lágrimas amargas e sentiu grande mágoa no coração.
Então, um dia, ele estava olhando pela janela e viu um cão brincando no terraço. O animal tinha um trapo que jogava por cima de si, e tornava a alcançá-lo apanhando-o com os dentes, e corria e jogava, e corria e jogava muitas vezes. Então Deus disse a Henry Suso: "Aquele trapo é sua reputação, e estou deixando que os cães do pecado rasguem sua reputação em pedaços e a lancem por terra para seu próprio bem. Um dia desses, as coisas mudarão".
E as coisas mudaram. Não demorou muito tempo até que os indivíduos que estavam atacando a reputação de Suso ficassem confundidos, e ele foi elevado a um lugar que o transformou numa autoridade em seus dias e numa grande bênção até hoje para aqueles que cantam seus hinos e lêem suas obras.
Texto de A. W. Tozer – com acréscimos do Pr.Wanderley da Silva
quarta-feira, 7 de maio de 2008
A FÉ ROMPE O MEDO
Texto: Isaías 28:16
Introdução: Todas as vezes que o medo foi notório na vida das pessoas configurava a falta de fé.
O QUE É FÉ? “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hb 11:1 NTLH). É a marca registrada dos vencedores: “porque todo filho de Deus pode vencer o mundo. Assim, com a nossa fé conseguimos a vitória sobre o mundo” (1 Jo 5:4-5 NTLH).
O QUE É MEDO? É um sentimento de inquietação diante de uma ameaça real ou imaginária. Isto é perigoso, veja: “Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu?” (Jó 3:25 RC). O ser humano acaba se tornando o fruto de seu pensamento: “Porque, como imaginou na sua alma, assim é; ele te dirá: Come e bebe; mas o seu coração não estará contigo” (Pv 23:7 RC). O medroso é chamado de covarde, porque se sente inferior a situação e foge. A Bíblia diz que Deus não nos deu o espírito de medo: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, {ou poder} e de amor, e de moderação” (2 Tm 1:7 RC).
Transição: “Por isso, o SENHOR Deus diz:”Estou colocando em Sião uma pedra, uma pedra preciosa que eu escolhi, para ser a pedra principal do alicerce. Nela está escrito isto: Quem tem fé não tem medo” (Isaías 28:16 NTLH). Jesus é a referida pedra onde cada cristão está firmado. Se Jesus é a minha segurança por que temer? Jesus é a segurança declarada no Salmo 91 – Ele é o meu Deus, refúgio, fortaleza; mil cairá ao meu lado, dez mil à minha direita (que situação perigosa!) – não serei atingido.
I - A FÉ NOS LEVA A AÇÃO
- “Abraão, sendo chamado, obedeceu: Deus determinou-lhe que saísse da sua terra, da sua parentela, da casa de seu pai e fosse para uma terra que lhe seria mostrada”, (Gn 12:1). Em resposta, ele partiu, mesmo sem saber para onde ia (Gn 12:4).
- “Moisés escolheu ser maltratado com o povo de Deus – deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porém, ficou firme como quem vê o invisível. Celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos não lhes tocasse; passaram o Mar Vermelho, como em terra seca” (Hb 11:24-29).
II – A FÉ LEVA-NOS A PRODUZIR OBRAS
- Tiago, em sua epístola, lançou em rosto uma coisa: “A fé sem obras é morta” (1:17);
- “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo? E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?”(Tiago 2:14-16 RC).
- “Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?” (Tiago 2:19-20 RC). Crer apenas não é suficiente. É preciso que haja ação que justifique a fé.
- João Batista disse aos religiosos da época – “produzi frutos dignos de arrependimento” (Lc 3:8).
III – A FÉ LEVA-NOS À VITÓRIA
- O apóstolo João declarou que a vitória sobre o mundo pertence aos que nasceram de Deus, porém, a sua base é a fé (I Jo 5:4);
- Paulo deixou-nos um grande brado de triunfo ao declarar nos seus últimos dias de vida na terra: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2 Timóteo 4:7-8 RC);
- Veja uma grande posição de vitória: “Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma” (Hebreus 10:39 RC).
CONCLUSÃO: Hebreus 11:6 declara: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6 RA). Quanto maior o contato com a Palavra de Deus, maior será a fé: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17 RC).
Assinar:
Postagens (Atom)


