quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vencedor ou derrotado - a escolha é sua


A VITÓRIA OU A DERROTA COMEÇA NO INTERIOR
Rm 12:2
INTRODUÇÃO: Em Nova York, os lixeiros entraram em greve, e o lixo acumulou-se por todos os lados. Uma certa pessoa não sabendo mais onde colocar o lixo acumulado, resolveu embrulhar o lixo e colocar os pacotes como se fosse um presente esquecido em algum lugar na cidade. Ao fazer isto, ficou olhando de longe alguns rapazes que não agüentaram a tentação de levar embora aquelas caixas que na cabeça deles, foram esquecidas ali. Quando chegaram em casa, que abriram as caixas, foram surpreendidos com um bocado de lixos. Assim faz o diabo, ele embrulha o lixo para você levar para a casa. Ele faz tudo para que você não seja vitorioso e quer te encher de lixo.

TRANSIÇÃO: O texto básico nos mostra que devemos ter a mente transformada, a fim de experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. A mente é o lugar onde o diabo trabalha. Ele tenta semear dúvida, desunião, preconceito, ressentimento, ciúme, ódio. No entanto, está em nosso poder dar um basta nas ações do diabo e tomarmos posse da mente de Cristo. Para que possamos vencer o mal é necessário observarmos o seguinte:

I – PRECISAMOS NUTRIR PENSAMENTOS BONS E CORRETOS
a.   Salomão falou sobre um princípio importante: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo” (Provérbios 23:7 RA). Nós podemos nos tornar qualquer coisa se permitirmos que nossa mente pense nisso continuamente. Se vivermos pensando em doença ou que somos doentes, estes pensamentos podem produzir o que tememos.
b.   Jó era um homem justo, correto, desvia-se do mal, mas havia em seu coração um problema: ele tinha medo que algo ruim lhe acontecesse, conforme ficou registrado: “Por que o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu” (Jó 3:25 RC).
c.   A Bíblia afirma que o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor” (1 João 4:18 RA).
d.   O medo é destruidor, tanto para o espírito, como para a alma e o corpo. Jesus, o excelente mestre e maior psicólogo, disse: “não temas; crê somente” (Lucas 8:50).
e.   Como ocupar minha mente? Fp 4:8 “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”.

II – PRECISAMOS DOMINAR E CONTROLAR NOSSAS EMOÇÕES

a.   Há muitas pessoas que são escravas de seus sentimentos. A Bíblia afirma que “como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio” (Provérbios 25:28 RA).
b.   Muitos homens e mulheres se percebem que está iniciando um estado depressivo em suas vidas, já se entregam a ela em vez de resisti-las; ao enfrentarem um pequeno desapontamento na vida, já permite que o desânimo os domine por completo e acabam sendo amordaçados pelo mal.
c.   Devemos confiar na Palavra de Deus e não nos nossos sentimentos. Jesus disse que veio fazer algo importante: destruir as obras do mal, que são diabólicas: “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo” (1 João 3:8 RA).
d.   Você quer permitir ser saqueado pelo maligno ou tomar posse daquilo que Deus preparou para você? Há dois planos espirituais para cada um de nós, veja: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10 RA).
e.   Deus disse e reconheceu que temos sentimentos e desejos, mas que está em nosso poder dominá-los: “Se tivesse feito o que é certo, você estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo” (Gênesis 4:7 NTLH). Se não tivermos domínio sobre nossas emoções elas nos destruirão, pois seremos como “mosca na teia de aranha”.

III – PRECISAMOS EMPENHAR A NOSSA FÉ NO SOBRENATURAL

a.   Não podemos viver pelo que sentimos, mas pelo que cremos.
b.   A Bíblia diz que só podemos alcançar vitória sobre o mundo através da fé: “porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (1 João 5:4-5 RA).
c.   Da mesma sorte precisamos vencer o diabo pela fé: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar;  resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo” (1 Pedro 5:8-9 RA).
d.   Ao surgirem as tempestades na sua vida, você tem duas opções: ou ficar passivo aguardando o momento de afundar de vez, ou reagir e pela fé resistir firme e tomar posse da vitória. Em certa ocasião os discípulos de Jesus ficaram atemorizados, porém Jesus mostrou-lhes que a solução estava no poder da fé, Mt 8:23-27 “E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. Os discípulos, pois, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor, que estamos perecendo. Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”.

CONCLUSÃO: Muitos conhecem as promessas de Deus, mas nunca agem de acordo com essas promessas. A verdade é que precisamos nutrir um forte desejo que nos faça pensar, falar, regozijar e agir com base nas promessas de Deus. “Agrada-te do Senhor e Ele satisfará o desejo do teu coração” (Sl 37:4).

Nenhum comentário: