segunda-feira, 14 de abril de 2008

MULHER ANGUSTIADA ALCANÇA VITÓRIA

1 Samuel 1:1-19

Introdução: O que fazer diante das adversidades? O que fazer diante das situações que parecem insolúveis? Ou você se conforma com a situação, ou começa a manifestar atitudes de reclamações, murmurações, podendo até perder a paciência e tornar-se uma pessoa agressiva verbal e até fisicamente. Isso não será nada bom, pois fará de você uma pessoa amarga, antipática. No entanto, quero apresentar algo que pode mudar a situação e trazer o sobrenatural para cada uma de nós.

Transição: O texto básico fala-nos de uma mulher que se chama Ana. Seu nome significa graça, mas ela estava vivendo fora da graça, pois havia uma angústia em sua alma: ela queria muito conceder ao seu esposo um filho, mas era estéril. Naquela época, a esterilidade fazia com que a mulher fosse vista em segundo plano, era humilhante, era uma vergonha uma mulher casada não ter filho. E, para piorar, naquela época, um homem podia ter mais de uma mulher; então havia um espírito de competição entre as esposas. E, neste caso Ana estava sendo a perdedora. E, sua rival a provocava, o que a deixava numa situação desesperadora. Numa situação dessa o que ela fez?

FOI BUSCAR NO LUGAR CERTO – no templo do Senhor, v. 9
Na hora do desespero é comum buscar a solução em algum lugar. Mas há apenas um lugar seguro para que possamos buscar: na casa do Senhor. Ana em vez de ficar murmurando ou reclamando foi ao templo para derramar a sua alma em oração. O salmista sabendo da importância de estar nesse lugar disse: "alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor". Se existe um lugar seguro, onde haja esperança é aqui na casa do Senhor. Quando você se encontrar em dificuldades não tenha dúvida faça o propósito de buscar ajuda na igreja. Aqui as pessoas são umas diferentes das outras, as necessidades são as mais variadas, mas todos devem vir com a finalidade que exercitar a sua fé na Palavra que é ministrada e Deus honrará a fé, ainda que pareça pequena: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte passa daqui para acolá e será feito". Porém, quero lhe dizer que não é automática a solução.
Não basta apenas buscar no lugar certo, a segunda coisa que uma mulher angustiada deve fazer é:

FOI BUSCAR NA PESSOA CERTA – orou ao Senhor, v. 10
Muitos até vêm ao lugar certo, mas suas intenções não estão erradas: aqui não é um clube social, mas uma casa de oração. Sua intenção deve ser vir aqui para derramar a sua alma diante de Deus. Lembre-se bem: venha buscar a Deus. A Palavra diz "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração"; "Clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes" (Jr 33:3). Todas que vierem aqui para buscar a Deus, com certeza sairão daqui marcadas com a glória de Deus. Em 2 Crônicas 7:14 diz: "Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar, orar, buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra". Foi isso que Ana fez: ela derramou a sua alma diante de Deus, expôs todas as suas angústias diante dele. O sacerdote nem estava entendendo o que ela estava fazendo, mas Deus sabia. Não basta apenas vir ao lugar certo e buscar a pessoa certa.
Observe bem terceira atitude que uma mulher angustiada deve fazer:

FOI BUSCAR COM DETERMINAÇÃO, vs. 10, 12-13
Vir à casa do Senhor, muitas têm vindo; buscar a Deus também; mas está faltando em muitas é a determinação – ir até receber e não desistir em hipótese alguma, pois fiel é o que prometeu. Deus é fiel. Ana fez o que ela podia: foi ao lugar certo, buscou na pessoa certa, mas também teve determinação: isso foi tão enfático na vida dela que já nem conseguia mais pronunciar palavras, apenas mexiam os lábios. Seu grau de determinação foi tal que até o sacerdote a confundiu: achou que ela estava embriagada e quis repreendê-la: "mulher aparta de ti o vinho". Ela, porém respondeu: "não me tenha como uma embriagada, pois não tenho bebido vinho, mas tenho derramado a minha alma diante de Deus". Aí então o sacerdote a abençoou e lhe disse: "Vai em paz e Deus te conceda a tua petição".

CONCLUSÃO: Ana devido às suas atitudes alcançou de Deus um menino e lhe pôs o nome de Samuel, que significa "pedido de Deus". E, não parou aí não teve mais filhos e filhas e vivia feliz e realizada. Se seus problemas poderão ser intransponíveis para você, mas faça como essa mulher: busque no lugar certo: isso você já está fazendo, pois você está aqui; busque na pessoa certa: isso você já pode começar a fazer – rasgue seu coração diante de Deus e lhe apresente o problema; busque com determinação: seja enfático e não aceite sair daqui sem a certeza da vitória. Você veio aqui com um propósito, então aproveite a oportunidade, não se distraia com nada.

Pastores Wanderley e Roseli
IPR EM SÃO JOSÉ - SC

Um comentário:

Tatiane disse...

Nossa foi Deus falando comigo agora , estou muito angustiada mas Creio que o meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra.Creio muito na misericordia de Deus e sei que Ele vai vir ao ,meu encotro e de minha familia que está precisando demais de oração .Louvado seja o nosso Senhor !!!