quarta-feira, 9 de abril de 2008

A TRAGÉDIA DE UM HOMEM PASSO A PASSO

LIVRE-SE DOS LAÇOS MALIGNOS
2 Sm 11:1-4

Introdução: Há uma advertência bíblica que diz: “Aquele que está em pé, cuide para que não caia”. Nunca ache que você é forte o suficiente para superar certas situações. Tem hora que é melhor fugir ou procurar outra coisa para fazer do que querer provar ou medir força com a tentação. Jeremias 9:23-24 “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor”.

Transição: O texto básico mostra-nos os passos que levaram Davi ao pecado. Mas, se observarmos bem, muitos caem passando por esses mesmos motivos. Davi, sendo rei, aproveitou o momento de ociosidade para fazer o que não se devia fazer. Assim pecou vergonhosamente e isso trouxe graves conseqüências, uma vez que o “salário do pecado é a morte” (Rm 6:23).

I – OBSERVAÇÃO INDEVIDA, V. 2
Em momento de ociosidade, no terraço do Palácio, Davi contemplou de relance uma cena que o atraiu: uma mulher se banhando.
O Salmo 101:3 diz: “não porei coisa má diante dos meus olhos”. Isto quer dizer que há coisas que são más para mim, apesar de não serem más em si mesmas. Exemplo: uma mulher não é uma coisa má, mas se sou casado ou se ela é casada, passa a ser má para mim. Por que a Bíblia diz em Êxodo 20:17 que não devo cobiçar a mulher do próximo. Provérbios 6:23-24 (RA) “Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida; para te guardarem da vil mulher e das lisonjas da mulher alheia”. 
A observação indevida poderá nos levar a consequências danosas: veja o exemplo de Acã, Josué 7:21 – “Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo”. Agora veja as consequências: Josué 7:25 “E disse Josué: Por que nos turbaste? O Senhor te turbará a ti este dia. E todo o Israel o apedrejou com pedras, e os queimaram a fogo e os apedrejaram com pedras”.
Veja o que disse Jó a esse respeito, quando estava numa grande provação, Jó 31:1 “ Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela?” Observe ainda os versos 9 a 11 – “Se o meu coração se deixou seduzir por causa de mulher, se andei à espreita à porta do meu próximo, então, moa minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela. Pois seria isso um crime hediondo, delito à punição de juízes”;
O homem que pretende triunfar na sua vida em todos os aspectos deve levar em conta o Salmo 1:1-2 – “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.
Paulo deixou uma advertência aqueles que fazem parte da Igreja do Senhor Jesus, 1 Ts 5:22 “Abstende-vos de toda aparência do mal”.

II – CURIOSIDADE FATAL, V. 3
Davi quis saber quem era aquela mulher. E interrogou seus assessores para ter as informações para satisfazer sua curiosidade. Na verdade, ele deveria ter rompido o mal antes que ele crescesse.
Veja o perigo que se corre quando se envolve com aquilo que não se devia. Sansão, escolhido por Deus, devia buscar esposa entre o povo de Deus, mas ele se engraçou com uma que pertencia aos maiores inimigos de Israel. "E, depois disto, aconteceu que se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila" (Juízes 16:4). Acabou se dando mal. "Então, ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou do seu sono e disse: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele. Então, os filisteus pegaram nele, e lhe arrancaram os olhos, e fizeram-no descer a Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze, e andava ele moendo no cárcere" (Juízes 16:19-21, RC95)
Provérbios 7 mostra-nos um triste quadro que à princípio parecia maravilhoso, mas o final foi trágico.
Cuidado com a curiosidade: "Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais macio do que o azeite;" (Provérbios 5:3, RC95) "Afasta dela o teu caminho e não te aproximes da porta da sua casa" (Provérbios 5:8, RC95). 
A curiosidade por saber o que vai acontecer numa novela ou num filme deixa a pessoa escrava da novela ou do filme. Deixa-se de fazer coisas importantes para satisfazer a curiosidade.
Uma mensagem de email do tipo: “você acaba de receber fotos minhas que preparei especialmente para você, é só clicar no link a seguir”. Aí você clica, por curiosidade e os cavalos de tróia invadem seu computador e começam os problemas técnicos.
Às vezes passa uma mulher com um corpo bem torneado e você vira para continuar olhando. Na verdade, você queria ver o que está debaixo da roupa.

III – OUSADIA MALIGNA, V.4
Sem medir as conseqüências, sabendo que aquela mulher era casada com Urias e que seu esposo estava na guerra, tomou a iniciativa de baixar um decreto aos seus assessores: “trazei-me aquela mulher”.
Há muitos homens que gostam de ficar “cantando” a mulher alheia, ou com os olhos, ou com palavras. E, isso pode acontecer até na igreja. Se não acontecesse não haveria adultério, que vergonhosamente desonra a Deus e a igreja.
Outros há que aproveitam a leviandade de certas mulheres, bem como a maneira de se apresentarem e acabam achando graça, em vez de caírem fora. Antigamente havia um dito popular: “beijo de mulher casada tem gosto de chumbo”.
Ainda há outros que se tornam líderes, mas não crescem espiritualmente e quando alguém apresenta uma fraqueza ou uma carência já querem tirar proveito. E, há casos de mulheres fragilizadas na vida conjugal que acabaram se envolvendo com seus líderes ou conselheiros.
"tendo os olhos cheios de adultério e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição; os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça. Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva; porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne e com dissoluções aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama" (2 Pe 2:14-22).

CONCLUSÃO: Davi, por não fazer nada para evitar o pecado, armou um plano audacioso para justificar seu erro:
1. Dias depois a mulher enviou uma mensagem ao rei: “estou grávida”;
2. Davi mandou chamar e tirar da guerra o marido da mulher para que tivesse relação com ela, a fim de justificar a gravidez e esconder o erro; 
3. Como o esposo da mulher não quis por achar que em tempo de guerra se deve estar na guerra, aí a coisa se complicou;
4. Davi, então pediu a Joabe (por documento levado pelo próprio Urias) que colocasse Urias bem na frente da batalha para que fosse atingido e morresse.
Mas Deus enviou o profeta Natã e desmascarou os fatos. "Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá" (Lucas 12:37).
Pr. Wanderley da Silva - IPR de São José – SC

Nenhum comentário: