sábado, 5 de abril de 2008

O ESPÍRITO DOS VENCEDORES

Is 40:30-31


INTRODUÇÃO: Quem deseja ser um vencedor? Vencedor nos estudos, trabalho, casamento, na criação dos filhos, em meio as tentações, em meio as drogas? Os livros mais vendidos hoje são os chamados livros de “Auto-Ajuda”. São aqueles que prometem desvendar os segredos do sucesso. Muitos estudos já foram desenvolvidos e várias teses defendidas tentando revelar o segredo do sucesso. Muitos livros biográficos são escritos sobre a vida de pessoas de sucesso, de vencedores. Mas tudo isso não passa de análise humana. Hoje vamos analisar o espírito dos vencedores, dos homens de sucesso da Bíblia e desvendar os segredos que os fizeram vencedores. Vamos analisar o espírito dos vencedores baseado naquilo que nos ensinou e nos revelou o próprio criador dos vencedores – Deus. Você sabia que todos nós fomos criados por Deus para Vencer? Deus não fez ninguém para ser derrotado. Eu quero falar para vencedores, para aqueles que estão na rota do sucesso, para aqueles que desejam ser vitoriosos.

TRANSIÇÃO: O texto básico afirma que aqueles que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão. Então se somos vencedores e almejamos conquistas cada vez maiores é necessário que esperemos em Deus. Só assim, poderemos triunfar. Só que espera em Deus tem o espírito dos vencedores:

I - UM VENCEDOR ENFRENTA AS ADVERSIDADES DE CABEÇA ERGUIDA

O sol nasce para todos: “O sol nasce sobre maus e bons...” (Mt 5:45). A Adversidade pode bater à sua porta, mas não se preocupe, você é vencedor. A grande questão é como você vai enfrentá-la. Como um vencedor ou como um perdedor? • Para o perdedor: está tudo acabado; desisto; chegou meu limite; esse problema é insolúvel; já vi que não dá para mim; estou derrotado! • O Vencedor diz: ainda dá para recuperar; ainda dá para reconstruir; vou continuar; vou buscar forças em Deus, vou superar e conquistar, Isaías 40:31. Vamos dizer em alto e bom som: vou lutar e vou vencer. Não sei como, mas Deus vai dar um jeito; Não cheguei até aqui para perder! Exemplo de perseverança, de garra: • Lars Grael perdeu a perna e vai voltar a concorrer num barco. Eis um Vencedor. Não se aposentou por causa de um problema, mas avançou. • O patriarca Jó perdeu tudo o que possuía, até mesmo a saúde, Jó 13:13-15. Veja o que ele afirmou: “... ainda que me mate, NELE esperarei”. Ele esperou em Deus para mudar a sua sorte. E Deus mudou: Jó 42:10 e 12. Depois dessa experiência, ele agradeceu a Deus porque agora passou a conhecê-lo face a face, Jó 42:5! • O Salmista chegou a dizer (SL 119:67 e 71): “Foi-me bom ter sido afligido...”! O homem, a mulher e o jovem de sucesso tira vantagens até das adversidades. Como você enfrenta as adversidades? Elas poderão tentar atravessar o seu caminho, mas não se esqueça que você é vencedor. Veja o que Paulo disse em Rm 8:35-39.

II- UM VENCEDOR ENFRENTANDO APARENTES FRACASSOS 

Davi enfrentou grandes fracassos: • Vida Espiritual: caiu em pecado, adulterou, matou covardemente, mas vejamos como age um vencedor: SL 51:1-4 e 11-12. Você já caiu na sua vida espiritual? Então prepare-se para se levantar. • Vida Familiar: fracassou como pai, esposo (deixou sua mulher Mical), mas Deus o levantou e o colocou na árvore genealógica do Rei Jesus! • Vida Profissional: fracassou como rei, cometeu erros, abandonou seu posto fugindo do seu filho Absalão; mandou contar os filhos de Israel sem aprovação de Deus; mas Deus o trouxe de volta ao trono. Você já enfrentou fracassos na sua vida, no seu trabalho, na sua vida profissional ou sentimental? Sabe qual é o segredo? I Reis 2:1-3. Abraão Lincoln enfrentou 28 anos de sucessivos fracassos para finalmente obter sucesso, quando em 1860 tornou-se presidente dos EUA e ainda não teve um presidente melhor do que ele nos Estados Unidos. Os aparentes fracassos na vida de um vencedor são apenas experiências acumuladas para a vitória que está por vir. Veja o que Paulo disse: I Co 15:57 e II Co 2:14. Tem alguém aqui que já fracassou? Ou que está se sentindo fracassado? “Deus vai fazê-lo um vencedor! Não desista”.

III- UM VENCEDOR ENFRENTANDO MOMENTOS DE DESÂNIMO 

Uma das histórias mais belas de vitória, de coragem e de determinação em nome de Deus é a do profeta Elias (I Reis 18): Elias se apresenta a Acabe e lança-lhe uma palavra desafiadora, I Reis 18:17-19; Ele escarnece e derrotou os profetas de Baal, mas ao vir Jezabel, sabem o que ele fez? Fugiu (I Reis 19:4). Você, jovem vencedor, já enfrentou uma situação de medo? Você já sentiu desânimo na sua vida? Já pensou desistir do casamento, do seu trabalho, desistir de evangelizar, desistir de orar? Até mesmo desistir da vida? Pois o vencedor Elias pensou em desistir até da vida! Elias se colocou diante do Senhor quando enfrentou o medo (espírito de medo) que o levou a uma profunda depressão e quase o matou. Mas alguém com o espírito vencedor ninguém consegue derrotá-lo! Deus não trata vencedores como “coitadinhos, como uma mãe superprotetora que vai brigar pelo filho, que faz denguinho. Deus disse a Elias: levanta-te e come. Deus perguntou: Que fazes aqui? Depois Deus lhe Fala: Vem cá fora. E mais uma vez: Vai, Volta... (I Reis 19:15). Deus recuperou o ânimo de Elias, concedendo-lhe uma experiência sobrenatural, I Reis 19:11-15. “Só os vencedores crêem no sobrenatural de Deus, os derrotados duvidam do Poder de Deus”. Elias obedeceu a Deus. Só os vencedores obedecem a voz de Deus, I Reis 19:11 e 15: “Vem cá Fora! Vai, Volta”. E Elias Obedeceu.

CONCLUSÃO: O sucesso só depende de você! O sucesso depende de cada um de nós! O sucesso nos é oferecido por Deus! É pegar ou largar! Não existe sucesso sem Deus! “Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida ou alma?” (Mt 16:26). O Sucesso começa entregando a nossa vida totalmente nas mãos de Jesus. O Sucesso começa quando reconhecemos e declaramos que precisamos de Deus sempre. Ministração preparada para o II Acampajovem da IPR de São José-SC Pastor Wanderley da Silva

2 comentários:

Pithon disse...

Levei muitos anos choramingando, como o filhinho da mamãe,até perceber quem é de fato Deus. A cada dia compreendo mais que as derrotas do passado não significam uma derrota definitiva, mas sim um aprendizado para grandes vitórias. Vejo, apesar dos meus 63 anos que o tempo não existe para Deus da maneira como o vemos. O nosso tempo é o tempo de Deus e só ele pode nos proporcionar a vitória no momento certo. Tenho me fortificado, desde que passei a frequentar a Igreja,com a sua palavra. Gloria a Deus por essa oportunidade.

Roberto

cinthya frança disse...

e verdade