sábado, 5 de abril de 2008

UMA GERAÇÃO DE SUCESSO

Lucas 5:17-26

INTRODUÇÃO: Hoje você verá, experimentará e testemunhará coisas extraordinárias! Todos nós queremos vencer na vida; queremos escrever uma história de sucesso. Porém, na vida, enfrentamos muitos problemas, dificuldades e resistências para a concretização dos nossos sonhos. Temos sonhos belíssimos, mas colocá-lo em prática é que é o grande problema. Sabemos que todos aqueles que tiveram um encontro com Jesus, venceram na vida e escreveram belíssimas histórias de sucesso: dentre esses podemos citar Pedro, João, Lázaro, a mulher cananéia, o cego de Jericó, o gadareno e a mulher samaritana. Certamente, esses personagens têm algo a ver conosco, com a nossa vida, tem alguma semelhança.

TRANSIÇÃO: O texto básico destaca a história de sucesso do paralítico de Cafarnaum. Se alguém precisava superar e vencer era esse homem, pois era paralítico. Com certeza Ele ouviu falar de Jesus e se interessou, pois acreditava que Jesus mudaria sua vida. Mas como conseguir realizar seu sonho. Vamos descobrir o que o levou ao sucesso! Sabemos por este fato que para alguém alcançar sucesso precisa estar aberto a alianças.

I – UMA GERAÇÃO DE SUCESSO É MARCADA PELA PRESENÇA DE AMIGOS – Lc 5:18-19
Esse personagem do texto jamais ia conseguir vencer sozinho, pois tinha suas limitações. Nós também temos as nossas. Ninguém vence sozinho. Nós precisamos uns dos outros. Nós precisamos de amigos. O grande problema é encontrar verdadeiros amigos. No mundo, encontramos com muita facilidade (nem precisamos procurar), falsos amigos que são inimigos ocultos, são “amigos” que só querem arrancar a nossa pele, que querem nos explorar. Exemplo: Jesus encontrou esse tipo de amigo em Judas: “Amigo, a que vieste?” (Mt 26:50). Há um ditado como se fosse uma oração que diz: “Senhor, protege-me dos amigos, pois dos inimigos cuido eu”. Você tem amigos? Sabemos quem são nossos verdadeiros amigos quando estamos nos momentos difíceis. Quando estamos sem dinheiro, sem emprego, doentes. Nossos verdadeiros amigos são aqueles que nos carregam nas costas, que nos levantam por cima do telhado, que não desistem da gente. Amigos não são aqueles que nos levam para o abismo, que nos levam às drogas. Amigos são aqueles que nos levam até Jesus. Hoje, nós queremos levá-los mais perto de Jesus para que sua vida seja um Sucesso.

II – UMA GERAÇÃO DE SUCESSO É MARCADA PELA CORAGEM
As pessoas portadoras de alguma deficiência física, geralmente são muito inseguras e medrosas. Se alguém empurra sua cadeira, ela tem medo de virar. Se são cegas, não gostam de que alguém as segure, mas preferem elas mesmas segurarem no braço. Se precisam ser carregadas, sentem muito medo de cair. Imaginem só alguém paralítico, sendo carregado por cima de um telhado? E os telhados naqueles dias eram diferentes de hoje (eram telhas fixadas com ganchos, argamassa e tábuas de pedra para firmar. Então alguém teria que quebrar o telhado, enquanto os outros seguravam a cama e ele teria que se equilibrar bem. Tudo isso demonstra Coragem para Vencer. Não encontramos nenhum medroso que tenha sido um vencedor ou conquistador. Alguns medrosos tiveram, antes de qualquer outra coisa, de vencer o medo (Gideão, Moisés, Josué, Jeremias). Se você deseja ser um vitorioso, você precisa antes vencer todos os seus medos: medo de perder, medo de não dar certo, medo de “cair do telhado”, medo de que seus amigos não consigam segurá-lo, medo de não conseguir entrar na casa. Paulo disse a Timóteo que “Deus não nos deu um espírito de medo, mas de poder...” (II Tm 1:7). Jesus repreendeu o medo que dominava os discípulos quando se aproximava deles, andando sobre as águas, chegando ressurreto (Luc 24:36). Morris Cerullo, comentarista da Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira, afirma que o medo é um espírito demoníaco. Então, vamos resisti-lo pela fé.

III- UMA GERAÇÃO DE SUCESSO É MARCADA PELA FÉ – Lc 5:20
Sem fé nós não conseguimos nada na vida, não conseguiremos vencer nenhum obstáculo, nenhuma dificuldade. Inclusive, sem fé é impossível agradar a Deus, Hb 11:6. Muitos estão só chorando e se lamentando quando enfrentam os problemas da vida; logo entregam os pontos. Alguém disse que “na crise, uns choram e outros vendem lenços”. Quem é você em meio às crises? Você é daquele grupo que só sabe chorar e se lamentar? Ou você é do grupo que aproveita o momento para vender lenços? Sabe qual é o grupo que escreverá uma história de sucesso? Aqueles que em vez de ficarem lamentando forem vender lenços, isto é, oferecer aos outros algo de bom. O Texto diz que Jesus: “Vendo-lhes a fé...”. Como você pode demonstrar, materializar a fé par que ela seja vista? Certa feita, um grupo de pessoas resolveram subir a um monte a fim de orar para que Deus abrisse os céus e enviasse chuva, pois há muito tempo não chovia. A seca estava dificultando e muito a vida e os produtos além de escassos estavam muito caros. Um menino pegou seu guarda chuva e foi para o monte. Chegando lá os irmãos disseram: “prá que esse guarda-chuva?” Ele respondeu: “nós não viemos aqui orar para que chova? Foi por isso que eu trouxe o guarda-chuva”. Não foi fácil para o menino explicar e enfrentar a zombaria. Mas, com certeza, foi seu gesto de fé que o fez usar aquele guarda-chuva, pois milagrosamente, começou a chover. Só ele tinha como se proteger. Isso sim que é fé, Tg 2:26. Hebreus 11:3 diz: “... o visível não foi feito daquilo que se vê”. Por isso já cremos no sucesso nesse ano de 2008. Cremos na vitória antes mesmo de vermos com os olhos naturais. Deus disse que “o seu justo viveria pela fé...”. Paulo disse que “andamos por Fé e não por vista” (II Co 5:7). Os Vitoriosos andam por fé. Portanto, mude a sua visão. Mude a sua mente. Mude as suas palavras.

CONCLUSÃO: Para que o sucesso na vida daquele homem acontecesse, ele precisou chegar até Jesus! Uma história de sucesso tem como fator determinante a presença de Jesus! Jesus perdoa os pecados, levanta o enfermo, devolve-o de volta à família e faz da sua vida um grande sucesso, Lc 5:20,24. Chegou a hora de você colocar em prática o que acabou de ouvir, crer e receber. Aqui você encontra verdadeiros amigos. Aqui você é desafiado a vencer o medo e encher-se de coragem. Aqui você é ensinado a viver pela fé. Aqui você encontra Jesus! Demonstre a sua fé crendo no milagre. Hoje é o seu grande dia na presença de Jesus.

Ministração preparada para o II Acampajovem da IPR de São José-SC Pastor Wanderley da Silva

Nenhum comentário: