sábado, 5 de abril de 2008

A VIDA DE UM CONQUISTADOR

A VIDA DE UM CONQUISTADOR
Js 1:1-9

INTRODUÇÃO: Conquistar é o desejo de todos os jovens. Seja nos campos sentimentais, profissionais e, no nosso caso, conquista espiritual, uma vez que somos servos de Deus. Será que todos estão satisfeitos com suas conquistas? Será que todos conquistarão? Precisamos saber que nada vem automaticamente. É preciso estarmos empenhados. Jovem, a Palavra declara que somos fortes e já vencemos o maligno. Então é só você acreditar que o sucesso é para você. Seja determinado e tomarás posse da terra que o Senhor colocou em seus sonhos.


TRANSIÇÃO: O texto fala-nos de um homem que sempre é lembrado quando se fala em conquista e sucesso. Seu nome é Josué, que significa: Jeová é Salvação. Porém, se estudarmos seu livro veremos que nada foi fácil. Mas Ele foi vencedor. Vamos aprender com Ele segredos que nos levarão ao sucesso.

I. É UMA VIDA DE RELACIONAMENTO PESSOAL COM DEUS
"Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel" (Js 1:1-2). Veja que depois que Moisés morreu, Deus veio falar com Josué. Esta é uma das marcas de todos aqueles que foram bem sucedidos na história bíblica. Há da parte de Deus interesse que tenhamos bom relacionamento com Ele. Sendo nosso Pai deseja manter comunhão conosco. Todos aqueles que querem viver sem comunhão íntima com Deus acabam fracassando. Há uma frase que afirma: “viver sem tempo para Deus é viver perdendo tempo”. Talvez você já perdeu muito tempo na vida, mas para nós ainda há tempo de acordar e esse pode ser o ano da nossa virada. Vamos acordar do sono da indolência e determinar a nós mesmos que buscaremos a face de Deus em primeiro lugar e com perseverança. Muitas vezes fazemos propósitos de melhorarmos nossa vida de oração e intimidade com Deus, mas com o passar do tempo relaxamos. Precisamos ser como um esportista acostumado a vitórias: lutar com dedicação do princípio ao fim.

II. É UMA VIDA CERCADA DAS PROMESSAS DE DEUS
"Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei" (Js 1:3-5). Deus havia feito promessas a Moisés e estas seriam cumpridas integralmente através de Josué, pois ele era fiel servidor de Moisés. As promessas eram extensivas aos fiéis. Josué perseverou em servir ao Senhor com fidelidade porque acreditava nas promessas que Deus havia feito a nação da qual ele fazia parte. Enquanto a maioria do povo vivia na incredulidade e foram impedidos de entrar na terra prometida. Josué e Calebe foram honrados por Deus, pois dos que saíram do Egito somente eles entraram na terra que o Senhor prometera. Deus não abandona suas promessas quando vê que a maioria se esquece delas e vive como se nunca fosse haver cumprimento. Isso é o mesmo que chamar Deus de mentiroso e enganador, mas a Bíblia firma que Ele “não é homem para que minta e nem filho de homem para que se arrependa” ( Nm 23:19). Se Ele promete Ele cumpre.

III. É UMA VIDA SEGURA NAS ORIENTAÇÕES DE DEUS
"Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares" (Js 1:6-9). Há muitas coisas nos acontecem na vida que nos levam a ser assediados por um bando de pessoas palpiteiras sem base nenhuma e que levarão a nada. A vida não pode ser uma loteria. Precisamos de orientações seguras para que possamos conquistar. Isso só podemos alcançar em Deus. O Senhor passou para Josué a receita certa. O que ele deveria fazer para não se frustrar. Ele tem a palavra de vitória liberada para nós e nos revela o caminho pelo qual devemos andar. Vocês querem da parte de Deus palavras agradáveis ao seu ego, ou palavras que nos conduzirão a vitória? Muitas vezes o que Deus nos fala não é o que queríamos ouvir, mas é o que precisamos ouvir. Veja o que Deus falou para Josué: Sê forte ou esforça-te – isso requer uma atitude resoluta. Seja corajoso ou tenha bom ânimo – isso é que nos mantém em pé. Cuide em cumprir toda Lei que foi determinada por Moisés.

CONCLUSÃO: "A chave do sucesso não adianta muito até que se descubra a fechadura certa para inseri-la" (Tehyi Hsieh). Essa pode ser uma grande verdade para nós. Não basta sermos otimistas e acreditarmos no sucesso é preciso que mantenhamos um relacionamento pessoal com Deus, apeguemo-nos à Palavra de Deus para sabermos que estamos assegurados por milhares de promessas e sigamos as diretrizes dadas por Deus, pois elas certamente servirão de mapa do maior tesouro que é a conquista espiritual e, por conseqüência, sentimentais, materiais e físicas.

Ministração do II Acampajovem da IPR de São José-SC
Pastor Wanderley da Silva

2 comentários:

Unknown disse...

Pastor, não sei se o senhor recebeu o outro recado..........
Então lá vai...
O senhor deveria escrever mais textos e mensagens ,pois, são extremamente motivadores e edificantes.
Parabéns Pastor.....
Ah, o senhor já pensou em escrever algum livro???

Sandrinha

Wanderley disse...

OBRIGADO SANDRINHA PELO SEU COMENTÁRIO. SABE QUE ESTOU QUASE ME DISPONDO A ESCREVER, POIS O DOM DE DEUS PRECISA SER DESENVOLVIDO O MÁXIMO POSSÍVEL! ORE PARA QUE ISSO TORNE REALIDADE!