segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Igrejas não são lanchonetes

Atualmente, homens e mulheres deixam suas igrejas assim que acham algo de errado na liderança. Talvez seja a forma que o pastor usa para recolher as ofertas. Talvez seja como o dinheiro é empregado. Se não gostam da pregação do pastor, vão embora da igreja. Ou ele não é muito acessível ou é muito íntimo de todos. A lista de reclamações não termina. Em vez de enfrentarem as dificuldade e ter esperança, essas pessoas correm para onde parece não haver conflito.

Vamos encarar a realidade: Jesus é o único pastor per-feito. Então, por que nós não enfrentamos as dificuldades em vez de correr delas? Quando não enfrentamos esses conflitos diretamente, há uma grande oportunidade de sairmos de lá ofendidos. Algumas vezes dizemos que nosso ministério profético não foi bem recebido. Então, vamos de igreja em igreja, procurando uma liderança impecável.

Enquanto escrevo este livro, posso dizer que só fiz parte de duas igrejas em dois diferentes Estados nos últimos qua-torze anos. Já tive inúmeras oportunidades de me sentir ofendido com minha liderança (a maior parte delas, devo acrescentar, por minha própria imaturidade). Tinha chance de me tornar crítico em relação à liderança; mas sair da igre-ja não era a saída. Em meio a uma circunstância bem difícil, o Senhor falou comigo através de um versículo: "Esta é a forma que se deve sair da igreja": Saireis com alegria e em paz sereis guiados (Is 55:12 - Destaque acrescido).

Muitos não saem dessa maneira. Acham que igrejas são como lanchonetes: podem escolher e pegar o que mais gosta-rem! Sentem-se livres para ficar enquanto não houver pro-blemas. Mas isso está em total desacordo com o que a Bíblia ensina. Não é você que escolhe a qual ir. Deus é quem esco-lhe! A Bíblia não diz: "Deus dispôs os membros colocando cada um deles no corpo, como aprouve a cada um". Ao con-trário, a Bíblia diz: "Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo como lhe aprouve" (1 Co 12:18 - Grifos acrescidos).

Lembre-se de que se você está onde Deus quer que este-ja o diabo vai tentar escandalizá-lo para que saia de lá. Ele quer tirar as raízes de onde Deus nos plantou. Se puder tirá-lo de lá, isso será uma vitória para você resistir, mesmo em meio a um grande conflito, acabará com os planos do diabo.

John Bevere em "A Isca de Satanás" (Editora Atos).

Nenhum comentário: