terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Importância de Deus no trabalho


A IMPORTÂNCIA DE DEUS NO TRABALHO

Salmo 128

INTRODUÇÃO: Todos querem ser bem sucedidos em suas realizações. Trabalha-se visando não só o sustento pessoal e familiar, mas também o crescimento profissional, bem como, financeiro. Muitos têm atribuído ao trabalho adjetivos negativos, como se fosse uma maldição ao ser humano, mas o sucesso só vem com muito empenho ao trabalho. Salomão, em sua sabedoria, afirmou: “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar” (Pv 21:25).

TRANSIÇÃO: O texto básico desta ministração é considerado o Salmo da família, mas sabemos que o sustento e prosperidade da família estão ligados ao empenho no trabalho. Somente uma família cujo pai está desempregado é que sabe dizer o quanto o trabalho está diretamente ligado ao sucesso familiar. Para que o trabalho seja abençoado é preciso considerar pelo menos três fatores:

I – TUDO QUANTO FIZER SEJA PARA GLÓRIA DE DEUS
  1. Cl 3:17 “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. Não se glorifica a Deus somente orando, cantando ou aclamando em reuniões da igreja, mas também nas ações, tanto em casa, quanto no trabalho, ou em qualquer lugar em que estivermos. Afinal somos luz, isto é, marcamos presença com boas ações e atitudes positivas.
  2. Na maior competição brasileira de automobilismo, em sua principal corrida, a corrida do milhão (de dólares) que ocorreu neste domingo 31/08/2008, Valdeno Brito, atribuiu a sua vitória principalmente a Jesus, a quem glorificou por tê-lo tirado das trevas. Claro que foi com muito empenho dele e da equipe, mas  com a bênção de Deus.
  3. Para que Deus seja glorificado em tudo quanto fizermos, convém observar o que o rei Jeosafá ordenou aos seus oficiais: “E deu-lhes ordem, dizendo: Assim fazei no temor do Senhor, com fidelidade, e com coração íntegro (2 Cr 19:9).
o se glorifica a Deus somente orando, cantando ou aclamando em reuni4747474747474747474747474747474747474747474747474747474747474747474747474747474747474747474747474747474747474747474747
II – TUDO QUANTO FIZER FAÇA DE TODO CORAÇÃO
  1. Cl 3:23 “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração”. Fazer as coisas de “todo o coração” significa empenho e capricho. Paulo disse a Tito como ele deveria se comportar: “Em tudo te dá por exemplo de boas obras” (Tt 2:7).
  2. Em Ec 9:10 diz que “tudo quanto te vier à mão para fazer, faça conforme as suas forças”. Não seja negligente no seu trabalho, pois dali sai o seu sustento. E se você fizer com boa vontade, com certeza, colherá frutos bons.
  3. Fazer as coisas de qualquer maneira resulta em maldição: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente” (Jr 48:10).
  4. Uma vez que todos querem ser abençoados e prósperos, então seja caprichoso e faça tudo da melhor maneira possível e Deus vai abrir novos horizontes para sua vida.

III – TUDO QUANDO FIZER CREIA QUE DEUS ABENÇOARÁ
  1. Não vivas a amaldiçoar o trabalho, pois ele pode te dignificar. Ao firmar um contrato de trabalho, ore para que Deus abençoe. Ao sair para trabalhar, peça a Deus para te dar forças e sabedoria para poder alcançar êxito.
  2. O homem ou mulher que tem prazer em servir a Deus e observar a Sua Palavra será bem sucedido: “tudo quanto fizer prosperará” (Sl 1:3).
  3. O resultado do trabalho não está na quantidade do tempo empenhado, mas na qualidade, portanto creia na bênção de Deus: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono” (Sl 127:1-2).

CONCLUSÃO: Paulo adverte aos trabalhadores: “Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados. E os que têm senhores crentes não os desprezem, por serem irmãos; antes os sirvam melhor, porque eles, que participam do benefício, são crentes e amados. Isto ensina e exorta” (1 Tm 6:1-2). 

Nenhum comentário: