terça-feira, 25 de maio de 2010

Renovação - Uma Perspectiva Bíblica

Renovação é a essência do Cristianismo dinâmico e a base sobre a qual os cristãos, tanto no sentido de "corpo" ou de grupo, como no sentido de crentes individuais, podem determinar a vontade de Deus. Paulo tornou isto bem claro ao escrever aos cristãos romanos: "transformai-vos pela renovação da vossa mente". Então continuou ele: "Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12:2). Aqui Paulo fala de renovação num sentido organizacional. Paulo pede que estes cristãos, como um corpo de crentes, desenvolvam a mente de Cristo mediante a renovação grupal.
A  renovação pessoal  não  acontecerá  como  Deus pretendia a menos que se efetue no contexto da renovação organizacional. Por outro lado, a renovação do grupo não acontecerá como Deus pretendia sem a renovação pessoal. Ambas são necessárias.
Todas as igrejas locais, porém, são formadas de unidades menores contidas uma dentro da outra, mas inter-relacionadas. A família na Bíblia emerge como a "igreja em miniatura". Por sua vez, a família é constituída de uma unidade social menor—o casamento. A renovação pessoal, que está inseparavelmente ligada a todas as outras unidades básicas. O casamento é constituído de dois indivíduos que se tomam um. A família é constituída de pais e filhos que também devem refletir a mente de Cristo. E a igreja é constituída não apenas de indivíduos crentes, mas também de casais e famílias.
Embora todas estas unidades sociais sejam inter-relacionadas, a renovação bíblica pode começar dentro de qualquer unidade social específica. Mas onde quer que se inicie, na igreja, nas famílias, nos casamentos ou nos indivíduos, o processo imediatamente afeta todas as outras unidades sociais. Uma coisa é certa: tudo o que Deus diz é coerente e harmonioso. Ele não possui um conjunto de princípios para a igreja, outro para a família, outro para maridos e mulheres a ainda outro para os crentes como indivíduos. Por exemplo, os princípios que Deus esboça para os anciãos das igrejas locais, pais e maridos, concernentes a seu papel como líderes, são inter-relacionados e coerentes. Se não o forem, podemos estar certos de que não interpretamos corretamente o plano de Deus.

Do Livro "A Estatura de Um Cristão" - Gene A. Getz - Editora Vida

Nenhum comentário: