quarta-feira, 19 de maio de 2010

Uma Crise Sem Precedente


A maior crise em questão na atualidade não é econômica, social ou política, é moral. Não está fora das pessoas, está dentro delas. Não está baseada na falta de recursos, mas na inconsistência de caráter. Não está entrincheirada pela inexistência de soluções, mas pela falta de objetividade em relação ao propósito de Deus para a vida. Não é também algo meramente natural que pode ser resolvido por planos e estratégias humanas, é muito mais espiritual que podemos imaginar.
O homem não é meramente um ser carnal. Apesar de morar num corpo físico, o homem é essencialmente espiritual e por isto está tão relacionado com o mundo espiritual quanto com o mundo físico. Não é suficiente conhecermos apenas as leis físicas que governam a natureza. Se não entendermos os princípios morais que estão sendo quebrados, se não discernirmos o mundo espiritual ignorando os ardis do diabo, vamos continuar fracassando em ajudar nosso mundo.
Este tipo de crise causada pela pulverização da sensualidade está na raiz dos principais males confrontados pela sociedade. Infelizmente, pouco se tem feito para cortar esta raiz; na verdade, muitos a têm nutrido sem saber que esta é a causa e não um efeito supérfluo dos mais graves problemas que estão na pauta dos sociólogos e psicólogos.
O respeito interpessoal, a cidadania, a família, os governos, etc, tem estado radicalmente comprometidos e amaldiçoados pela crise moral que a fermentação do espírito de sensualidade acarreta.

Do livro: A Face Oculta do Amor - Marcos de Souza Borges (Coty).

Nenhum comentário: