sábado, 29 de maio de 2010

Servindo Uns aos Outros

 SERVINDO UNS AOS OUTROS
Lucas 22:24-27

INTRODUÇÃO: De acordo com as palavras do texto, ditas durante a última ceia narrada por Lucas, Jesus provoca todo o modelo mental reinante. A lógica em curso é que serve quem está “por baixo”, e é servido aquele “mais importante”. Não é a toa que este mundo funciona tão mal, tem tanta injustiça e tantas pessoas infelizes.

O MAIOR EXEMPLO – Jo 13:14
Jesus traz um ensino não somente com palavras, mas com sua própria vida. Ele é sério e muito determinado quando trata desse assunto de serviço. Sua palavra aos discípulos não soa como sugestiva, mas como ordem a ser cumprida. Como Ele é Senhor, pode ordenar. Ordena e manda com a autoridade de quem vive.

ROMPENDO O EGOÍSMO – Gl 6:2
Mas, sendo bem franco, parece-me que a palavra do “mundo”, que o maior deve ser servido, faz mais sentido. Pense comigo: Aquela pessoa que chegou naquela posição trabalhou, esforçou-se, destacou-se. Ela merece. Certo? Errado! Essa lógica é típica da natureza pecaminosa e decaída da humanidade. Faz parte de um pensamento egoísta e ensimesmado.

UMA LIÇÃO FORA DO COMUM
Conta-se de uma pessoa que se mudou para outro país. Este país era feito de pessoas muito generosas e educadas. Logo de início, um de seus novos colegas ofereceu-se para dar uma carona toda manhã. Chegavam cedo na empresa e seu amigo estacionava o carro bem longe da porta de entrada. Eram duas mil vagas no estacionamento. Demoravam algum tempo caminhando naquele grande estacionamento vazio. Nos primeiros dias ele não disse nada. Até que chegou um dia que perguntou: “Você tem lugar demarcado para estacionar aqui? Notei que chegamos bem cedo, o estacionamento sempre vazio, e você deixa o carro lá no final”. Seu colega logo respondeu, simples assim: “é que chegamos cedo, então temos tempo de caminhar – quem chegar mais tarde já vai estar bem atrasado, melhor que fique mais perto da porta, você não acha?”

FAÇA UMA REFLEXÃO
Imagine-se participando de um grupo de dez pessoas, sendo que todas as dez querem ser servidas. O que aconteceria? Algumas ou todas ficariam infelizes e insatisfeitas. Agora imagine que todas, sem exceção, decidissem servir umas às outras. Certamente todas ficariam felizes.
Essa é a lógica do servir: se todos servirem, todos serão servidos.

CONCLUSÃO: Não é difícil imaginar a revolução na sociedade se tivéssemos a atitude de servir uns aos outros. O ensino de Jesus, portanto, é revolucionário. “Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem” (Jo 13:17).
Afinal, no Reino de Deus, quem não serve não serve!

Nenhum comentário: