quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Renovação espiritual

Renovação espiritual
2 Coríntios 4:16-18

Introdução: Ao iniciarmos uma etapa em nossa vida é conveniente que tenhamos em mente alguns princípios fundamentais. Quem não cuida acaba perdendo ou tendo sérios prejuízos. Quando compramos um carro, uma casa, uma roupa, um bem qualquer, se não cuidarmos vai desgastando e acabando.
A renovação espiritual é algo que jamais poderá ser esquecido. É uma bênção servir ao Senhor e desfrutar da vida cristã, que é descrita como: vida abundante, vida nova, nova criação, vida de luz, vida santa, vida vitoriosa, vida no Espírito, cidadania celestial e etc. É muito bom poder contar com a presença gloriosa do Espírito Santo em nossa vida.
Com o passar dos dias podemos manifestar um desgaste, motivado pelo descuido e pela falta de atitude sábia, que nos levariam mais perto de Deus. Tudo pode cooperar para o nosso bem, mas se omitirmos a nossa responsabilidade na manutenção de nossos compromissos espirituais, poderemos sucumbir. A Bíblia apresenta a gravidade de se experimentar o poder de Deus e não se manter nele. Jesus falou que vem mais sete espíritos piores e junta-se ao que havia antes e o estado dessa pessoa fica pior do que era. Para que isso não aconteça com você quero mostrar-lhe a necessidade de manter uma vida dentro do processo de renovação espiritual.

1) A vida cristã é cheia de desafios

Não se pode vencer sem a consciência e a busca de um incessante renovar do homem interior, pois é onde se trata nossas maiores batalhas. Em meio a tantas lutas e tentações, faz-se necessário separar um tempo para alimentar a alma para se recompor as forças devido ao desgaste diário. A verdadeira medida da nossa fé está em como comportamos em tempos de provações. É necessário beber do rio de Deus e se alimentar do pão que alimenta e sustenta, a Palavra de Deus.

2) Ninguém é uma fortaleza imbatível

Não podemos achar que exista alguém que não precisa se aquietar e entrar de forma exclusiva na presença divina, a fim de receber graça. Não podemos achar que Deus quer que nos lancemos a fazer, fazer e fazer. Na verdade, Deus conhece a nossa estrutura e sabe que, como seres humanos, podemos sucumbir no meio da caminhada. Por essa razão Ele quer que cultivemos a comunhão para mantermos firmes diante dos dias difíceis.

3) Não podemos achar que a caminhada é curta e que logo acabará

A caminhada cristã trata-se de uma longa jornada, portanto somos advertidos a correr com paciência a carreira. Sair na maior disparada e daqui a pouco fraquejar e parar não é interessante, nem para nós, sem para nossos irmãos e nem para Deus. É importante respirar de forma equilibrada, alimentar de forma saudável e avançar sempre com passos firmes.

4) Renovar significa manter sempre um nível de força suficiente que nos permita continuar

Devemos ter a firme resolução de avançar sempre. Na carreira cristã o verbo "desistir" jamais deve fazer parte da nossa história. Deus libera sobre nós força e sabedoria para que tenhamos uma vida abundante. Sendo assim, devemos confiar na provisão de Deus para nos manter renovados em força como a águia, subindo firmes com as suas asas buscando sempre o ponto mais alto da nossa comunhão e relacionamento com o Reino dos céus, a fim de que tenhamos uma visão ampliada em tudo quanto desejamos ou temos que desempenhar como filhos de Deus.

Conclusão: Sua vida é preciosa e deve ser mantida num alto padrão espiritual. Não vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito. Andai em espírito e não cumprireis os desejos da carne. Não negocie os princípios espirituais. Não dê legalidade para os demônios em sua vida, pelo contrário, seja cheio do Espírito Santo, resista o diabo e ele fugirá de vós.
Ministração: IPR São José, 10/03/2013 – Celebração do Encontro de Mulheres.

Wanderley da Silva

Nenhum comentário: