quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Como podemos conquistar almas para o Reino de Deus?

Como podemos conquistar almas para o Reino de Deus?
João 4:39-42"E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito. Indo pois ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias. E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra. E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo".

Introdução: Conquistar almas para Deus é resultado de sabedoria, Pv 11:30. Ainda que custe lágrimas e muito esforço o resultado é glorioso, Sl 126:5-6. O certo é que para haver conquista é necessário que tenhamos paixão pelas almas.

O texto básico mostra o que tem levado vidas da cidade samaritana de Sicar a se submeterem aos Senhor Jesus como Salvador. Vejamos o que influenciou os samaritanos a se integrarem ao Reino de Deus.


1) Através do testemunho pessoal que alguém lhes transmite, v. 39
"E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito".


Jesus falou aos discípulos que eles poderiam ser testemunhas eficaz após receberem a virtude do Espírito Santo, Atos 1:8.
"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".


2) Através das palavras infalíveis do Senhor Jesus, v. 41
"E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra".

A Palavra de Deus é viva e eficaz, produz resultados tremendos. É infalível e permanente, inclusive tudo pode passar, mas apenas a Palavra de Deus não passará.
Todos aqueles que forem edificados na Palavra de Deus serão seguros diante das dificuldades e circunstancias adversas.


3) Através das experiências pessoais com Jesus, v. 42
"E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo".

Nada substitui as experiências pessoais com Jesus, pois quando alguém bebe da água que Jesus oferece, esta salta para a vida eterna. Quem recebe Jesus de todo coração, jamais negará sua fidelidade a Ele.

Conclusão: Não existe melhor método para conquistar alma do que este. Aqui vemos algo proposto pelo discipulado, algo progressivo: a mulher testemunhou, as pessoas se interessaram pela Palavra e tiveram sua própria experiência com Jesus.



Pr. Wanderley da Silva

Nenhum comentário: