terça-feira, 28 de julho de 2015

Estudo textual - Pv 1:20-33

Estudo textual
Provérbios 1:20-33

A sabedoria, 20-21
Clama em alta voz nas ruas
Ergue a voz nas praças públicas
Nas esquinas das ruas barulhentas ela clama
Nas portas da cidade faz o seu discurso

Até quando..., 22
Inexperientes irão contentar-se com sua inexperiência?
Zombadores terão prazer na zombaria?
Tolos desprezarão o conhecimento?

Se acatarem a minha repreensão..., 23
Lhes darei um espírito de sabedoria
Lhes revelarei meus pensamentos

Vocês, porém, 24
Rejeitaram meu convite
Ninguém se importou quando estendi minha mão

Visto que..., 25
Desprezaram totalmente meu conselho
Não quiseram aceitar minha repreensão

Eu, da minha parte,... 26-27
Vou rir- me da sua desgraça
Zombarei quando o que temem se abater sobre vocês
Quando aquilo que temem se abater sobre vocês como uma tempestade
Quando a desgraça os atingir como um vendaval
Quando a angústia e a dor os dominarem

Então vocês..., 28
Me chamarão, mas não responderei
Procurarão por mim, mas não me encontrarão

Visto que..., 29-30
Desprezaram o meu conhecimento
Recusaram o temor do Senhor
Não quiseram aceitar o meu conselho
Fizeram pouco caso da minha advertência

Então..., 31
Comerão do fruto da sua conduta
Fartarão de suas próprias maquinações

Pois..., 32
A inconstância dos inexperientes os matará
A falsa segurança dos tolos os destruirá

Mas quem me ouvir..., 33
Viverá em segurança
Estará tranquilo, sem temer nenhum mal

Nenhum comentário: