sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Vencendo os ataques de Satanás


VENCENDO OS ATAQUES DE SATANÁS
1 Pe 5:8-9; Tg 4:7
INTRODUÇÃO: O diabo tem planos para atacar aqueles que desejam vencer através da fé em Deus. Ele tem uma estratégia para cada situação. Se quisermos vencer precisamos entender que o inimigo é astuto e sagaz e vai aplicar sua estratégia em uma destas duas maneiras: tentações ou armadilhas.

O QUE SÃO TENTAÇÕES?
São palavras, exposições ou situações expressas clara e abertamente. A Bíblia diz em Tiago 1:14 que só caímos em tentação através das concupiscências não tratadas, ou seja desejos carnais dos quais ainda não fomos libertos.
Entenda que Deus não o tenta (Tg 1:13). O inimigo vai usar contra você, uma estratégia de tentação numa área em que você já teve problema no passado. A tentação vem como um meio usado pelo inimigo para tentar tirá-lo da vontade de Deus. É um ataque planejado para fazê-lo pecar e endurecer o coração em relação ao Espírito de Deus.
Tentações podem causar peso e depressão. Às vezes podem vir em quantidade e formas variadas. Mas aqueles que nessas ocasiões confiam no Senhor estão protegidos e seguros. II Pedro 2:9 diz "porque o Senhor sabe livrar da tentação os piedosos...”
A Bíblia diz que todo homem é tentado. Hebreus 4:15 diz a respeito do próprio Jesus "... antes foi ele tentado em todas as coisas, a nossa semelhança, mas sem pecado." Sua identificação conosco e sua morte na Cruz pagaram por nossa libertação do poder da tentação.

O QUE SÃO ARMADILHAS?
A armadilha é um esquema oculto que visa enganar. Não é óbvia como a tentação. A armadilha tenta fisgá-lo como que por um feitiço. Ela se encobre astuciosamente para levá-lo ao engano.
Apesar da Bíblia usar a palavra armadilha uma única vez no Novo Testamento (Rm 11:9 RC), as Escrituras repetidamente nos alertam sobre enganos.
A Bíblia é clara quando a passagem fala de engano. Aqueles que caem numa armadilha são enganados quando:
  • São apenas ouvintes e não praticantes da Palavra, Tg 1:22;
  • Pensam que não têm pecado, 1 Jo 1:8;
Pensam que são alguma coisa quando não são nada, Gl 6:3;
  • Pensam que a sabedoria do mundo os faz sábios, 1 Co 3:18.
Têm a língua solta apesar da religiosidade, Tg 1:26;
Pensam que podem semear uma coisa e colher outra, Gl 6:7;
Pensam que qualquer um herdará o Reino dos Deus, 1 Co 6:9;
Pensam que o contato com o pecado não o afetarão, 1 Co 15:33;
Deus pode livrar aqueles que são fiéis e que desejam viver dentro de seu propósito, veja o testemunho de Davi no Salmo 124.

CONCLUSÃO: A verdade e a sinceridade devotadas a Deus se constituirão no melhor antídoto contra Satanás. A Bíblia afirma em João 8:32 que a verdade nos torna livres. Leia e tome posse da Palavra em Ef 6:10-14. Que Deus o faça triunfar, mas não se esqueça que depende também da tua fidelidade.

Nenhum comentário: