terça-feira, 20 de setembro de 2011

Verdadeiro Arrependimento


TEXTO: Atos 17:30

INTRODUÇÃO: Um documento para ter valor precisa de carimbo, selo e assinatura do responsável. Não é qualquer papel que serve como prova de algum acordo.

TRANSIÇÃO: O texto básico chama todos a se arrependerem, porque Deus não quer considerar o passado, mas quer mudança de vida. Assim como um documento precisa de algo que o autentique, o arrependimento genuíno traz suas marcas.

TEMA: QUAIS AS MARCAS DO VERDADEIRO ARREPENDIMENTO

1 – HUMILHAÇÃO DIANTE DE DEUS

- “Se o meu povo... se humilhar... e se converter dos maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei seus pecados, sararei a sua terra” (2 Crônicas 7:14);
- Este verso, o mais conhecido do livro de Crônicas, expressa as exigências divinas para se alcançar as bênçãos. Aqueles que crêem devem dar prova de sua total obediência ao Deus Todo Poderoso, livrar-se do ego e centralizar sua vida na Palavra de Deus.
Tiago foi contundente, dizendo: “senti as vossas misérias, lamentai e chorai: converta o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza; humilhai-vos perante o Senhor, e Ele vos exaltará” (4:9-10). Saiba que o salário do pecado é a morte, Rm 6:23.

2 – CONFISSÃO DOS PECADOS

- “Se confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) é fiel e justo, para perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” (I Jo 1:9).
Confessar é assumir todos os atos cometidos, sentindo pesar e dispondo-se a viver uma nova vida. Jesus dizia aos pecadores em tratamento: “vá e não peques mais para que não te suceda coisa pior”;
O pecador é consciente de seus erros: “porque eu conheço as minhas transgressões e o meu pecado está sempre diante de mim” (Sl 51:3);
O que acontece com aqueles que tentam esconder o pecado: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Provérbios 28:13 RC).

3 – ABANDONO DOS PECADOS

João Batista exortou os religiosos da sua época: “produzi frutos dignos de arrependimento” (Mt 3:8).
- Este apelo foi anunciado à multidão, Lc 3:37; aos fariseus e saduceus, Mt 3:7; aos publicanos, Lc 3:12; aos soldados, Lc 3:14; João Batista não temia ninguém.
- Observe Lucas 3:11-14 “E respondendo ele disse: quem tiver reparta com quem não tem... a ninguém trateis mal, nem defraudeis... contentai-vos com o vosso soldo”. Nesta exortação vemos a essência do verdadeiro arrependimento:generosidade, honestidade e amor para o próximo.

CONCLUSÃO: Você quer uma vida melhor? Jesus te dá vida abundante. Arrependa-se dos seus pecados, humilhe-se diante de Deus e Ele te exaltará; confesse seus pecados e Ele te perdoará; abandone o teu pecado e serás feliz para sempre.

Nenhum comentário: