terça-feira, 1 de junho de 2010

Ecumenismo

O ecumenismo seria uma maneira diplomática de evitar perseguições e manter a política da boa vizinhança no que tange à fé. No entanto, Jesus afirmou que "se a mim perseguiram, também perseguirão a vós". Paulo, apóstolo, principal escritor do Novo Testamento também deixou bem claro que "todos que querem viver piamente em Cristo pedecerão perseguições".
Como humanos, precisamos respeitar o direito de decidir de cada um, mas isso não quer dizer fazer alianças com aqueles que são opostos à nossa maneira de crer. Diz o Senhor: o meu justo viverá da fé, mas se ele recuar a minha alma não tem prazer nele.
Ser firme na doutrina cristã não quer dizer ser intolerantes com costumes, culturas ou quaisquer outras coisas secundárias, tais como vestes, comida, etc. Firmeza doutrinária é apegar-se aos princípios do que se crê, no caso dos cristãos, apegar-se às Escrituras Sagradas, compreendendo Antigo e Novo Testamentos. 
Costumes devem ser tolerados, princípios jamais devem ser negociados!
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina, pois fazendo isso te salvarás tanto a ti mesmo, como aos que te ouvem", esta foi a advertência de Paulo à Timóteo, seu discípulo.


2 comentários:

Rô Moreira disse...

mas ecumenismo seria com o budismo, Induismo, Islamismo, mas quando se trata do catolicismo, não é ecumenismo, pois eles são tido como Cristão tbm!
estou errada? pode me esclarecer?

Wanderley disse...

Quando se trata de práticas contrárias ao evangelho, pode até ser uma outra igreja que não se diz apenas cristã, mas que pode se dizer evangélica. O próprio apóstolo Paulo diz que não é para se misturar nem com o irmão que se porta de forma incoveniente: "Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado" (2Ts 3.14).