sexta-feira, 4 de junho de 2010

Como Modificar Uma Situação Desagradável?

Como podemos modificar uma situação desagradável?
Neemias 2:17-20

Vamos aprender com Neemias, um judeu exilado que, ao saber da trágica situação em que se encontrava Jerusalém, lamentou, chorou e se empenhou para modificar o triste quadro. Problemas todos enfrentamos, no entanto, convém saber que se eles surgem é para serem resolvidos. A cada desafio vencido nos credenciamos para novas conquistas. O que Neemias fez para modificar a situação?

1. Reconheceu o estado deplorável em que se encontrava Jerusalém, v. 17.
"Então, lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada e que as suas portas têm sido queimadas; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém e não estejamos mais em opróbrio".
O ponto de partida para se resolver um problema é admitir sua existência e o grau em que se encontra. Daí, segue-se um estado de inconformação, pois do contrário nada será modificado. Negar o problema com frases positivas de efeito não ajudará em nada. Problema deve ser encarado com firmeza e vontade de resolver.
Neemias chegou aos judeus e mostrou a realidade que precisava ser superada: miséria, assolação, portas queimadas, vergonha.
Além de reconhecer a situação, Neemias fez uma segunda coisa sumamente importante:

2. Reconheceu as ações favoráveis de Deus em seu favor, v. 18.
"Então, lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito. Então, disseram: Levantemo-nos e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem".
O profeta Isaías mostra-nos que Israel possuía um Deus trabalhador, que agia em seu favor, Is 64:4. Jesus quando veio à terra também deixou bem claro que "meu Pai trabalha até agora, e eu, trabalho também". Deus  é soberano, conhece o fim desde o princípio, criador de todas as coisas, cuja glória os céus não podem conter. Ele está com seu povo para ajudar, defender, transformar, salvar, renovar, etc. Um de seus lemas é "operando Eu, quem impedirá?"
Neemias reconheceu o cuidado de Deus quanto a esse projeto nos mínimos detalhes. Deus é bom! Pode contar com Ele em qualquer situação. Busque-o e Ele permitirá que O encontre-o. Peça-lhe, e haverá resposta. bata-lhe à porta, e Ele te abrirá. Não importa qual seja o problema, Ele pode te ajudar! Tão somente creia e espere nele. "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará" (Sl 37:5).
Além de reconhecer a situação, reconhecer a boa mão de Deus a ajudar-lhe, Neemias nos mostra outra coisa importante:

3. Neutralizou os argumentos contrários com atitudes de fé, v. 19-20.
"O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? Então, lhes respondi e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém".
Quem não se depara com os chamados "do contra", quando decide modificar uma situação desagradável? No entanto, esta é mais uma decisão que precisa tomar aquele que decide mudar ou resolver algo - neutralizar os argumentos contrários. É necessário que seja determinado para não se permitir contaminar por pessoas que pouco ou nada tem a ver conosco, se tivessem iriam nos dar a maior força.
Neemias enfrentou três grande inimigos opositores e debochadores, isso pode ser irritante, mas suas atitudes de fé se tornaram a maior vingança ou resposta aos tais. Veja que Ele não disse aos seus opositores "eu vou provar para vocês que vou conseguir", mas demonstrou fé: "o Deus dos céus nos fará prosperar". Em 52 dias o muro estava pronto! Glória a Deus!
Derrote e anule seus "amigos da onça", ou inimigos declarados com atitudes de vencedor. Não se rebaixe ao nível deles, mas resista-lhes com ações vitoriosas. Diga-lhes que a obra que estás a fazer é grandiosa demais para perder tempo com seus argumentos e deboches. Você rirá por último, e melhor!

Conclusão: Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem. Você pode modificar qualquer situação desagradável, desde que, siga esses passos seguidos por um grande líder, Neemias.

Nenhum comentário: