segunda-feira, 7 de junho de 2010

Dia do Pastor

No próximo domingo, muitas denominações comemoram o Dia do Pastor, inclusive a nossa querida IPRB. É bem verdade que há os bons e os maus pastores, cada qual prestará contas a Deus de seu ministério. Quem instituiu o ministério pastoral na Igreja foi o próprio Sumo-Pastor, Jesus. Isso está registrado em Efésios 4:11, quando o apóstolo Paulo afirma: "e Ele mesmo, deu uns para... pastores". O pastor deve ser o referencial para a igreja, bem como exercer autoridade espiritual dada por misericórdia de Deus, como bem reconhecia o apóstolo Paulo. Cabe a ele a responsabilidade de pastorear o rebanho do Senhor Jesus, mostrando-se exemplar a todos os que pertencem à sua membresia, família e a comunidade em geral. É prova de imaturidade e total despreparo um pastor querer realizar seu ministério como se fosse o dominador. 
"pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade, nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho" (1 Pedro 5:2-3).
Por outro lado, cabe à membresia da igreja local, obedecer à autoridade espiritual constituída, reconhecendo sua importância na igreja: "Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver" (Hebreus 13:7).
Hebreus 13:17 (RC95) afirma categoricamente: "Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil".
“Aquele que prega arrependimento está se colocando contra este século e enquanto insistir nisso será impiedosamente atacado pela geração cuja fraqueza moral aponta. Para tal tipo de pessoa só existe um fim: [Sua cabeça vai rolar!] É melhor ninguém começar a pregar o arrependimento enquanto não confiar sua cabeça ao céu” (J.Parker).


Mensagem a todos os pastores, líderes e membros da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.
Pastor Wanderley da Silva
Presidente do Presbitério Catarinense

Nenhum comentário: