sexta-feira, 13 de abril de 2012

Para Conquistar Estabeleça Alvo


QUAL O ALVO DA SUA CONQUISTA
Fl 3:13, 14

INTRODUÇÃO: Qual é o seu alvo de conquista? Se estamos satisfeitos com aquilo que já somos, conseguimos ou fizemos e nos acomodarmos, certamente virão os prejuízos, pois, conquistas envelhecidas não nos sustenta e acabam esquecidas. Porque se deixarmos de perseguir alvos maiores vamos nos tornar ressequidos.

TRANSIÇÃO: No texto básico vemos que Paulo declara- se um agradecido pelo que alcançara, mas que tem em mente uma conquista maior. Ele avista mais à frente – vê um alvo maior pelo qual lutar. O que podemos extrair deste texto para que sejamos desafiados neste ano de avivamento e conquista e chegarmos ao final com resultados visíveis?

I – NÃO VIVER EM FUNÇÃO DO PASSADO
- “esquecendo –me das coisas que para trás ficaram”
Tudo o que já nos ocorreu, seja bom ou mau, é passado. E há um ditado que “quem vive de passado é museu”. Somos novas criaturas em Cristo Jesus e assim sendo somos convocados a vivermos em novidade de vida “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida (Romanos 6:4 RA). Isto quer dizer que sempre devemos evidenciar novos frutos.

II – NÃO FICAR PARADO NO CONFORMISMO
“avançando para as que estão diante de mim”
Temos a tedência de ficar apresentando coisas do passado para justificarmos a inércia do presente. No entanto, devemos nos concientizar que somos chamados a sermos fiéis “até a morte” para então termos direito à recompensa (Ap 2:10). Não podemos parar, pois se deixarmos de crescer, morreremos.
Paulo faz um comparativo da vida cristã com o atletismo mostrando que a conquista é mediante empenho individual, “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível” (1 Coríntios 9:24-25 RA).

III – TER UM ALVO CLARO DA PARTE DE DEUS
“prossigo para o alvo, para o prêmio da vocação de Deus”
Quem já sabe onde quer chegar ou o que quer conquistar haverá de lutar com todas as suas forças e não se deixará contaminar por aqueles que são os derrotados da vida, “mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam (Isaías 40:31 RA).
A vitória é individual, portanto, siga em frente e Deus lhe assegura a vitória, Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mateus 24:13 RA).

CONCLUSÃO: O apóstolo Paulo, já com a idade avançada e depois de muitas conquistas, Ele pode afirmar Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” (2 Timóteo 4:7-8 RC)

Nenhum comentário: