domingo, 10 de julho de 2011

Assegure Seus Planos em Deus


TEMA: ASSEGURE SEUS PLANOS EM DEUS

“Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá” (Pv 19:21).

INTRODUÇÃO: Olhar para a vida como Deus olha é uma maneira de viver altamente estimulante. Assim como Jesus, devemos planejar nossas vidas em completa dependência do Senhor, Ele disse: “eu não vim ao mundo para fazer a minha vontade, mas a vontade de meu Pai que está no céu”. Diante da angústia em saber que estava à beira da crucificação ele disse: “Pai, sê possível passa de mim este cálice, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua”. Nossos planos devem refletir o caráter e a vontade de Deus para nós. Só existe uma maneira de planejar com segurança: colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida.

1.       RECONHEÇA A SUPERIORIDADE ABSOLUTA DE DEUS – Sl 37:5
Isto deve ser o ponto de partida para todo o seu planejamento. Fazer planos sem submetê-los à Sua revisão, correção e aprovação é um ato de arrogância o qual Deus não deixará passar em branco. Saiba que você é dependente. Tudo o que você faz depende de alguém. Por exemplo, se você planeja uma viagem de negócios em uma determinada cidade, tais planos dependem da companhia aérea, das condições climáticas, da atmosfera de negociação e de uma porção de outras variáveis que você não pode controlar. Da mesma forma, em todas as áreas de sua vida você também depende de Deus.

2.       CONFIE NA INCOMPARÁVEL SABEDORIA DE DEUS – Sl 139:1-10
Afinal de contas, Deus sabe o principio e o fim de tudo. Deus sabe o que você não sabe. Ele vê cada detalhe, leva em consideração todas as possibilidades e lhe dá a melhor opção. Deus irá lhe mostrar a melhor rota. Você pode vislumbrar muitas formas de agir, mas Deus, de sua perspectiva, sabe qual é o melhor caminho para você chegar ao seu destino.

3.       TENHA DISPOSIÇÃO DE FAZER TUDO DENTRO DA VONTADE DE DEUS – Sl 54:1-4
É preciso que você diga: “Senhor, esses são meus planos, mas eu os submeto à Tua vontade porque Tu és infinitamente maior do que eu sou”. Sabendo que a vontade de Deus para você é a expressão do Seu plano absolutamente perfeito, não há como errar. Mas se você deixar Deus de fora, irá perder as bênçãos que Ele deseja lhe dar. Além do mais, você irá perder Sua proteção quando algum perigo se materializar, se você mantém a idéia fixa de fazer apenas o que você quer. Ele quer que você experimente e prove da Sua vontade. Se você desenvolve um relacionamento íntimo e crescente com Deus, Ele irá direcioná-lo para o que está planejando para sua vida. Ele pode fazer você experimentar situações que você jamais imaginou serem possíveis de se realizar.

4.       HONRE A DEUS EM TODOS OS SEUS PLANOS – Sl 8:1
A forma que você planeja sua vida é uma questão não apenas de inteligência ou conveniência, mas de santidade. Planejar separadamente de Deus é pecado. Vocês se orgulham em sua arrogância; tal sentimento é maligno. Assim aquele que sabe fazer o bem e não faz comete pecado. Deus é muito claro: planejamento sem Ele não é apenas mau planejamento - é planejamento pecaminoso e mundano.

CONCLUSÃO: Quando o povo quis construir a Torre de Babel, inicialmente parecia que tudo estava dando certo, mas Deus interveio e dissipou o tal plano confundindo as línguas e promovendo uma divisão entre eles. Isso fez com que parassem a obra, que não era planejada segundo Deus, mas segundo seus desejos arrogantes. Quando Deus estiver no negócio, com certeza, dará certo, apesar dos desafios que teremos que superar, Rm 8:31.

Nenhum comentário: