segunda-feira, 4 de julho de 2011

As Consequências do Pecado

TEXTO: Salmo 51

TEMA: AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO 

O Salmista Davi levanta a sua voz num pranto, num lamento e choro que ecoa em todo o Israel daqueles dias. Ainda hoje, o seu lamento chega aos nossos corações, nos emocionando e nos advertindo quanto as conseqüências do pecado. Esse lamento também nos ensina o caminho do perdão, do apagar e purificar as nossas transgressões e de restaurar a alegria da salvação. A Bíblia nos ensina que “tudo o que o homem semear, isso colherá” (Gálatas 6:17). É a Lei da Semeadura e da Colheita! Portanto, todos os nossos pecados recairão sobre as nossas cabeças, mais cedo ou mais tarde, de um jeito ou de outro, se não pedirmos perdão ao Senhor Jesus!


I – O PECADO PRODUZ DOENÇAS E ENFERMIDADES – V.8 ...os ossos que esmagaste”. Ossos, segundo a cultura daqueles dias, significavam o corpo inteiro, pois eles dão sustentação ao corpo inteiro. Então, o Salmista enfrentava uma doença mortal que atingia todo o seu corpo e o fazia sofrer muito e ele considerava que essa doença era resultado do seu pecado. Você acha que o pecado pode provocar doenças? Para o Salmista Davi sim! Ele inclusive escreve em um outro Salmo: “... nem há saúde nos meus ossos por causa do meu pecado” (Salmo 38:3). Tem muita gente enferma como conseqüência dos seus próprios pecados! Cresce assustadoramente o caso de doenças psicossomáticas, isto é, doenças da alma. Precisamos falar para as pessoas que Jesus cura todas as nossas enfermidades e perdoa todos os nossos pecados! Creia em Jesus e o receba como seu e Salvador e Ele curará a sua alma e salvará o seu espírito!

II- O PECADO PRODUZ TRISTEZA E DOR – V.12-15 Tem muitas pessoas que carregam profundas mágoas, tristeza, dor por erros cometidos no passado e que não conseguem se livrar deles. São as chamadas “dores de consciência” que não as deixam ser feliz. Tem pessoas assim que resolvem “afogar suas dores” nas bebidas, drogas etc. Outras buscam os gabinetes dos psicólogos que só as ajudam a conviver da melhor forma possível com os seus erros e pecados. O Salmista conhecia um Deus que poderia apagar, limpar, perdoar e purificar todos os seus pecados (V.7)! Ele não precisava de mais nada, senão o perdão desse Deus que é Misericordioso e Amoroso! Esse Deus, hoje, nos estende a Sua Mão de Perdão e de Salvação. Você tem cometido algum pecado? Gostaria de receber o perdão para todos os seus pecados? Então confesse-os ao Senhor Jesus e decida abandoná-los agora e você receberá o perdão e a alegria da salvação!

III- O PECADO PRODUZ A MORTE – V.11 O homem em pecado está automaticamente separado de Deus (Isaías 59:1-3). O Apóstolo Paulo nos advertiu: “O salário do pecado é a morte” (Rom 6:23). Davi, neste Salmo, sente a sua própria morte espiritual e física e por isso ele clama desesperadamente: “Não me lances fora da Tua presença! Não retires de mim o Teu Santo Espírito”! A morte espiritual é representada pelo afastamento de Deus e pela retirada do Seu Santo Espírito. Deus é Santo e requer de nós a santificação (I Pedro 1:14-16; Hebreus 12:14). Se alguém tem consciência do seu pecado e decide deliberadamente permanecer em pecado, dessa forma está determinando a sua própria condenação e conseqüente morte espiritual. Mas há aqueles que estão vivendo em pecado, mas não querem permanecer assim, esses precisam de Libertação, precisam resistir ao poder da carne e tomar uma decisão de romper com o pecado, receber o perdão de Jesus e tornar-se um crente fiel ao Senhor Jesus! 

CONCLUSÃO: Quebrante-se, agora, na presença do Senhor! Abra o seu coração, peça perdão a Deus e decida receber a Jesus como seu Salvador! E assim você sentirá a alegria da salvação e a presença maravilhosa do Espírito Santo de Deus habitando em você!

Nenhum comentário: