terça-feira, 4 de novembro de 2008

Uma dedicação total a Deus

Vida dedicada integralmente a Deus

“Samuel ministrava perante o Senhor, sendo ainda jovem, vestido de uma estola sacerdotal de linho” (1 Sm 2:18).

Introdução: Ana era uma mulher atribulada pelo fato de ser estéril. Esse era um problema que motivava discriminação, ridicularização e zombaria. Ela, porém, resolveu clamar a Deus a fim de reverter a situação. A Palavra de Deus afirma que Deus “faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe de filhos”. Suas orações não mudaram apenas o curso de sua vida, mas da história de Israel e do ministério profético. Deus lhe concedeu o privilégio de ser mãe de um menino a quem pôs o nome de Samuel, que significa “pedido de Deus”, isto é, “este filho é fruto de um milagre”. Samuel foi o último dos juízes de Israel e quem teve a responsabilidade de implantar a monarquia nessa nação. Além de juiz, ele teve uma função chave como profeta e sacerdote. Desde sua infância foi a pessoa usada por Deus para dar um forte impulso no ministério profético, uma vez que “...naqueles dias a palavra do Senhor era muito rara e havia pouca visão” (1 Sm 3:1).

Transição: O texto básico mostra-nos que não precisamos esperar os dias da velhice para servir ao Senhor, pois Samuel desde criança foi introduzido no templo – no ofício sacerdotal e profético. Vamos ver como sua vida foi dedicada a Deus.

I – MINISTRAVA PERANTE AO SENHOR 
Ana prometeu que dedicaria o fruto do seu ventre a Deus. Deus acreditou nela e lhe proporcionou ser a mãe de Samuel. Desde cedo, assim que foi desmamado, levou-o para estar no templo diante do sacerdote Eli. Enquanto criança somos dependentes da vontade e responsabilidade de nossos pais. Isso pode ser muito bom ou ruim, mas não temos como escolher isso. É uma conseqüência da vida. Samuel foi privilegiado, pois nasceu em resposta de oração, e o que vem de Deus é bom. Veja o que diz a Palavra de Deus sobre a casa do justo em contraste com a casa do ímpio: Provérbios 10:7 “A memória do justo é abençoada, mas o nome dos ímpios apodrecerá”; Provérbios 15:6 “Na casa do justo há um grande tesouro, mas nos frutos do ímpio há perturbação”. Paulo fez menção positiva de Timóteo, por ser ele um guardador da fé herdada de sua mãe e avó. Isso é o que Jesus pediu aos pais: “ensina a criança o caminho que deve andar, e quando crescer não se desviará”. Infelizmente, esse não foi o caso da maioria de vocês, que tiveram um exemplo negativo diante de pais descomprometidos com Deus e comprometidos pela idolatria, ocultismo e dedicação, conscientes ou inconscientes. O que fazer diante disso? É preciso renunciar o passado e tomar decisão firme e determinada em ministrar perante o Senhor. Não adianta ficar lamentando o passado, mas assumir uma nova postura. Phillip Raskin afirmou: “aquele que desperdiça o hoje lamentando o ontem desperdiçará o futuro lamentando o hoje”. Sua vida hoje é resultado de ontem, mas amanhã vai depender de sua decisão hoje – está nas suas mãos a decisão! Pior do que não decidir certo é decidir e manter-se relaxado no propósito. Pare de olhar para onde esteve e comece visualizar aonde quer chegar. Você não conseguirá mudar o passado, mas o seu futuro poderá lhe proporcionar muita felicidade se hoje estiveres disposto a ministrar perante o Senhor. Não viva das cinzas do passado. Viva de brasas vivas. Satanás pode ter se aproveitado do seu passado por atitudes sua ou de seus pais ou qualquer outra autoridade sobre a sua vida, mas agora a decisão é sua. Escolha servir a Deus de forma dedicada, hoje! Não permita que o passado negro e sombrio venha ofuscar o brilho da glória de Deus no presente e que virá. Deus nos conduz de glória em glória! Dias melhores virão pode acreditar! Deus quer sua vida no altar sacerdotal e profético – aqui e agora! Sinta-se desmamado da religiosidade de seus pais é hora de ter sua própria experiência. “Se quiserdes e me ouvirdes comereis o melhor dessa terra”.

II – SENDO AINDA JOVEM
Em muitas pessoas há uma total ignorância quanto ao trato com as coisas espirituais – pensam que compromisso com Deus é para aposentados. Em Samuel temos um grande exemplo. Ele foi um dos principais líderes do povo de Israel, mas sua dedicação a Deus foi desde cedo na vida. Se você não teve o privilégio de nascer num lar evangélico, isso não é motivo para pânico: Deus quer você agora na juventude. Ainda é tempo! Nunca é tarde para tomar uma decisão como essa. Jeremias achava-se incapaz devido a sua juventude, mas Deus o convenceu de que aquele era o momento de se dedicar ao ministério profético. Na verdade, ser jovem não depende tanto da idade, mas do estado de espírito. Sendo assim, espera-se de vocês que tenham um espírito excelente - faça mais... Do que existir – viva; Do que escutar – ouça; Do que concordar – coopere; Do que crescer – floresça; Do que gastar – invista; Do que considerar – comprometa-se; Do que sonhar – realize; Do que ler – aplique; Do que receber – retribua; Do que desejar – creia; Do que somar – multiplique; Do que orar – adore; Do que gostar – ame. Una-se a equipe de construção e não de demolição; Una-se aos promotores de unidade e não de divisão; Una-se aos agradecidos e não aos murmuradores; Una-se aos santos e não aos impuros; Samuel deixou o mundo de lado e aplicou sua juventude nas mãos de Deus e isso foi retribuído por Deus: “E crescia Samuel, e o Senhor era com ele, e nenhuma de todas as suas palavras deixou cair em terra. E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado por profeta do Senhor” (1 Samuel 3:19-20)


III – VESTIA UMA ESTOLA SACERDOTAL
Crie um pensamento – tenha um ato Crie um ato – tenha um hábito Crie um hábito – tenha um destino Eis aqui um autêntico ato profético, que não é um passe de mágica, mas algo cujo embasamento é firme: “ensina a criança o caminho... e ela não se desviará”. Sua mãe vestia-o de sacerdote, desde a infância. Porque nosso Brasil é o país do futebol – porque para chutar não precisa saber ler – aprende-se mesmo sem escola. Entre os judeus, a habilidade de raciocínio era maior, não havia bola – por isso eles eram as testemunhas de Deus entre as nações da terra. O que havia entre eles é o ensino da Palavra, pois uma criança com 05 anos já sabia o pentateuco e toda a lei mosaica: 1) “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, 2) e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos, 3) e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; 4) e escreve-as o nos umbrais de tua casa o e nas tuas portas, 5) para que se multipliquem o os vossos dias o e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra” (Deuteronômio 11:18-21). Se uma influência negativa funciona, porque não vai funcionar a influência positiva? Funciona que Samuel tornou-se uma autoridade respeitada em todo o reino. Foi ele quem transicionou a teocracia para a monarquia. Ungiu reis, advertiu, reprovou, profetizou e confortou. Foi ele que por ordem de Deus reprovou Saul e aprovou Davi no reinado.

Conclusão: “Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade...” (Ec 12:1). Uma frase que me surgiu na mente poucos minutos antes de ministrar: “nunca é cedo para começar e nunca é tarde para desesperar”. O dia é hoje! Mensagem ministrada pelo pastor Wanderley da Silva no Encontro de Jovens da IPR de São José-SC em 02/11/2008.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei esta mensagem. foi de mais. uma mensagem para ser ministrada no culto de jovens.
parabens continue assim e Deus te exaltara.