quarta-feira, 7 de maio de 2008

QUE OCUPAÇÃO É A TUA?

TEXTO: Jonas 1:8

INTRODUÇÃO: Não é suficiente estar ocupado. O que mais importa é saber em que se está ocupado. Há pessoas muito ocupadas, porém, não absorvem os frutos dessa ocupação. Há tempo para tudo (Ec 3). Devemos orar como Moisés: “ensina-nos a contar os nossos dias...” (Sl 90:12). Muitos ocupam o tempo em coisas más, enquanto deveriam fazer o bem, haja vista, que todos haveremos de prestar contas do que fazemos. A Bíblia afirma que “aquele que sabe fazer o bem e não faz, peca” (Tiago 4:17). Nunca é demais fazer o bem, Gálatas 6:9.

TRANSIÇÃO: O texto básico refere-se a Jonas que para fugir da chamada divina de ir a Nínive para transmitir a mensagem de arrependimento tomou um navio para Tarsis e, enquanto dormia, sobreveio uma tempestade e o pavor foi tanto que todos os que estavam no navio começaram a clamar cada um ao seu deus. O mestre do navio acordou-o e exortou-o a que buscasse a seu Deus. Ao lançar sorte descobriram que tudo aquilo estava ocorrendo por causa de Jonas. Dentre as várias perguntas feitas a Jonas uma era contundente: “Que ocupação é a tua?”.

1. O RECEBIMENTO DE UMA OCUPAÇÃO

a) Através de um sonho, Gn 37:1-11; 45:1-15; José teve um sonho que causou muitos transtornos quando foi revelado, porém, era um plano divino que se cumpriu lá no Egito.
b) Através de uma visão, At 16:6-10; Paulo, tendo uma visão durante a noite de que um varão clamava por ajuda na Macedônia. Eles entenderam que era o Senhor quem os chamara para anunciar o evangelho nessa cidade e foram para lá.
c) Através de outra pessoa, At 16:1-3; 1ª Tm 4:14; 2ª Tm 1:6; Paulo encontrando Timóteo levou-o consigo a fim de realizar o ministério de evangelização.

2. A NEGLIGÊNCIA DO EXERCÍCIO DA OCUPAÇÃO

a) Moisés, Deus disse a ele: “fale à rocha... ele a feriu” (Nm 20:2-13). Tudo deve ser feito do jeito que Deus ordenou. O contrário é prejudicial, pois Deus não terá o culpado por inocente.
b) Saul, por causa do povo, desobedeceu a Deus (1º Sm 15:1-35). Deus disse-lhe que destruísse os amalequitas, ele desobedeceu, poupando o melhor do rebanho com desculpa que era para sacrificar ao Senhor. Deus o rejeitou por causa dessa desobediência.
c) Um profeta novo – deu ouvido ao profeta velho (1º Rs 13:1-28). Não pode haver ninguém que nos faça desobedecer a Deus. O que Ele disse, está dito. A tragédia pela desobediência foi grande.

3. O REENCONTRO COM A DEVIDA OCUPAÇÃO

a) Pelo reconhecimento de ter uma obrigação (Jn 1:8-12). Jonas reconheceu que a tempestade era por sua culpa, devido à negligência para com a ocupação que devia assumir. Paulo reconhecia a obrigação de divulgar o evangelho (1ª Co 9:16).
b) Pelo arrependimento e confissão (Jn 2:1-7). Jonas sentiu grande angústia por causa da negligência, confessou a Deus no ventre do peixe.
c) Pela disposição em cumprir a missão (Jn 2:9; 3:4). Falando-lhe Deus, pela segunda vez, prontamente obedeceu e foi cumprir sua missão.

CONCLUSÃO: Procure manter-se ocupado nas coisas que agrada a Deus. Tudo quanto fizer deve glorificar a Deus. Tudo o que fizer para Deus, Ele te recompensará.

Nenhum comentário: