terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vencendo o espírito de murmuração


VENCENDO O ESPÍRITO DE MURMURAÇÃO
Êxodo 15:23-26

INTRODUÇÃO: Tudo o que nos acontece não pode ser obra do acaso. Somos surpreendidos em nossa vida com coisas agradáveis e desagradáveis. Uma coisa pode ser desagradável, mas necessária; outra pode ser agradável, mas concorrer para o meu mal. Deus quer ter o controle da nossa vida e nos levar à uma terra onde mana leite e mel, isto é, terra abençoada.

TRANSIÇÃO: De acordo com o texto básico o povo estava indo para a terra de Canaã, onde mana leite mel, mas as provas pelas quais passaram revelou que era um povo que esquecia fácil das maravilhas que já haviam experimentado e possuía um caráter murmurador. Se quisermos tomar posse das bênçãos de Deus precisamos vencer o espírito de murmuração.

I - PRECISA MUDAR DE COMPORTAMENTO
·         Mude o seu comportamento diante das situações que trazem uma proposta de dificuldade, tem gente que é reprovado na hora do teste porque têm um comportamento limitado.
·         O comportamento limitado denuncia a deformação no caráter. Quando Deus tirou o seu povo do Egito, havia duas rotas para Canaã, a rota mais curta através da terra dos filisteus, mas passar por esta rota seria necessário guerrear a cada quilômetro que avançassem, Deus viu que o caráter do povo não suportaria ser tratado naquele nível, Êx 13:17.
·         Muitas vezes só conseguimos as coisas pelo modo mais difícil, por culpa nossa mesmo. Tem gente turrona, teimosa e que só reconhece o valor das coisas depois que perde.

II - NÃO GOSTA DE CONFRONTO
·         O caráter do povo era de covarde. O covarde não pode ser exposto ao confronto. Quando alguém não aceita confronto e não quer guerrear por covardia atrasa o relógio de Deus.
·         Existem pessoas que hoje estão casadas, amanhã estão separadas, hoje estão trabalhando, amanhã estão sem emprego – somente porque não aceitam ser confrontados.
·         Os que saem da rota do confronto são os que não aceitam a proposta de mudança de vida. Para mudar de vida tem que guerrear a cada passo, a cada quilômetro.
·         Entre em guerra por você, por sua casa, não se acovarde na hora da batalha, O MEDO ALONGA O DESERTO.
·         Não retroceda diante das lutas. Você vai romper, conquistar sua família, entrar na terra prometida e apresentar o fruto do seu trabalho.
·         Libere a grito da sua alma e declare: EU NÃO SOU UM MURMURADOR! EU SOU GUERREIRO, SOU VALENTE, SOU GADITA! A CADA PASSO AVANÇO PARA A CONQUISTA SOBRENATURAL! 

III - PARALISA A AÇÃO
·         A murmuração ata e impede a ação. Neutraliza e paralisa a fé. Se comprometa em romper. Quando um líder se compromete em romper ele atrai multidões.
·         Quando Deus te revela quem você é, Ele não está querendo que você desista, mas é para que você rompa, e não fique perdendo tempo, Hb 12:5-8.
·         Se o que te impede de romper é o pecado lute, guerreie, jejue e chame a santidade do Senhor sobre a sua vida e Deus se moverá em seu favor; se é a murmuração, chame sobre a sua vida a gratidão, seja o que for você vai vencer e beber o cálice doce da vitória.
·         Não se faz mudanças sem se travar guerra. A estratégia para impedir que o caráter seja curado não é do homem, mas do diabo, Jo 10:10. Na hora da prova não pare, PROSSIGA! O inimigo não te dá desejo para avançar, Jesus te dá este desejo. Receba! Agora!

CONCLUSÃO: O apóstolo Paulo afirmou que “em tudo daí graças, pois esta é a vontade de Deus” (1Ts 5:18). Se optarmos por um caráter aprovado por Deus suas bênçãos serão reais em nossas vidas, Dt 28:1-2.

Nenhum comentário: