“O nobre projeta coisas nobres e na sua nobreza perseverará” (Isaías 32:8).
Introdução: Uma pergunta que não devia ser feita é “quem quer alcançar sucesso? Trata-se de algo que todos querem. Mas o que encontramos é muita gente frustrada. Nessa questão "o fato de querer não é poder". Alguém afirmou: “não sei a fórmula do sucesso, mas sei a fórmula do fracasso – tentar agradar a todos”. As bancas de livros e revistas estão cheias de fórmulas para o sucesso. O que mais se vê propagado na imprensa e publicado na atualidade são os chamados livros de "auto-ajuda". Escritores de livros sobre como atrair dinheiro e riqueza tem sido enriquecidos pelos desesperados e, consequente, frustrados. Se quisermos ser bem sucedidos naquilo que fazemos, precisamos nos ater a uma "regra de três", bem simples:
1 – Conhecer o que se faz
Não há inimigo maior do que a ignorância. O próprio Deus falou “o meu povo está sendo destruído por falta de conhecimento” (Os 4:6). Rejeitar o conhecimento é uma insensatez, aliada à estupidez que a pessoa pode ter "Até quando, ó estúpidos, amareis a estupidez? e até quando se deleitarão no escárnio os escarnecedores, e odiarão os insensatos o conhecimento?" (Pv 1:22). Quanto mais sábio for o homem, mas conhecimento desejará, Pv 10.14. O homem se torna livre pelo conhecimento que possui, Pv 11:9. O conhecimento deve anteceder a conquista do ouro, que é o resultado de tudo o que se faz, Pv 8:12. O homem prudente age sempre com conhecimento, Pv 13:16.
O nobre projeta coisas nobres – ele sabe que é nobre, por isso ele se empenha. Veja o que diz Pv 24:4 "pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis". Nunca tente fazer nada sem conhecer. Aplica-te a ler, estudar, ouvir, depois fazer.
2 – Amar o que faz
A pior coisa não é fazer o que não gosta, mas não amar o que faz. “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” (Ec 9:10). Há muitas coisas que a pessoa não gosta de fazer, mas fazendo-a com amor começa a surgir a apreciação, por causa dos resultados que consegue. Aquele que põe a bondade no que faz, promoverá a sua própria alma, no entanto, aquele que faz de qualquer modo, prejudica a si mesmo. Isso vejo quando leio Pv 11:17.
O nobre projeta coisas nobres – ele ama o que projeta porque é nobre.3 – Acreditar no que faz
Seria tolice não acreditar naquilo que estou fazendo. Se creio que o que faço é bom, já tenho metade da conquista. Aquele que semeia, precisa acreditar na colheita. A Bíblia afirma que "o semeador espera com paciência" (Tg 5:7), isto é, sempre acredita, apesar das intempéries. Se não acredita que tal profissão é boa, não fique sentado por anos se preparando para ela; se não acredita que uma pessoa é a ideal para ser seu cônjuge, não perca tempo namorando. Acredite naquilo que faz e naquilo que está envolvido. Não invista um centavo em algo que você não acredite, pois seria como dar pérola aos porcos.
O nobre projeta coisas nobres – e por acreditar que é nobre seu projeto, ele persevera. Não importa o que se lhe opõe, quem acredita rompe barreiras.
Conclusão: Em tudo na vida – aplique esta regra de três: conheça, ame, acredite. O apóstolo Paulo foi bem sucedido em seu ministério não porque não havia oposições ou perseguições, mas porque ele afirmava "eu sei em quem tenho crido, e estou bem certo que Ele é poderoso para guardar o meu depósito..." (2 Tm 1:12).
Um comentário:
Que palavra maravilhosa!!!
Com certeza se a colocarmos em prática em nossas vidas, teremos resultados fantásticos!
Postar um comentário